Quando trocar/renovar materiais de Filtro externo?


alf550

Recommended Posts

Olá,

Ontem acabei por fazer limpeza total ao filtro externo (um Fluval 206) num aquário 75L (Marina 20G), e claro que o lavei com água retirada anteriormente do aquário para não matar as bactérias do filtro.

Tinha muita terra pois uso fundo fértil para plantas, e quando mexo no fundo levanta sempre alguma terra, apesar de ter areão por cima.

Gostaria saber uma vez que o filtro já tem mais do que Ano e meio, quando devo trocar os materiais dos cestos do mesmo (qual a periodicidade ou indicação)? : Carvão Ativado, Espumas dos cestos, ou se devo adicionar algo aos cestos para melhorar o tratamento ?

Como as minhas plantas estão com furos, estou agora a melhorar a fertilização do aquário para as recuperar, e isso leva-me a analisar mais frequentemente os parâmetros da água.

Estou a adicionar: Kcl, pastilhas Florenet enterradas no solo e Ferrotabs de vez em quando na agua (depositando-se no fundo).

Já está a melhorar pois as algas já crescem ( Malandras) o que vale é o batalhão de limpeza (4 Ottocinclus +5 Neritinas + 3 camarões).

Tenho 2 colisas chuna (casal) + 3 danios.

Embora só tenha limpo ontem hoje analisei e a amónia estava a começar a indicar no teste, geralmente estão todos os 3 parâmetros principais a 0 excepto PH que  que ronda os 7,4 a 7,6.

Troquei já a água (4 garrafões de 6L, que já tinha preparado).

Obrigado,

Acácio Lopes

 

Editado por alf550
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Acácio, 

há 20 minutos, alf550 disse:

Gostaria saber uma vez que o filtro já tem mais do que Ano e meio, quando devo trocar os materiais dos cestos do mesmo (qual a periodicidade ou indicação)? : Carvão Ativado, Espumas dos cestos, ou se devo adicionar algo aos cestos para melhorar o tratamento ?

Em resposta a esta pergunta, respondo com outra pergunta pois isto pode explicar muita coisa. Que matérias é que estão dentro dos cestos do filtro? É só espuma e carvão ou há mais alguma coisa? 

Primariamente aconselho a retirar o carvão ativado pois ele ideal para retirar medicação da água, não para um uso prolongado. Caso opte por manter este elemento ele deve ser trocado regularmente pois tudo aquilo que abssorve ao fim de algum tempo começa a libertar devido à saturação. 

Deduzindo que não haja mais nada dentro do filtro para além de esponjas e carvão ativado, podemos encontrar aqui a resposta perante a presença de amónia. Uma vez que não há matérias biológicas de forma a alojar as bactérias essenciais à conversão de amónia em nitrititos e por sua vez em nitratos. 

Espero ter conseguido esclarecer nesta primeira abordagem. 

 

Abraço

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Boa tarde Acácio, 

Em resposta a esta pergunta, respondo com outra pergunta pois isto pode explicar muita coisa. Que matérias é que estão dentro dos cestos do filtro? É só espuma e carvão ou há mais alguma coisa? 

Primariamente aconselho a retirar o carvão ativado pois ele ideal para retirar medicação da água, não para um uso prolongado. Caso opte por manter este elemento ele deve ser trocado regularmente pois tudo aquilo que abssorve ao fim de algum tempo começa a libertar devido à saturação. 

Deduzindo que não haja mais nada dentro do filtro para além de esponjas e carvão ativado, podemos encontrar aqui a resposta perante a presença de amónia. Uma vez que não há matérias biológicas de forma a alojar as bactérias essenciais à conversão de amónia em nitrititos e por sua vez em nitratos. 

Espero ter conseguido esclarecer nesta primeira abordagem. 

 

Abraço

 

Olá,

São os materiais de Origem do Filtro: As Espumas da lateral + cestos :  No fundo um com a espuma que veio de origem, nomeio um  com Zeolito !? (cerâmicas porosas tubulares) poucas , e o do topo- com Carvão+ um feltro no fundo deste cesto.

Nunca troquei ou adicionei nada, apenas lavei com água retirada do aquario nas TPA's

Necessito provavelmente arranjar os feltros/espumas para substituir nos cestos, pois as espumas grandes (Verticais), estão em bom estado e provavelmente cheias de boas bactérias.

Devo adicionar mais Zeólitos ? Se é assim que se chama?

Obrigado ismael.

 

 

Editado por alf550
Corrigi a ordem dos cestos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já dá para perceber melhor como está o filtro. 

Então o meu conselho pessoal é manter as esponjas laterais tal como estão e as três gavetas encher com cerâmicas para que possa haver sitio onde as bactérias possam colonizar. Existem uma série de opções no mercado para as mais variadas carteiras, as características que posso apontar para uma boa cerâmica é que esta seja o mais porosa possível.

Para ajudar deixo aqui o link de um tópico com um comparativo de matérias filtrantes biológicas. 

Para adicionar as novas cerâmicas no filtro deve fazer o mínimo de limpeza possível nas esponjas que ficarem dentro do filtro, pois é aí que se encontra a maior parte da colónia neste momento. 

 

Quanto ao carvão o melhor é mesmo deixar isso de parte e utilizar só caso seja mesmo necessário. 

 

 

Imagem relacionada

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço 

 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de Novo,

Agradeço a ajuda ... tem sido preciosa.

Feedback dos passos efectuados:

Distribui o material cerâmico existente pelos 3 cestos (para Dispersar/popular as bactérias nos novos materiais).

Introduzi : 500g de Biomax (Havia na loja) + Siporax Algovec (Achei por bem uma vez que devo estar a abusar no fertilizante 🙂 ).

Coloquei nos 3 cestos algumas das cerâmicas existentes + Cerâmicas novas , e no cesto do meio introduzi também o Siporax Algovec (para ajudar a controlar as algas).

Pois apesar de existirem 5 Neritinas + 4 Ottocinclus + 3 Camarões (2 amano+ um Redcherry) já granduchos, as algas começavam a proliferar rápido.

O Fluval 206 tem uma bombagem tal, que o deixo sempre perto do mínimo (e está bem abaixo do aquário), agora aumentei mas muito pouco (notei algum decréscimo na bombagem, mas não muito). Seria de esperar com tanto material adicionado.

Agora resta esperar e deixar as colónias crescer.

Vou começar registo mais frequente das análises à agua e depois informo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, agora é deixar o ecossistema encontrar o equilíbrio. 

Normalmente tenho os filtros a trabalhar no máximo, já chega o corte que as matérias filtrantes causam no caudal.   

 

Por acaso não há por aí um tópico criado para este aquário? Era interessante para toda a comunidade poder acompanhar a par e passo a evolução e alterações feitas nesse aquário, para além de que servirá sempre de aprendizagem para quem por aqui navega em busca de respostas 😉

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com este filtro no máximo, faz muita corrente (muita mesmo), por isso o costumo baixar.

Quanto ao tópico, ainda ando um pouco perdido no fórum. Não sei exactamente onde fazer determinadas coisas, e tenho pouco tempo livre, mas vou tentar estas férias de Natal Colocar algo.

Na Galeria de Membros : Aqua01_Alf

Também em primeiros passos está " Apresentação de Aquário e pedido de ajuda plantas", com detalhes do setup.

Provavelmente estão dispersas mas, como disse ainda fico um pouco perdido sobre onde colocar no fórum, mas estou a tentar...

Obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Parecendo que não, a esponja pode acomodar muitas bacterias benéficas. Por isso quando limpo o filtro apenas dou uma enxaguadela nas esponjas (em agua do aquario) para remover detritos que se tenham acumulado. É preferível limpar metade do filtro a cada duas semanas do que todo ele todos os meses, para evitar perdas substanciais de bacterias.

Fizeste bem ao encher os cestos com material cerâmico, mas diria que o algovec esta ai a mais. Se tens problemas com algas (isto é queres ver-te livre delas, porque na verdade elas não fazem mal nenhum, antes pelo contrario), simplesmente cortava um bocado nos fertelizantes. Não tenho experiência com esse produto, mas calculo que funcione ao remover nitrato e fosfato, que são nutrientes benefícos para as plantas. Dependendo das plantas que tens, via se a luz é adequada e provavelmente injetava CO2. Não sei como é o teu aquário em específico assim que não te sei dar conselhos mais concretos.

Abraço.

  • Gosto 1

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais