alimentaçao para peixes agua salgada


rui monteiro

Recommended Posts

Olás,

 

Alimentar os peixes apenas á base de granulado (por melhor que seja) e artémia...parece-me insuficiente.

 

A alimentação correcta depende muito do tipo de peixes que manténs...

 

Para peixes "generalistas", uma alimentação á base de comidas congeladas e um bom granulado chega perfeitamente...mas:

- Se tens peixes herbívoros, convém adicionares algum preparado á base de algas (ou mesmo algas secas).

- Se tens peixes que se alimentam de pólipos de algum tipo, terás de ter fornece-los de alguma forma.

- Se tens peixes que se alimentam de organismos microscópicos, terás de produzi-los e fornece-los de alguma forma.

 

Assim, como comida congelada poderás usar bosmiden, artémia (recém-nascida ou adulta), dáfnias, mysis, larva-vermelha, krill....

Também poderás fornecer aos peixes pedacinhos de lula, ovas de peixe e pedacinhos de camarão.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

A COMIDA CONGELADA NÃO É DAS MELHORES POIS TÊM MUITOS LÍQUIDOS ( AUMENTANDO OS NITRATOS )E POR SEREM CONGELADOS AS VITAMINAS SÃO DESTRUÍDAS , O QUE NÃO ACONTECE COM UMA BOA COMIDA GRANULADA OU FLOCOS . EU TENHO DADO DA HBH ( MAS ESTÁ DIFICIL VIREM NÃO SEI PORQUÊ )E TÊM 18 VITAMINAS E MINERAIS E DEPOIS JUNTO AS VITAMINAS DA BOYD - VIT- CHEM A.S. QUE TEM MAIS OS AMINO-ÁCIDOS E ESPONJA .

 

O GRANDE INTERESSE NOS CONGELADOS ERA OS AMINO-ÁCIDOS QUE NÃO HAVIA NAS COMIDAS FEITAS MAS HOJE JÁ NÃO É ASSIM .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Caro Samuel, peço-te que não escrevas em maiúsculas (caps) pois significa, em linguagem "internetesca", GRITAR.

Como aqui ninguém tem problemas auditivos, e se os têem pouco importa num fórum escrito, agradeço que não o voltes a fazer. :P

 

A COMIDA CONGELADA NÃO É DAS MELHORES POIS TÊM MUITOS LÍQUIDOS ( AUMENTANDO OS NITRATOS )E POR SEREM CONGELADOS AS VITAMINAS SÃO DESTRUÍDAS

 

És a primeira pessoa, e provavelmente a última, que "oiço" a dizer mal da comida congelada. :twisted:

É verdade que libertam algum líquido, que porventura até é aproveitado por alguns corais, mas caso esta comida seja previamente descongelada e "seca" (eu utilizo uma rede muito fina)...o aumento de matéria orgânica em suspensão é mínimo.

Não sei onde leste que as vitaminas após congelação são destruídas (minhas queridas ervilhas congeladas :lol: ), mas parece-me um grande erro...

 

O QUE NÃO ACONTECE COM UMA BOA COMIDA GRANULADA OU FLOCOS .

 

A comida seca tem outros problemas, nomeadamente a utilização de farinhas de peixe. Quanto a não poluir o aquário...não creio que mereça comentários.

Em termos alimentares, uma boa variedade de comidas congeladas é bem superior em termos nutritivos a qualquer comida em granulado ou flocos.

 

 

EU TENHO DADO DA HBH ( MAS ESTÁ DIFICIL VIREM NÃO SEI PORQUÊ )E TÊM 18 VITAMINAS E MINERAIS E DEPOIS JUNTO AS VITAMINAS DA BOYD - VIT- CHEM A.S. QUE TEM MAIS OS AMINO-ÁCIDOS E ESPONJA .

 

Curiosamente também utilizo comida dessa marca (HBH soft&moist com krill) e essas mesmas vitaminas. Repara na composição...vem lá muito bem descrita a utilização de farinhas (lula, peixe e camarão).

É estranho falares na "libertação de liquidos" por parte das comidas congeladas, e tu próprio adicionares vitaminas liquídas á comida. :oops::lol:

Ao colocares as vitaminas no granulado, este fica humedecido...libertando muito mais "porcaria" pelo aquário.

 

O GRANDE INTERESSE NOS CONGELADOS ERA OS AMINO-ÁCIDOS QUE NÃO HAVIA NAS COMIDAS FEITAS MAS HOJE JÁ NÃO É ASSIM

 

O grande interesse dos congelados foi, e continua a ser, a introdução de uma comida natural e variada. Não me parece minimamente lógico, nem com o mínimo de sentido, vires aqui denegrir a qualidade da comida congelada enquanto comida para peixes de água salgada.

Lamento que os teus peixes comam apenas comida em granulado...e nada mais.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pessoal,

Não querendo fomentar polémicas, não vou comentar o aqui já foi dito.

Eu tento dar aos meus peixes a comida mais natural possível : peixe, camarão, ovas de peixe , ovas de ouriço, ameijoas, berbigão, ostras, alga nory, alface do mar ( ulva lactuca ), etc. Os peixes agradecem, o organismo dos peixes agradece e, ........... dá-me maior gozo ir à natureza buscar o jantarinho deles do que ir a uma loja perder tempo a compar granulados, a ver se acomida congelada está dentro do prazo, etc. A minha loja de alimentação para os peixes está no mar. Se repararem bem, os peixes vee do mar, certo ?.........................

Abraço, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Uma vez que muito do know how técnico usado nos aquas foi desenvolvido na aquacultura (talvez com excepção do uso da rocha viva :) ), vou usar a última como exemplo.

 

A nutrição é uma das areas em que mais milhões de dolares se gastam por ano em investigação. As comunicações científicas nesta área em cada congresso mundial de aquacultura são invariavelmente das mais concorridas...

 

Uma das principais razões para que no cultivo de organismos aquáticos se recorram a rações (invariavelmente granulados) são de natureza económica!

 

Primeiro porque são mais baratas de fabricar quando comparadas com o valor económico do alimento fresco ou congelado, segundo porque são muito mais fáceis de armazenar.

 

A titulo de exemplo a favor dos congelados dou o da maturação das gambas que sõa cultivadas. As aquaculturas gastam milhares de dolares em minhocas congeladas como estimulante para a maturação e apenas 10 a 15% das dietas dos camarões reprodutores são rações. Porquê esta opção mais cara? Para não correrem riscos de carências nutricionais e por em perigo toda a exploração comercial. Surgiu mesmo uma empresa inglesa (Seabait) que se dedica ao cultivo de minhocas, vendendo metade da produção para a maturação de camarão.

 

Quero dizer com isto que embora possam existir eventuais perdas de vitaminas e minerais por lexiviação dos produtos congelados, a qualidade e o balanço nutricional de uma dieta com vários alimentos congelados será sempre elevada!

 

Como no nosso hobby a questão monetária não tem comparação com a escala da aquacultura, penso que o mais sensato será optar por uma utilização mista de granulados/flocos e congelados e variar a dieta o mais possível, utilizando mesmo alimento fresco se possível (ex: uns mexilhões ou umas ameijoas apanhadas na praia).

 

No meu minireef opto por 3 refeições diárias Flocos+Flocos+Congelado, variando o congelado diariamente (Artemia, Emerald entree, Marine Cuisine e Lula)

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma breve nota para referir que a comida congelada comporta um risco bastante razoável de degradação por descongelação indesejada no transporte e/ou conservação.

 

Já fui enganado uma vez porque comprei um pouco de artémia e esta vinha toda desfeita.

 

A comida congelada quando convenientemente descongelada deve apresentar-se em condições (no caso da artemia quanto mais "inteiras" estiverem e quanto menos sujo for o líquido envolvente, melhor).

 

Se comprarem comida em deficiente estado não deixem de reclamar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Concordo a 200% contigo, apisto. Muitos são os problemas que advêm da aquisição e má utilização da comida congelada, especialmente problemas digestivos nos peixes...que muitas vezes resultam na morte de todos os exemplares de um aquário. :evilbat:

 

Existem algumas regras que gosto de cumprir na manutenção e compra da comida congelada, entre elas:

Aquando da aquisição:

- Verificar o prazo de validade

- Verificar o estado da embalagem (furos ou metal a desfazer são de evitar a todo o custo).

- Verificar o estado do congelador onde são armazenados, nomeadamente excesso de gelo nas paredes ou má manutenção do mesmo.

 

Na manutenção:

- Verificar a validade e estado geral do produto.

- Nunca congelar/descongelar o mesmo produto 2 vezes.

- No caso da utilização de meio cubo, por exemplo, colocar a metade que não é usada num saco muito bem fechado.

- Não utilizar cubos resequidos ou com queimaduras do frio.

- Descongelar sempre antes de dar aos peixes.

- Após descongelação, lavar com água corrente e eliminar sempre o excesso de água (uso uma pequena rede para limpeza de artémias para este efeito).

 

Se mesmo assim desconfiarmos da qualidade do produto, devemos verificar o estado do mesmo após descongelação...nomeadamente:

 

Água de limpeza demasiado suja:

Pic_905_16.jpg

 

Produto demasiado "desfeito" e com impurezas:

Pic_905_17.jpg

 

Se alguma destas condições se verificar, devemos apresentar queixa no local de aquisição e tentar resolver a situação da forma que achemos adequada.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás' date='

 

 

És a primeira pessoa, e provavelmente a última, que "oiço" a dizer mal da comida congelada. :roll:

 

que você considere a comida congelada como perfeita está bem comigo ,mas não afirme o que eu não digo .

 

não disse mal ,apenas apontei algumas deficiencias que pode ter ou não pois não é perfeita .

 

 

Não sei onde leste que as vitaminas após congelação são destruídas (minhas queridas ervilhas congeladas :oops: ), mas parece-me um grande erro...

 

vai a uma enciclopédia boa e vÊ o que dizem sobre comida e congelação . as aparencias iludem . nem tudo o que brilha é oiro .não podemos afirmar algo quando não temos a certeza do que afirmamos .

 

 

O QUE NÃO ACONTECE COM UMA BOA COMIDA GRANULADA OU FLOCOS .

 

A comida seca tem outros problemas, nomeadamente a utilização de farinhas de peixe. Quanto a não poluir o aquário...não creio que mereça comentários.

 

quais são afinal os problemas da farinha de peixe ? o que é farinha de peixe senão peixe muído ? não disse que a comida seca estava sem deficiencias !! há muita coisa que se junta ás comidas para poder agradar ao publico mas uma coisa é farinha de peixe e outra de trigo que é mais barata . uma coisa é ter farinha de peixe como 4º ou 5º ingrediente e outra é em 1º .

 

 

 

Curiosamente também utilizo comida dessa marca (HBH soft&moist com krill) e essas mesmas vitaminas. Repara na composição...vem lá muito bem descrita a utilização de farinhas (lula, peixe e camarão).

 

ver em cima .

 

 

É estranho falares na "libertação de liquidos" por parte das comidas congeladas, e tu próprio adicionares vitaminas liquídas á comida. :wink::P

 

uma coisa é líquidos libertado pela comida congelada e outra dar vitaminas !!

 

 

Ao colocares as vitaminas no granulado, este fica humedecido...libertando muito mais "porcaria" pelo aquário.

 

 

 

O grande interesse dos congelados foi, e continua a ser, a introdução de uma comida natural e variada. Não me parece minimamente lógico, nem com o mínimo de sentido, vires aqui denegrir a qualidade da comida congelada enquanto comida para peixes de água salgada.

 

primeiro a comida congelada não é natural ( pelo menos quase todas ) pois são de criação onde a alimentação serve só para engordar e crescer e não alimentar saúdavelmente . as vitaminas e minerais são postas em ultimo lugar das priocupações .--- e digo outravez , não denegri nada .

 

 

julguei que este forum era para trocar ideias e não para atacar ideias diferentes .ninguem saber tudo e temos a prender com todos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Samuel,

antes de mais, os meus cumprimentos, naturalmente extensivos a todos.

Eu abri este assunto por acaso..., e gostei das colocações que fui lendo e, creia-me caro Samuel, não me pareceu ninguém atacar ideias, porém opiniões contrárias a serem debatidas com total naturalidade...

 

Poranto, não vamos ficar aborrecidos, por favor...

Achei as colocações extramamente interessantes...

Parabéns a todos!

 

Abraço para todos.

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock:

 

Diesel_car é isso mesmo!

 

Congelados sim mas com qualidade!

 

Eu sou um fanático da comida viva. Sempre tive culturas para água doce e, para já, vou usando vermes de grindal, artemia, bloodworm e larva de mosquito negra em água salgada com algum sucesso. Um dia destes meto-me em algo mais arrojado (copépodes, anfípodes ou mysis) mas para isso enho de convencer a minha mulher :shock: .

 

Para mim a comida congelada é a segunda melhor classe sem qualquer espécie de dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

para já, vou usando vermes de grindal, artemia, bloodworm e larva de mosquito negra em água salgada com algum sucesso

 

E dáfnias, nunca tentaste?

 

Não tive grande sorte em dar dáfnias aos palhaços, no entanto os outros peixes (bodião e donzela) adoravam. Como os palhaços não gostavam, deixei de dar (não querendo com isto menosprezar os outros peixes, claro).

 

Li que também dás Cyclop-eeze, vale mesmo a pena?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tive grande sorte em dar dáfnias aos palhaços, no entanto os outros peixes (bodião e donzela) adoravam. Como os palhaços não gostavam, deixei de dar (não querendo com isto menosprezar os outros peixes, claro).  

 

Passou-se rigorosamente o mesmo comigo. Nem o Ecsenius bicolor lhes toca.

 

Quanto ao "famoso" Cyclopeeze deram-me uma amostra disso e eu dou. Aparentemente gostam agora quanto à densidade nutricional da coisa e à promoção de colorações vibrantes ainda é cedo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

O Cyclopeeze é memo uma bomba de ácidos gordos polinsaturados (os famosos Omega3) e de carotenoides (pigmentos)... Os resultados experimentais que têm sido publicados com estas dietas são de facto impressionantes.

Tenho pena de ainda não se ver no mercado este alimento congelado... mas enquanto não há vão os flocos e os bicharocos liofilizados.

 

Quem tiver curiosidade pode ir a http://www.cyclop-eeze.com/

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho testado o Cyclopeeze liofilizado mas ainda não tenho uma opinião formada sobre o mesmo.

 

Estou a dar de em 2 dias misturado com a comida congelada.

 

Seria possível alguém partilhar como é que está a administrar o cyclopeeze (quantidade, periodicidade) ?

 

Obrigado

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cyclopeeze

 

uma vez por dia mas nunca tanto que seja suficiente para constituir uma refeição por si só.

 

Faço-o há cerca de uma semana. Penso que é demasiado cedo para tirar conclusões.

 

As Palythoas também adoram e o Ophiurus fica todo agitado assim que sente o cheiro daquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Eu dou todos os dias em conjunto com outras comidas... para mim é a a melhor comida para peixes do mercado !!

Quanto á alimentação penso que o segredo está na quantidade e variedade... variem o mais possivel entre flocos granulados vivos e congelados. :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais