Betta em recuperação


Francisca R

Recommended Posts

 

Olá a todos, venho partilhar convosco um pouco da recuperação do Jeremias, o rapaz passou um mau bocado, começou com as barbatanas a desfiar em...

Recomendaram me o tratamento das pedras de sal, mas cm a situação piorou recomendaram me EKTOL da jbl, o apodrecimento parou e eu terminei o tratamento, como se isso não bastasse 1 semana depois apareceram pintas brancas, vim aqui ao fórum e pesquisei era ictio lá fui eu comprar sera baktopur, (durante esta aventura toda o ph estava ok entre os 6,5 / 7 e as mudas de água sempre feitas de maneira a não prejudicar o estado dele) andei entre tratamentos durante uma 2 meses, suspeito que parte do problema seria mm a qualidade da água inicial, eu tenho poço e a água, apesar de excelente para beber para nós cá em casa, para ele era agressiva, no meio dos tratamentos cheguei a vê lo a nadar na vertical, pensei mesmo que ia desta para melhor, as escamas começaram a sair e foi quando percebi que ele estava a começar a recuperar ele ficou tão mal que quase não tinha barbatanas para nadar, ficaram mt curtinhas e ele passava muito tempo no fundo do aquário custava lhe subir para comer e mts vezes tive de lhe por a comida a frente dele para se alimentar! O esforço no entanto compensou!

Passado 3 meses de ele começar a recuperação está como podem ver nas fotos as barbatanas quase a 100%, as nadadeiras também não estão completamente saradas, parece que ainda não cresceram todas, a dorsal que é a que está a demorar mais a crescer, gostaria de saber como posso ajudar lo a recuperar melhor têm algumas dicas?

 

Ele está sozinho num aquário de 18lt (aquatlantis junior 40) o ph está entre os 6,5 /7 nitratos 0, nitritos entre 0 e 10, o filtro é um trixie de esponja e carvão activo!

 

A quem leu até ao fim obrigada

 

 

a0f23fbdfb36e8b31ca8327e9acf91db.jpg541802bac52226b918cf72d9c64ac3ba.jpg991b519ce0611b41c2003c4df2af143c.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Editado por Francisca R
gramatica
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive betas, mas um aqua um bocadinho maior ia-o fazer mais feliz com toda a certeza. E umas plantinhas resistentes, anúbias fetos musgos, idem aspas aspas, há alguns jornais aqui com betários low tech bem bonitos!

Num aqua tão pequeno ficavas melhor servida com um filtro de cascata, muito melhor mesmo, e muito mais fácil de limpar! Esse carvão activado é só para usar no fim dos tratamentos e depois tiras. Nesse espaço pões media biológica, cerâmicas ou stilla por exemplo, que o teu peixinho agradece...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Nunca tive betas, mas um aqua um bocadinho maior ia-o fazer mais feliz com toda a certeza. E umas plantinhas resistentes, anúbias fetos musgos, idem aspas aspas, há alguns jornais aqui com betários low tech bem bonitos!
Num aqua tão pequeno ficavas melhor servida com um filtro de cascata, muito melhor mesmo, e muito mais fácil de limpar! Esse carvão activado é só para usar no fim dos tratamentos e depois tiras. Nesse espaço pões media biológica, cerâmicas ou stilla por exemplo, que o teu peixinho agradece...


Obrigada, por acaso só ainda não pus de cascata Pq este aquário para isso tenho de lhe tirar a tampa e tenho medo que ele se lembre de saltar, mas sim já tinha pensado nisso, quanto a alargar a casa já pensei em comprar um de 50lt a minha irmã tem um parado que não usa, e talvez depois dar duas companheiras para ele não se sentir mt sozinho , plantas... Tenho de ver quais as espécies que são mais fáceis de manter recomendas alguma?, comprei umas para o aquário que tenho na sala e só agora é que consegui po-las a crescer e saudáveis! Quanto ao carvão não sabia que era só para usar no final Dos tratamentos... Obrigada n fazia ideia mm! Eu vou ter de fazer um up grade tanto ao da sala como ao do betta, a ver se depois deixo o do betta para aquário hospital!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aqua de 50l é perfeito. Assim vale a pena pensares num filtro canister, um tipo eheim 2213 por exemplo, e ficavas bem servida!

Plantas, vê as que te disse e outras easy no site da tropica, tem lá as fichas das plantas com as informações bàsicas, vale a pena, as plantas tornam tudo melhor e como é óbvio também agradam aos bichinhos :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais