Regresso 7 anos depois - que luz?


nunoni

Recommended Posts

Boas, não vinha aqui desde 2011, mais o menos o tempo em que deixei de manter um aqua plantado em condições, limitei-me a ter um low tech comunitário sem lhe ligar quase nada, uns peixes de fundo, guppies e mais nada.

Mudei de casa e decidi regressar ao hobby, tenho um aquário 100x40 com 50 cm de altura, Quero meter `frente Micranthemum, elocharis acicularis, alternanthera reinickii mini.

Que luz meter, em termos de LEDs? É uma tecnologia que na altura ainda estava muito no começo e portanto sei pouco.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Nuno, o conselho que posso dar é que optes pela melhor calha que o teu bolso permita :)

Para um aquário plantado exigente com a altura (50 cms) eu optava por uma Twinstar 90sp suspensa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, obrigado :)

Isso seria 7050 K, 3800 lm, certo?

Eu já tinha uma calha aquapor de 75 cm, 3128 lm @6800K. Apesar de o novo aqua ter 1 metro, não quis desperdiçar; como também queria um sistema que desse para fazer moonlight também, comprei uma Juwel 92 cm, 4315 lm 7200K, que no período máximo está a 75% ou seja 3236 lm. Resumido dá:

  • 1 hora de "amanhecer", com a Juwel a ir de 0 a 3246 lm
  • 7 horas a 3246 lm
  • das quais 5 horas junto com a aquapor, ou seja a 6364 lm; nestas  horas, se pensar que dos 200 l 150 são água, tenho uns 42 lm/litro
  • 30 minutos de "anoitecer" em que os leds brancos vão a zero e os azuis a 50%.
  • e finalmente 1h30 de luar, com os leds azuis a irem de 50 a 0%.

Ainda vou comprar uma pequena calha com LEDs vermelhos para fazer nascer/por do sol :)

Para já, as plantas de tapete estão a aguentar bem, tenho é cianobactérias, penso que por ter pouca circulação de água, estou a usar o meu filtro antigo que é demasiado fraco. Já mandei vir um novo (Eheim Experience 250), mas está demorado... eu compro o material todo via net, porque sai muito mais barato, mas às vezes demora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, nunoni disse:

Isso seria 7050 K, 3800 lm, certo?

 Não, a Twinstar 900sp tem 4900 lm a 6500K° e consome 65W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais