Ajuda - Início do Aquário


i.matos.sequeira

Recommended Posts

 

Olá,

 

Comprei um aquário em kit - Juwel Primo 110l.

 

Dimensões: 81x36x45

Iluminação: LED 80 de NovoLux, de 10,5 Watts (1 lâmpada)

FiltroBioflow Super: filtro interior com a seguinte composição: esponjas de filtragem com microporos, neutralizador de nitratos, esponja de carvão ativo e pasta filtrante

Bomba Eccoflow 500: 500l/h, 5,5 Watts, duplo eixo impulsor

Termostato: de 100 Watts

 

Ainda não comprei mais nada do que será necessário para começar, isto porque tenho lido muito aqui no fórum mas continuo com muitas dúvidas.

 

Já percebi que não devia ter comprado kit porque terei de substituir o filtro dentro de pouco tempo, com a desvantagem de que vou ficar com uma caixa preta sem utilidade dentro do aquário. Segundo me disseram posso começar com este filtro mas devo trocá-lo dentro de pouco tempo. Concordam?

 

Não fiz teste nenhum à água da rede e não conheço os seus parâmetros. Já consultei a página da EPAL mas não fiquei muito esclarecida, pelo que a questão da fauna está por decidir, sendo que será um comunitário com espécies adequadas a principiantes.

 

De qualquer forma, antes de pensar na fauna ainda falta um longo caminho e é aqui que estou bloqueada.

Quero ter plantas no aquário, rochas e troncos/raízes, que sejam de fácil manutenção e que me permitam criar um ambiente versátil e ao qual se adaptem várias espécies, para poder começar por aqui e, depois do ciclo feito, pensar então na fauna, sem que tenha feito escolhas muito limitadoras nesta fase inicial. O mesmo se aplica à possibilidade de ter caracóis e camarões.

Ainda quanto à flora, gostava de preparar o aquário para que este possa evoluir mais tarde, se as coisas correrem bem, sem que tenha de substituir substrato ou fazer grandes alterações no aquário que possam comprometer a sua estabilidade.

 

Posto isto, que tipo de substrato(s) devo escolher? Substrato fértil e substrato inerte? Substrato que não precise das duas camadas? Que quantidade terei de comprar para um aquário com estas dimensões? Há algum que seja de evitar considerando que gostaria de ter caracóis e camarões?

 

Tenho de comprar mais lâmpadas para poder ter plantas?

 

Estas perguntas não fazem sentido sem antes testar a água e escolher a fauna?

 

Muito obrigada pela ajuda.

Isabel

 

 

 

 

Editado por i.matos.sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

O aquário está montado.
Em vez de flocos de comida para iniciar o ciclo, posso colocar outra coisa, como um pouco de legumes com alguns dias de intervalo?

Obrigada pela ajuda,
Isabel7023677dd8193d1dbede7d5a01df410b.jpg

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Isabel

Deves colocares comida de peixes,basta umas escamas dia sim,dia não,

podes comprar uma embalagem de comer para peixes tropicais água

quente,daquelas mais baratas,que depois também não se vai estragar,

sempre podes dar aos peixes,quando os tiveres,espero ter ajudado.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel, sê bem vinda e em nome da equipa pedir desculpa por ninguém te ter respondido antes, devias ter insistido um pouco mais até captar a atenção de algum membro, fosse da equipa ou não! 

Podes adiantar então qual foi a escolha que fizeste em relação ao substrato? Pela fotos eu apostaria no JBL Manado mas não consegui perceber o que colocaste por baixo. devias ter colocado o substrato sem esses ondulados pois nas partes mais fundas vai ficar acumulada mais porcaria, o ideal é ter mais alisado e a começar com mais altura atrás e menos à frente para facilitar depois a aspiração. 

On 25/11/2017 at 14:13, i.matos.sequeira disse:

Já percebi que não devia ter comprado kit porque terei de substituir o filtro dentro de pouco tempo, com a desvantagem de que vou ficar com uma caixa preta sem utilidade dentro do aquário. Segundo me disseram posso começar com este filtro mas devo trocá-lo dentro de pouco tempo. Concordam?

Pois, acertaste! Infelizmente continuam nas lojas e grandes superfícies a vender kits completamente desajustados para as necessidades de quem está a iniciar no hobby e não sabe o que deve ter. Nós este ano lançamos a iniciativa dos Kit Aquário recomendado pelo forum mas o preço deve assustar quem desconhece os valores e comparando com os tais kits à venda acredito que vacilem. Mas aquilo que não pagaram de inicio vão pagar mais tarde e com juros... mas adiante, sim deves comprar um filtro externo mais adequado à litragem que tens. 

On 25/11/2017 at 14:13, i.matos.sequeira disse:

Tenho de comprar mais lâmpadas para poder ter plantas?

Desconheço o poder dessa lâmpada led mas para plantas menos exigentes calculo que consiga fazer os mínimos. Por falar em plantas vislumbro aí umas anúbias mas as restantes não dá para perceber, quais são?

Não te esqueças de testar a água no inicio, vai te ajudar a perceber em que altura do ciclo do azoto está o aquário e vai te ajudar a escolher melhor a fauna.

Espero ter ajudado e boa sorte neste hobby.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Isabel
Deves colocares comida de peixes,basta umas escamas dia sim,dia não,
podes comprar uma embalagem de comer para peixes tropicais água
quente,daquelas mais baratas,que depois também não se vai estragar,
sempre podes dar aos peixes,quando os tiveres,espero ter ajudado.
Cump: Álvaro Silva
Muito obrigada pela ajuda. De facto não perco se comprar já uma embalagem.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel, sê bem vinda e em nome da equipa pedir desculpa por ninguém te ter respondido antes, devias ter insistido um pouco mais até captar a atenção de algum membro, fosse da equipa ou não! 
Podes adiantar então qual foi a escolha que fizeste em relação ao substrato? Pela fotos eu apostaria no JBL Manado mas não consegui perceber o que colocaste por baixo. devias ter colocado o substrato sem esses ondulados pois nas partes mais fundas vai ficar acumulada mais porcaria, o ideal é ter mais alisado e a começar com mais altura atrás e menos à frente para facilitar depois a aspiração. 
Desconheço o poder dessa lâmpada led mas para plantas menos exigentes calculo que consiga fazer os mínimos. Por falar em plantas vislumbro aí umas anúbias mas as restantes não dá para perceber, quais são?
Não te esqueças de testar a água no inicio, vai te ajudar a perceber em que altura do ciclo do azoto está o aquário e vai te ajudar a escolher melhor a fauna.
Espero ter ajudado e boa sorte neste hobby.
 
Bom dia Tozé,
Não quis insistir porque o fórum ajuda tanta gente que me pareceu um abuso :).
De qualquer forma, quanto ao aquário em kit, o mal estava feito. Da última vez que tinha mantido um aquário, há muitos anos atrás, havia muito menos informação e confesso que só depois de encomendar o aquário é que me apercebi da quantidade e qualidade de informação que havia, nomeadamente, aqui no fórum. Inclusivamente a vossa recomendação... Estando o mal feito, pelo menos já sei que, dentro de muito pouco tempo, terei de comprar um filtro. Parece-me que, sabendo isto, conseguirei evitar causar grandes estragos depois dos peixes introduzidos, porque vou a tempo de me aperceber da saturação do filtro interno que agora tenho.

Relativamente ao substrato é mesmo JBL Manado e ainda Sera Floradepot. Pareceu-me que seria versátil o suficiente para deixar em aberto a escolha quer da fauna, quer da flora. Foi disparate?
A foto foi tirada depois de colocar as plantas e o aspecto mudou consideravelmente e ainda não o corrigi, mas a ideia era deixar um desnível com a parte da frente mais baixa e todo o substrato liso.
Entretanto percebi que este substrato não facilita muito a plantação, pelo menos por uma novata, é difícil enterrar as raízes e garantir que se mantém enterradas.

Ainda relativamente ao substrato, esta escolha vai ser um problema para manter corydoras ou camarões? É tão leve que tenho medo que levante todo.

Quanto às restantes plantas, são duas caixas 1-2 grow da tropica de Bacopa Caroliniana e duas de Heteranthera zosterifolia.
Pretendo comprar mais durante as próximas semanas e arranjar forma de as anúbias não ficarem tão altas e expostas a tanta luz.

Quanto aos testes, tenho o kit da JBL e fiz ontem os testes mas, quanto ao pH, não consegui chegar a uma conclusão. Talvez porque o espectro do teste vai de 3 a 10 ou então fui mesmo naba a fazer a leitura. De qualquer forma, e apesar de não conseguir perceber qual é o resultado, pelo menos consegui perceber que é igual à água da torneira, o que me deixa tranquila porque apanhei as rochas na praia e, apesar do teste do vinagre, tinha algum medo de poderem alterar os valores.
Penso que terei de comprar outro teste de pH, mais exacto, para mais tarde poder pensar na fauna.

Por fim quanto à luz, o que consegui apurar é que a lâmpada tem os 6500k por isso é capaz de chegar, considerando que as plantas não requerem muita luz, mas vou ficar atenta.

Muito obrigada pela ajuda.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao substrato…não, não foi disparate nenhum, serve perfeitamente.

Sim é verdade é o defeito/feitio deste substrato. É leve e não facilita muito o enraizamento inicial, nada que com um pouco de paciência não vá ao sitio.

Quanto à fauna não vai ser problema, enquanto cicla todas as plantas vão enraizar, depois disso já não se soltam.

Quanto è iluminação convém manteres plantas de baixa manutenção.

Quanto ao filtro, quando decidires comprar um externo sempre podes tirar essa caixa. Isso deve estar preso com silicone e com jeitinho e um x-ato a coisa sai.

 

Força nisso

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quanto ao substrato…não, não foi disparate nenhum, serve perfeitamente.

Sim é verdade é o defeito/feitio deste substrato. É leve e não facilita muito o enraizamento inicial, nada que com um pouco de paciência não vá ao sitio.

Quanto à fauna não vai ser problema, enquanto cicla todas as plantas vão enraizar, depois disso já não se soltam.

Quanto è iluminação convém manteres plantas de baixa manutenção.

Quanto ao filtro, quando decidires comprar um externo sempre podes tirar essa caixa. Isso deve estar preso com silicone e com jeitinho e um x-ato a coisa sai.

 

Força nisso

 

Obrigada Vasco pelo incentivo.

Aproveito para fazer outra pergunta: é normal que ao fim de cerca de 2 semanas os nitritos já estejam muito altos, assim como os nitratos e a amónia quase a 0?
Tenho posto duas escamas de comida de 2 em 2 dias há 14 dias e não coloquei qualquer produto para acelerar o ciclo. A amónia apresenta os mesmos valores do início da montagem. Pensei que por esta altura estaria no pico e não testei até hoje convencida que seria perda de tempo mas estranho que tenha sido tão rápido o processo de atingir o pico e descer para os valores do dia em que montei o aquário!


Muito obrigada e Boas Festas a todos

Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.