Ajuda - planta doente


vitor_ms_ferreira

Recommended Posts

Vê o meu aqua...

 

Mas principalmente são:

 

7 Discus

Cardume Cardinais

Gold Nugget

L59

LDA25

Vários Corydoras

2 Botia palhaço muito grandes

2 SAE

3 Camarões

2 Otocinclus

1 Caracol

1 Gato que ainda não sei o nome

 

Acho que não me esqueci de nada...

 

Abraços

 

VF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens vários suspeitos sobre o criminoso desde o "gato que não sabes o nome" aos botia palhaço. Isso vai necessitar de uma investigação à Sherlock Holmes. Para mim o principal suspeito são os botia. De noite usa uma lanterna para os apanhares em flagrante.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O teu problema não é nenhum peixe... é a falta de nutrientes!

 

Abraço

Nuno

 

Discordo completamente. Aquilo não é apenas uma carência pois nota-se perfeitamente o raspar na folha. uma carência não se dava numa folha numa noite, noutra folha noutra noite e etc. Também já passei por essa situação e por isso não estou a falar de cor.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fossem os peixes não teria todas as plantas ratadas?

Não. Eles preferem as Echinodorus.

Experimenta numa noite deixar uma folha de alface no aquário e no outro dia de manhã tira-lhe uma foto posta-a aqui.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é falta de nutrientes isso. sem xances de ser algum peixe comendo!

Aconselho por logo um fertilizante em pastilhas na raiz dessa echinodorus.

Um bom em pastilhas é o Seachem flourist Tabs,

e em liquido usa o Seachem flourist.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Bem..., eu não me considero um grande entendido na matéria, porém darei a minha opinião baseada em experiência própria. Poderá efectivamente haver falta de alguns nutrientes para dar mais vitalidade à planta, mas creio que o grande problema dessa planta está associado a alguns peixes que o amigo tem, e à uma alimentação carenciado em componentes de ordem vegetal que geralmente se dá a peixes herbívoros.

Eu tenho uma Echinodrorus osiris (que é a minha planta mais antiga - 3 anos) que apresentou durante algum tempo este mesmo problema. parecia estar "ratada". Geralmente, o processo iniciava-se junto ao "veio" principal de algumas folhas e depois ganhava-lhe a extensão da folha; o curioso é que só aconteceia em algumas folhas da mesma planta e o processo só evoluía nessas folhas.... Esta situação começou a acontecer depois de ter adquirido uns 4 pequenos pleco pitbull (LDA25 creio) e um GoldNugett. Cada vez que me esquecia de dar pastilhas de spirulina, eu verificava que algumas plantas pagavam o preço do meu esquecimento, especialmente a E.Osiris. Entretanto, morreu o meu GoldNugget e 3 pitbull e efectivamente nunca mais, com ou sem spirulina, nem com adição de fertilizante, nunca mais houve danos nas minhas plantas, embora ainda tenha um pitbull e 2 otocinclus affinis.

Daí que, pela experiência tida, não acredito que seja falta de nutrientes, porém e sobretudo a fome e falta de alimentação enriquecida com spirulina, que convém a todo o peixe herbívoro.

Espero ter ajudado um pouco.

Cumprimentos para todos.

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah..., esquecia-me da questão da alface... :wink:

Eu também cheguei a colocar a folha de alface, e comigo na primeira vez também nem lhe tocaram...

Foi uma grande desilusão, na altura....

Desconfiança dos peixeis... ?, não sei...

mas no segundo dia, e nas vezes posteriores finalmente atacaram radicalmente, e aí verificava o mesmo tipo de buracos que se encontravam na E.Osiris...

Também cheguei a colocar rodelas de batata, pepino e courgette...

e como tem vários peixes desta natureza a quantidade de alimento deverá ser um pouco maior talvez...

 

Desculpem a extensão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou completamente baralhado :wink:

 

Nutrientes, comida, :D

 

Acho que vou atacar pelos dois lados...

 

Continuar a dar alface :D e comprar uns comprimiditos de nutrientes...

 

Já agora qual aconselham??

 

Abraços

 

VF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O raio da alface está toda ratada... grandes comilões  :shock:

 

Eu cá bem me parecia.

Continua a dar-lhe alface e vai alternando com pepino. Não passes noite nenhuma sem alimentar senão lá se vão as echi outra vez.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só agora vi, mas isso é mesmo tipico de peixes com falta de vegetais :) os problemas de nutrientes nao fazem isso da noite para o dia e a evolução nao é tão rapida e notam-se as necroses nas folhas...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais