500L... de Algas! HELP!


f3mg

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Atravesso um período díficil, pois estou em fase de ciclagem de um aquário de 500L (que em breve irei postar com todo o detalhe), mas que sofre de um violentíssimo ataque de algas, como poderão constatar nas fotos que se seguem:

 

Este cenário ocorreu ao longo de uma semana, mas basicamente disparou por ter estado fora nos 4 dias do fim de semana... mea culpa.

 

Visão geral do problema:

Pic_3376_37.jpg

 

Macro da alga sobre musgo de Java

Pic_3376_39.jpg

 

Pormenor sobre Eleocaris

Pic_3376_38.jpg

 

Vista lateral

Pic_3376_36.jpg

 

Tufo de algas sobre Musgo de Java (que nem se vê)

Pic_3376_35.jpg

 

Como setup resumido, temos aqui:

- cerca de 500L reais

- 400w de luz (6500º K e 4200º K)

- Flourite + powersand

- injecção de Co2 de (garrafa de 2KGs)

 

Este aqua já tem 4 plecos (2 dolicopterus, 1 L15 e 1 L18) e uns 30 camarões... a maior parte Red Cherry, uns poucos Caridinas Japónicas, mas não estão a dar conta do recado... infelizmente.

 

Agradeço qualquer sugestão que me possam dar, e/ou qualquer informação que me possam dar sobre estas mesmas algas e ainda a opinião dos craques para as seguintes perguntas:

- devo desligar as luzes durante a fase de combate às algas?

- devo também desligar o CO2 nesta faste?

(é que isto vai fazer mal às algas mas também às plantas)

- ontem e hoje mudei 50% da água (SIM 250L) acham que só com mudas de água ainda vai lá?

- H2O2 aplicado localmente? Como é que isto? e isso não é só para Cianobactérias (que acho não ser nada disto...)

 

Queria só pedir a vossa compreensão que para este problema sugestões do tipo comprar uma dúzia de : Flying Fox, Ottocinclus LDAs 25 (pitbull Pleco)...ou o que quer que seja são para mim de evitar ao máximo.

Senão daqui a uma semana ou duas resolvi um problema mas tenho outro e grande. (Eu bem vejo o pessoal aí a vender plecos com 20cm com fartura, e eu conheço quem tenha já SAE que já não devem andar muito longe deste tamanho... )

A fauna e flora já estão seleccionadas e não queria mesmo abrir excepções. Mas se for só esse caminho... que remédio.

 

Desde já obrigado a todos,

 

Francisco

__________________________________

O meu aqua em: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27448

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco!

 

Assim à primeira vista, com base na informação que deste e sem saber os parâmetros actuais da água, eu diria que o grande problema que assola o teu aquário tem origem numa coisa chamada "pouca massa vegetal". Num aquário com essas dimensões, com essa quantidade de luz, injecção de Co2 e uma coisa chamada "powersand", a massa vegetal tem que ser enorme logo de princípio e tem que ser constituida de quase na maioria por plantas de crescimento rápido. São elas que aguentam a primeira carga de nutrientes, luz e Co2 que atingem o aquário nas primeiras semanas.

Às vezes, em determinados aquários plantados, e perante determinados setups, não é possível começar logo a delinear o "layout" pretendido. Às vezes é necessário deixar as coisas acalmar, e então partir para a definição do "layout".

Nessas condições muito difícilmente vais conseguir recuperar o aquário e as plantas. Já deves calcular o que vou dizer a seguir...começa de novo.

Sabes o meu número de telefone, se precisares de ajuda diz-me.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Francisco :D

Isto é sério :o

 

Mesmo achando que o Ramirezi acaba por ter razão ao dizer "começar tudo de novo", podias tentar por outras vias mesmo sabendo que vai ser dificil.

Vou tentar enumerá-las mas vais ter que ser tu a observar bem a evolução perante as medidas a tomar.

 

:arrow: Corte do Co2, e pra mais com essas plantas que ai tens, não é mesmo necessário.

 

:arrow: Desligar metade da luz (quantidade de Watts)

:arrow: Reduzir o horário das mesmas

:arrow: 400W de luz, mas que luz HQI ou Fluorescentes, deves saber que 400 de HQI é bem superior a 400W de Fluorescentes (não entrando em pormenores como os Lumens, Lux e Kelvins)

 

:arrow: Retirar o máximo possivel das algas á mão

 

:arrow: Introduzir uns 6 Crossocheilus Siamensis e não lhes dar de comer

 

:arrow: Flying Fox (não me parece boa opção)

 

:arrow: TPA's de 50% todos os dias

 

Boa Sorte e dá noticias diárias ou quase, pois gostava de acompanhar este problema para aprender mais qualquer coisinha :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquario de 500L crossocheilus são uma boa opção, eles não crescem aos 20cm parando nos 15cm aproximadamente e isto se tiverem condições optimas. no futuro não vão stressar os outros peixes como as raposas o fazem e o seu comportamento é agradavel de observar. Para além disso vão sempre continuar a comer algas apesar de tambem desenvolverem gosto pela comida de peixe.

 

Eu também nao iria pela solução radical do ramirezi :arrow: simplesmente porque pode acontecer tudo de novo e acho que é uma boa oportunidade para aprenderes sobre o controlo de algas!

 

Tambem nao cortava o CO2 mas antes pelo contrario introduzia plantas de crescimento rápido, hygrophilas, heteranthera, por exemplo ou então salvinia se quiseres ir para as flutuantes que sejam mais ou menos faceis de tirar ou de controlar no futuro.

 

não cortava na iluminação mas antes no tempo de iluminação (8-10h)e fazia trocas parciais de agua. 50% parece-me muito, porque o importante não é tanto a agua mas sim o substrato nutritivo que colocaste para alem do consumo de agua e da trabalheira. eu nao iria alem dos 20%.

 

O objectivo destas medidas é controlar a quantidade de fosfatos e nitratos através de um aumento de consumo por parte das plantas.

 

Apostava numa boa fertilização sem colocar nada de nitratos ou fosfatos mas sim potássio e micros que provavelmente vais ter em falta e vão ser os limitantes na fotossintese.

 

Claro que vais ter que tentar retirar a maior parte das algas que conseguires á mão especialmente aquelas que te cobrem plantas como eleocharis que é a que mais vai sofrer, a sagitaria ou tennelus que tens atras e quanto ao musgo de java não te preocupes tanto que ele resiste.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma que isso com paciência vai ao sítio.

 

Eu estou com o Ramirezi - plantas rápidas para cima!!!!

 

Para mim a Salvinia natans é imbatível e não necessita de CO2 porque o saca do ar.

 

Trenho um aqua ao qual não limpo o vidro fez em Maio um ano só à custa da Salvinia. Zero Algas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas especies de algas castanhas aparecem no inicio por haver uma grande quantidade de silicio (provavelmente do areão )

 

com plantas rápidas e mudas de agua frequentes isso desaparece , portanto é só um pouco de paciência que isso fica normal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Antes de mais, queria agradecer TODAS as vossas sugestões.

 

Felizmente o problema tá completamente resolvido. A solução foi:

- reduzir a iluminação para menos de metade (de 400W para 160W)

- reduzir o período de iluminação para 3 períodos de 2 horas

- 6 SAE - agora acho que vou vender 2 ou 4 enquanto ainda são pequenos

- mais uns 25 camarões Red Cherry... ascendendo a um total que deve rondar os 40 ou 50 neste aquário (descansem que não os comprei, eles é que tinham transformado o meu anterior aquário em maternidade)

- introduzir Higrophila Polisperma, a rainha do crescimento rápido.

 

Quanto a fotos, prometo que em breve faço um post com o aquário como está hoje, setup , e como foi evoluindo desde o zero.

 

Cumps,

 

Francisco

__________________________________

O meu aqua em: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27448

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Alem das soluções tecnicas que foram sugeridas, no campo dos comedores de plantas sugiro-te Jordanela floridae. Umas 10 adultas limpam o aquario em duas semanas sobretudo se não tiverem mais nada para comer. Com a consequente carga de dejectos...

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg... Eu tive dessas há um tempo... Tive que começar tudo de novo, mesmo tudo... Retirei plantas, fauna, mandei o areão todo po lixo, as plantas ficaram todas lixadas da "lavagem" que lhes dei. Depois foi limpar bem o aquário, comprar areão, lavar, ferver, lavar, ferver... 3 dias de férias perdidos com isso... Foi horrivel.. O horror.. O HORROR!!!! :D :wink::lol: :D :shock::shock::shock:

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais