Uma curiosidade...


Recommended Posts

Olá!

 

Porque é muitos peixes durante a noite perdem quase toda a sua cor?? Ficando pálidos e por vezes até com manchas?

Sem ser claro o facto de não terem a luz que os realça!

 

:lol::lol::lol::?

 

Bjnho.

Link to comment
Share on other sites

No seu habitat natural eles reagem assim de noite para evitar serem vistos pelos predadores enquanto dormem.... dá muito mais nas vistas uma coloração vermelha do que castanha ou cinzenta...

Link to comment
Share on other sites

Pode parecer estranho, mas sim, dormem. Talvez não no sentido convencional de dormir dos mamiferos, pois os peixes "desligam" parte do cerebro. Mantêm certas funções activas, como um certo estado de alerta, mas têm muito menos actividade cerebral.

 

Olha, nunca te aconteceu estares de olhos fechados e estares quase a dormir, mas ainda apanhas alguns sons a tua volta e se te falarem respondes? ( mesmo que não respondas ao que te perguntaram, como normalmente me acontece :( )

Link to comment
Share on other sites

Estou copiando um texto:

 

Pergunta de João Paulo Silva Cavalcanti, 13 anos, estudante, residente no Varadouro, Olinda, pergunta:

 

O professor Athiê Jorge Guerra, do Departamento de Pesco do UFRPE - Universidade Federal de Pernanbuco., responde:

 

Os peixes não dormem assim como nós, seres humanos, dormimos. No entanto, eles descansam, ou seja, reduzem os seus movimentos vitais durante um certo período do dia, ou durante certas épocas do ano. Assim como as crianças, alguns peixes gostam de "dormir", ou seja, descansar durante a noite ou quando a água está bem fria.

 

Fiz o questionamento porque pode ser que algumas pessoas leiam "dormem" e se confundam. :(

[]s

Claudio Trendo

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal!!!

 

Alguns peixes quando vão dormir ficam na parte inferior do aquário, sobre o substrato, outros ficam em tocas e outros sobre corais e anêmonas.

 

Alguns peixes e invertebrados tem hábitos noturnos, dormindo de dia em sua toca preferida.

 

Abraços.

Eduardo Avelar

 

Conheçam e façam parte do www.ipaq.org.br, onde a aquariologia está sempre em destaque.

Link to comment
Share on other sites

Se usarmos o termo dormir em termos fisiologicos comparando a sua acção ( baixa de batimentos cariacos, relaxamento / abrandamento do cerebro , e por ai adiante ) os peixes dormem como nós. A unica coisa que confunde as pessoas é não tendo os peixes palpebras, não fecham os olhos e como tal, acham que não dormem.

 

Mas dormem sim sra, claro que ha peixes com habitos nocturnos e diurnos.

 

No entanto é facil de ver quando um peixe esta a dormir : fica palido, "deixando-se" ir pela corrente, muitas vezes aparenta uma mudança/camuflagem para se proteger de predadores e parece estar sobre uma narcose intensa. Ide ao vosso aquario á noite, umas horas depois de as actinicas se terem desligado com uma lanterna fraca com um papel vermelho à frente para investigarem :lol:

Gonçalo Proença

Link to comment
Share on other sites