Rolling River


Duarte Franco

Recommended Posts

Aqui fica a apresentação do meu novo projecto!

 

EQUIPAMENTO:

 

Aquário:

60x40x40 (cerca de 96 litros brutos)

Vidro extra claro (6mm)

Vidromoldura

 

Substrato:

ADA Amazonia

ADA Powersand S

ADA - Ativadores e condicionadores Biológicos de Substrato

-Bacter 100

-Tourmaline BC

-Clear super

 

Água:

Bio-condicionador Diamante Équo

 

Filtro:

EHEIM Professional 3 350

Para Aquários até: 350.00 l

Potência da Bomba (50 Hz) por hora aprox.: 1050 lt

Stila Équo

VIV Glass Water Surface Oil Protein Skimmer

 

CO2:

Co2Art Aquarium CO2 Regulator with two Gauge and 12V DC - Safe - Low Power - Cool Touch Solenoid Magnetic Valve

Botija Co2 2KG Aquaeden

VIV Pollen Glass 4CM

 

Iluminação:

1 X Chihiros LED Lighting System A-Series 60cm LED-A601

Power Consumption 39 Watts

LED Quantity 0.33W / each x 117

Color Temperature Around 8000K

Luminous Flux 5800lm

 

(Estou a aguardar 2ª calha para melhor distribuição da luz)

 

Hardscape:

Troncos Red moor

Rocha SEIRYU STONE

 

Flora:

MICRANTHEMUM MONTE CARLO

Rotala sp. 'green'

Ludwigia palustris

Anubias

CRYPTOCORYNE UNDULATA BROAD LEAVES

ECHINODORUS TENNELUS

HYGROPHILA POLYSPERMA

MYRIOPHYLLUM TUBERCULATUM

MICROSORUM PTEROPUS NARROW

BACOPA AUSTRALIS

STAUROGYNE REPENS

ELEOCHARIS SP. MINI

VESICULARIA FERRIEI (WEEPING MOSS)

 

Fertilização:

Ainda não iniciada

 

dcf3c7b6f4eace83eb5d4a532d664cb7.jpg

 

7c7b1368c26009885177dfc24de4deba.jpg

 

5d0dffa299ebebf70d12c7104277aff7.jpg

 

3e5cd28f715dba8cd445397ffa3593f8.jpg

 

44b9b142a2250283c2d2ae7c85bbf177.jpg

 

3a21f3f7ac16ce779573ee0fd8766a18.jpg

 

Espero que gostem!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte,

 

Gostei muito da disposição do layout assim como das flora utilizada.

Agora é esperar que isso cresça e vai ficar lindissimo! :drool3:

Fiquei intrigado com uma questão.... Já tens 60lumens/litro e ainda referes que vais colocar outra calha?!?!

Acho que já vai ser dificil controlares bem a triologia LUZ+CO2+Ferts, pois tens luz à brava! Se adicionas outra calha, isso ficará ainda mais complicado, possivelmente terás boom de algas (GSA acima de tudo).

É apenas a minha opinião, mas pessoal mais entendido poderá dar a sua contribuição.

 

Continua, gostei muito.

 

Abraço

 

João Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tinha dito gosto bastante do layout, é um layout clássico que funciona sempre muito bem!.

 

 

 

Foi pena a divergência no tipo de rochas, embora entenda a ideia não acrescenta muito ao layout, mas se gostas é para manter, o que importa é o teu gosto nós opinamos mas é a opção de cada um.

 

Isso agora quer uns cardumes de peixes pequenos e uns camarões aí para o meio, e claro o crescimento das plantas e está bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como iniciante a única coisa que realmente tentaria fazer era colocar todas as tubagens na traseira do aqua (lilipipes/filtros/etc)..

o Layout está muito fixe, em particular o "Penedo" central sobre os ramos dá um toque especial.

 

quero ver esse musgo nos ramos desenvolvido!!! Força nisso!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Onde compras-te a gama da ADA que te aconselharam relativamente a mudanças de água e método de fertilização?

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte,

 

Gostei muito da disposição do layout assim como das flora utilizada.

Agora é esperar que isso cresça e vai ficar lindissimo! :drool3:

Fiquei intrigado com uma questão.... Já tens 60lumens/litro e ainda referes que vais colocar outra calha?!?!

Acho que já vai ser dificil controlares bem a triologia LUZ+CO2+Ferts, pois tens luz à brava! Se adicionas outra calha, isso ficará ainda mais complicado, possivelmente terás boom de algas (GSA acima de tudo).

É apenas a minha opinião, mas pessoal mais entendido poderá dar a sua contribuição.

 

Continua, gostei muito.

 

Abraço

 

João Pereira

 

Olá João a segunda calha é só para uma melhor distribuição de luz como as calhas são dimaveis a ideia é reduzir um pouco a intensidade em cada uma delas e conseguir assim evitar zonas de sombra!

Como iniciante a única coisa que realmente tentaria fazer era colocar todas as tubagens na traseira do aqua (lilipipes/filtros/etc)..

o Layout está muito fixe, em particular o "Penedo" central sobre os ramos dá um toque especial.

 

quero ver esse musgo nos ramos desenvolvido!!! Força nisso!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

:) O penedo central é só para o troco não flutuar nesta fase inicial!

Bom dia,

 

Onde compras-te a gama da ADA que te aconselharam relativamente a mudanças de água e método de fertilização?

 

Cumprimentos,

 

Viva comprei tudo na Aquaeden! Quanto as TPA's estou a fazer 50% dia sim dia não nestes primeiros 15 dias! Quanto a fertilização neste momento não estou ainda a fazer nada, mas aconselharam-me a fazer apenas K nesta fase. Mas ainda não tenho bem planeado o método de fertilização, queria fugir da gama ADA por uma questão de preço mas estou ainda indeciso. Alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" :) O penedo central é só para o troco não flutuar nesta fase inicial!"

 

:roll: por acaso gosto como está, mas lá está, são gostos...

acho que se ele preenche-se á volta com plantado ficava um belo ponto central.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André. .. Amanhã respondo à tua questão o mais detalhado possível. Agora estou no telemóvel.

 

Ada muito bom. Do melhor mesmo. Mas tem as suas nuances.

 

Abração

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Duarte, também tenho essa ideia. Todos os vendedores de ADA com quem falei dizem que é o santo graal das terras mas que têm regime de tpas e que depois carece de aditivos da própria marca... Eu cada vez mais acho que aquários não passa de natureza,ciencia,paciencia... Fertilizações nao são mais que elementos químicos.

Agora se estamos todos ao mesmo nível para os fazer e usar ? NAO... E a ADA dá isso a vender, é tão boa, mas com preços tão altos que o comprador investe na gama deles com medo de fazer asneira e estragar o investimento inicial todo, depois vem a parte em que já existem peixes e não os queremos matar com experiências de Einstein ;)

 

Caro Paulo, no meu tópico e em outro tópico já salientar.te algumas particularidades tanto da tropica como da ADA, e em que sem dúvida concordo...

Tens em Portugal na mesma cidade na margem sul um colega com um aquário full ADA e outro com terra de vaso 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em plantados sempre usei amazonia e E. I. , tem corrido bem, nunca usei fertilizante ada, nem,pelo preço nem penso usar, e para já tem tudo corrido excelente. As minhas "montagens " não têm sofrido de algas quase nenhumas. O aquaescola então até hoje, só limpar os vidros de vez em quando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

15 dias passados desde a montagem, deixo aqui algumas fotos. Já começar a aparecer algumas diatomáceas e os níveis de NH,No2 e NO3 já começam a reduzir significativamente.

 

Tenho feito um esquema de TPA de 50% de 2 em dois dias e tenho fertilizado apenas com K 2 vezes por semana.

 

No entanto estou com algumas duvidas que que esquema de fertilização usar daqui para a frente. Estou a pensar seguir um esquema de EI (já encomendei os sais) mas não sei quando começar. Nesta ultima semana (a partir dos 15 dias) já tenho feito apenas TPA de 20% de 2 em dois dias.

 

Gostaria de ter a vossa opinião sobre esquema de TPA e fertilização a seguir daqui para a frente.

 

 

IMG_1376.jpgIMG_1377.jpgIMG_1378.jpgIMG_1379.jpg Editado por Duarte Franco
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.