O meu Aquario


Carlos Sá

Recommended Posts

Ola, bom dia,

Como não vi nenhum sitio de apresentação vou fazer aqui.

Sou o Carlos, tenho 29 anos, e desde os meus 6 / 7 anos que sempre tive peixinhos, nada de serio, mas acho que agora está na hora, sinto essa vontade.

Não sou nenhum expert, muito pelo contrario, sou um leigo na matéria, e por isso todas as ajudas são bem vindas :)

 

Peço tambem desculpa por estar a criar um tópico novo, mas de pois de pesquisar um pouco pelo forum mas não ando a procura de uma informação especifica, e é dificil reunir informação aqui e ali quando se precisa da informação toda.

Ainda não tenho nada, vou precisar do material todo, e claro preciso tambem da vossa ajuda para a escolha do material ( aquario as peças / aqueles kit já completos / tipos de plantas / tipos de decorações / etc etc... )

Pelo que li, reparei, que as escolhas do materiais são muitos importantes para o tipo de especies que queremos ter, e o que eu gostava de ter era:

Um aquario ( daqueles tipo mavel ) plantado cheio de plantinhas, com guppis e pelo menos 2 ou 3 peixes Discos.

Não sei se esta combinação é possivel, mas era o que eu gostava.

Abraço
Carlos Sá

Editado por Carlos Sá
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Sim tens de escolher bem as coisas que queres usar.

Já agora, quanto pretendes gastar no aquario?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para aquario com discus convem para cima de 300Lt para teres uns 4 ou 5 adultos.

Podes ter mais pequeno mas no futuro acho que iria ser complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que nao tens experiencia com plantados nem com discus sinceramente eu ia para o mais basico.

 

Discus gostam de aquario altos, 50 de altura ja é um bom começo.

Se vais ter 3 discus e 2 deles ficam como casal o outro vai ser deixado de lado.... =/

Plantados e discus nao costumam durar muito tempo sujam demasiado a agua.

 

Escolhia uns troncos numa loja e plantas fáceis de crescimento lento, medio e rapido e ias aprendendo.

Tiros no escuro acabam mal.

 

Fotos na net com discus e plantados normalmente é so mesmo para a foto. nada mais.

As escolhas têm de feitas bem feitas no inicio, estuda bem o caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACho que é melhor responder aqui em vez do outro topico pois este é teu e fica toda a informaçao aqui.

 

Do ph tambem podes perguntar na camara ou ver com um teste de PH a que agua sai a tua torneira.

Para nao haver stress irias colocar peixes de acordo com a tua agua.

 

Por exemplo a minha sai a 7 e dentro do aquario com co2 etc fica a uns 6.5/6.4.


a questao nao está em que tipo de plantas usar com discus e sim porque eles sejam muito a agua.

Ou tens um aquario mesmo proprio para eles com 2 filtros para limpar tudo ou algo vai dar muito mal XD


nao esquecendo que tens de fazer o ciclo ao aquario.

Aconselho a dares uma lida pelos topicos que o forum disponibiliza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja andei e ando a ler,
vou respondendo a este e lendo os outros :P

Mas se for preciso meter 2 filtros eu meto lol

Mas não há aqueles limpadores que só comem o "coco" dos outros, esses não podem ajudar tambem na limpeza ???

E tinha pensado tambem por areia a superficie, li em algum lado que nao se entranha tanto a sujidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um erro muito grandes o que estas a dizer... nao há peixes de limpeza que comenda a "mer*" dos outros peixes.

O que eles fazem é comer a comida que fica no solo nada peixes, outro peixes tipo todos etc so se preocupam com algas, de preferência moles.

 

Minha opiniao é que devias começar com algo mais facil, discus nao sao para principiantes, eu mesmo gostam deles desisti de os ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim acho que ja estas a ir por um bom caminho. ve aquarios aqui no forum e tira ideias deles ou algo do genero e tenta criar.

Um aquario nao é barato. um aquario de 200LT ja com tudo fica uns 400€ e se adicionares o resto de qualidade ainda doi.

Faz as coisas com calma e tudo sai bem.

 

Aquarios maiores por norma sao mais faceis para manter os paramentros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é como penso fazer, quero ir montando aos poucos.....

Eu falei que queria o discos porque num aquario de 200L ficam bem 2 ou 3 peixes com 10 a 15 cm, e foi os unicos peixes que encontrei que gostasse.

Mas claro que não vou colocar no inicio, so quando estiver muito bem familiarizado com o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se és de Lisboa ou perto, passa um dia pela Casa dos Discus e aconselha-te.

Segundo sei, são uns bichos muito exigentes e ou lhes proporcionas as condições adequadas, ou mais vale abrires uma lata de atum e despejares para dentro do aquário.😝

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, vi que são uns peixes complicados de "gerir", mas vão ficar para mais tarde.

Falando da montagem, como eu disse anteriormente, gostava de ter um aquario plantado, vi em alguns post que colocam tipo substrato no fundo onde fica as raizer das plantas, e depois tipo areia por cima.

Em relação ao substrato vi que há muitos tipos, como devo escolher o meu ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende daquilo que queres e quanto tas disposto a gastar.

 

Eu gosto muito de toda a gama da ADA e se tivesse dinheiro comprava so tudo da ADA.

Elos tambem é muito boa, antes desta montagem so usava substrato da elos.

 

Nao uses substrato fertil da tropica, é o pior erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acredito que dure esse tempo bringer alias o meu 1º aquario foi com substrato fertil da tropica e ate gostei.

O problema é se ele quiser fazer algo diferente depois.

 

Substrato fertil da tropica fica em lama, aproveitamento 0.

Com isso o substrato por cima fica meio machado.

 

é bom? claro que é mas prnto.

 

Eu n usava por esses motivos.

Se fores para teres ja o aquario tipo o bringer 1 ou 2 anos serve, se queres aprender e nao gastar mais € futuramente acho que n.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois powersand e new amazonia é o que estou a usar e gosto, sempre gostei de ADA acho que é outra coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm, estou a ver que vai ser uma escolha dificil....

 

Mas eu só tenciono ter tudo a funcionar daqui a alguns mezes, embora va comprando já algumas coisas que se possam tem em casa sem se estragar

 

Em relação ao áquario compro um Kit ou as peças???

O kit perece-me porreiro porque já traz o armario por baixo, mas tambem deve ter os seus contras, porque deve ter algumas peças que terei de substituir por outras melhores ( tipo filtros e essas coisas ) ... penso eu

 

E ainda não encontrei a venda só tipo o aqurio e a mesa, sem mais nada

 

E depois há a questão dos em 2ª mao, são muito mais bratos, mas não sou muito adepto de comprar certas coisas em segunda mão, e aquarios penso que deve ser uma delas.... sei lá, podem vir com as bombas já gastas, ou a cola dos lidros já resequida.... isto são palpites de um leigo :) não sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a colocar o meu aquario de 160Lt á venda pois comprei um novo.

é so uma questao de veres o topico origin : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247144

 

Está pronto para ser usado.

Ainda posso dar o tronco, areia branca ADA e talvez outras coisas, o aquario está em condiçoes, sem fugas, alias era o que eu usava.

Tem lumiaria propria de 3 x 20 mas ainda posso oferecer mais uma calha 2x24W com lampadas novas se quiseres.

 

Sinceramente o aquario que tenho á venda é mais para despachar senao vai andar aqui a ganhar pó.

 

Sobre aquarios de kit, eu n comprava.

Terias de comprar outro filtro, outras luzes etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o novo topico é o the valley se quiseres ver.

 

Sim tem, tem a luminaria propria que tem 3x 20W.

Eu é que quis mais luz entao comprei outras luminarias.

no meu caso para aprender a aquariofilia nao mexi em nada durante uns 2 ou 3 anos. fiquei sempre com as mesmas coisas.

É um caso de pensares se tiveres interessado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.