Mais um tópico com dúvidas sobre iluminação


Urd7777

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aqua de 122 * 38 * 38 que neste momento tem apenas dwarf hairgrass plantada (emerged). Não foram introduzidos peixes ainda.

 

A iluminação que tenho é proveniente de uma calha velha que tinha na casa, com uma única lâmpada fluorescente t8 40w (não sei quantos lumens é que tem...mas pela foto disseram-me que parecia 4500)

 

Parece-me que terei de trocar iluminação... :/ mas estou curta de guito, portanto tenho de controlar os gastos o máximo possível.

 

As minhas 2 hipóteses penso que seriam:

- adaptar esta calha para luzes led em fita (é possível sequer?)

ou

- comprar 2 projetores de 30w e por em cima do aqua como já vi algumas pessoas fazerem.

 

Estava mais inclinada para comprar os projetores, mas custa 30€ cada um no AKI...

Vi este anúncio no OLX, mas estou confusa. Qual destes mencionado no anúncio aconselhariam-me a comprar?

 

https://olx.pt/anuncio/projectores-de-30w-6500k-60-leds-220v-IDyZsR1.html

 

 


Ou então este serviria?

 

https://olx.pt/anuncio/projector-led-slim-30w-novo-IDvhTIj.html#db404ddbd9

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei de onde és, mas se quiseres aproveitar está uma promoção em curso no Bricomarché até amanhã 30-03 de um projector de led de 10W e 20W, já comprei o meu e dá uma luz brutal ;)

 

Dá aqui uma vista de olhos: http://mosqueteiros.cld.bz/Bricomarche-Imperdivel1#6

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, devo ter lido na vertical, só agora me apercebi que eram 200L :(....sim é muito curto!

 

O que disponibilizas-te no link também não fica nada caro mas é curto na mesma, vais ter de optar por uma calha em condições, tens 2 opções, mas visto que o dinheiro é curto, tavez te aconselhasse esta:

 

3949-tm_large_default.jpg

 

http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=47&controller=product#/

 

Se queres gastar pouco é o que te fica mais em conta, mas tens de considerar que são 2 lampadas de 54W e podes sentir um pouco a diferença na factura ao fim do mês...

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho curto, mas alguém que tenha um aquário com essas dimensões se manifeste, não quero de todo induzir-te em erro :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, que entenda muito de iluminação, mas pelo que tenho lido aconselhava- te a teres 50 lumens por litro, no entanto se só tens essa planta o mais certo é que te aparecam umas algas.

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, que entenda muito de iluminação, mas pelo que tenho lido aconselhava- te a teres 50 lumens por litro, no entanto se só tens essa planta o mais certo é que te aparecam umas algas.

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Hmm..

 

Pelo gráfico da tabela no tópico "sticky" de iluminação, 50lumens por litro já estariamos a tocar nas plantas de manutenção alta.

Para ter dwarf hairgrass e umas anubias (quem penso cairem na "classe" de manutenção média - entre 25 e 50 lumens ) digamos que teria de ter uns 40lumens/l? (para ficar com uma média).

 

ora bem, por essas contas, e uma vez que o aqua nunca é enchido até à rolha (digamos que leve 180L) teriamos 40*180= 7200

 

Dois daqueles projectores dá = 2700*2 = 5400

O que daria 30lumens/L

 

Pois..o que quer dizer que precisaria de mais 1 projector... assim ficaria com 8100 ou 45lumens/L.

 

Será que estou a fazer as contas certas?

Editado por Urd7777
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, concordo mas mesmo só 40 lumens por litro é demasiado para só para meia duzia de plantas. Quando disse os 50 era para já estar preparado para um bom plantado, porque normalmente quem mexe na iluminação é isso que pretende

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, concordo mas mesmo só 40 lumens por litro é demasiado para só para meia duzia de plantas. Quando disse os 50 era para já estar preparado para um bom plantado, porque normalmente quem mexe na iluminação é isso que pretende

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Então será que para dwarf hairgrass e anubias safava-me com 30 lumens/L?

 

Não posso por muito mais plantas neste aquário porque vou passar os meus peixes dourados que cresceram demais para lá. E esses comem tudo e mais um par de botas... :/

 

A não ser que me digam que existem outras plantas que possa lá por que não sejam devoradas em 3 horas por aquelas sardinhas insaciáveis =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se realmente, não pretendes adicionar mais flora, penso que sim ficará

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Ficará suficiente. Mas alguém mais entendido que confirme, pois não te quero induzir em erro.

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais