Iluminação adequada?


Mario Baptista

Recommended Posts

Dêem-me uma ajudinha pff....

 

Ando à dias a ler sobre o assunto mas quanto mais leio, mais confuso fico.

 

Tenho no meu aquário uma calha tripla com três lâmpadas CH LIGHTING F39t5/SUN-LUX 10000K (comprimento - 845 mm Diâmetro - 165 mm.). Pela pesquisa que fiz julgo tratarem-se de lâmpadas T5 39W 10000K.

 

Dimensões do Aquário: 120X43X60 (60=altura)

 

Flora - A descrita na descrição do meu aquário na respectiva secção.

 

As questôes são:

 

- Consideram estas três lâmpadas suficientes em termos de iluminação?

 

- Acham que devo manter duas e montar uma terceira com outras características para beneficiar as Plantas?

 

- Poderei adicionar mais poder luminoso em forma de Led`s? Em caso afirmativo. quantos, cores e intensidades.

 

- Outras considerações que considerem importantes ou pertinentes..

 

Desculpem estar a chatear mas ao ler os vários tópicos sobre o assunto, subsistem sempre mais dúvidas......

 

Grato desde já pelo que me puderem ajudar, pois toda esta tecnologia é nova para mim.

 

Abraço.

Editado por Mario Baptista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas esclarecedoras ajudas.

 

É escusado comentarem mais..... A questão está resolvida!

 

Muita saúde para todos e tudo de bom.

 

Até sempre pessoal.....

Editado por Mario Baptista
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva caro membro Mario Baptista,

 

1º) Colocaste o primeiro post ontem às 20:30, tendo dado a resposta que deste hoje às 10:23. Nem sempre as pessoas podem ter horário/disponibilidade para resolver problemas assim;

 

2º) Este tópico que colocaste foi de pedido de ajuda, e o 2º post foi lançado porque não houve ajuda atempada, certo? E que dúvidas foram tiradas a outros membros com a tua ajuda para haver um 'merecer justo'?;

 

3º) Por acaso vim agora dar uma vista de olhos aos novos tópicos do nosso forum, e abri este (entre outros) porque a iluminação é a minha área e gosto de ajudar pessoas com o que posso e consigo. Já não aparecia cá há uns meses por indisponibilidade minha... Mas estas situações fazem-me pensar 2x em querer fazê-lo ou não novamente, tal como talvez muitos outros membros que até podem ter lido isto e não ter respondido diretamente como estou a fazer agora. Isto não me vai fazer desanimar de ajudar outros, mas é sempre uma chicotada mal-merecida para todos os membros/moderadores/etc. que se esforçam para levar este forum avante.

 

Espero que leia isto e que reflita um pouco sobre essa atitude e maneira de pensar, de forma a dar um contributo positivo para este fórum. Mesmo que não tenha sido com más intenções, a forma como está redigido o texto, impõe-se essa ideia e até espero sinceramente ser apenas meu ver!

 

cumprimentos,

David


P.S.:

 

Se precisar de ajuda, reformule tudo e estarei disposto a ajudar, conforme a minha disponibilidade.

 

cumps,

David

Editado por dg12
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Caro David se se der ao trabalho de consultar o meu perfil constatará que apenas sou membro à meia dúzia de dias, não tendo ainda sequer interiorizado o funcionamento do Forum, quanto mais poder intervir em auxilio nalguma situação que domine.

 

Já fiz parte de vários STAFF´s de vários Foruns, tendo inclusive formado um Site de Pesca Desportiva. Estou portanto à vontade quanto ao "ajudar e ser ajudado" por esta via.

 

Sei que quem se presta em dar o melhor de si e dos seus conhecimentos pessoais em prol da comunidade merece respeito e mérito, mas por norma por mais que dê, é-lhe sempre pedido mais e mais, o que na maioria das vezes não é acompanhado em retorno por parte daqueles que são ajudados e que vêem os Fóruns como uma fonte a que vão beber sempre que necessitam, sem se sentirem na "obrigação" de contribuírem também eles para a boa fluidez de informação e ajuda; não é o meu caso pode ter a certeza.

Sempre partilhei o que sabia e ajudei no que pude. Tenho para mim que de nada servirá o nosso conhecimento se não o partilharmos com ninguém; assim nasce a progressão de raciocino e se geram relações salutares na Sociedade.

 

Coloquei o pedido de ajuda porque estava no "dead-line" quanto ao assunto, uma vez que tinha até hoje ao Meio-dia para tomar decisões quanto à aquisição ou melhoramento da calha de iluminação. Ao chegar aqui hoje verifico que o tópico tem 25 visualizações e zero respostas.

Como vi algures por aqui que sempre que uma questão que é por nós levantada esteja resolvida, se deve mencionar isso no tópico, foi o que fiz. Claro que nas entrelinhas do que escrevi estará expressa alguma desilusão pois como referido em cima, se eu por acaso me deparasse com alguma duvida que domino por parte de algum membro, de pronto tentaria ajudar, nunca conseguiria "ler e passar à frente".

 

Mas calma, trata-se apenas de um Hobbie, nada de "vida ou de morte", teremos coisas muito mais urgentes, prementes e gravosas nas nossas vidas para nos estarmos a desgastar num local que em principio foi elaborado para ser um sítio de descontracção, partilha e amizade.

 

Ao fim e ao cabo bastou um telefonema para uma loja do Barreiro e em 5 minutos o problema deixou de o ser. Não sei se bem ou mal mas em principio quem me aconselhou deve saber mais disto do que eu, pelo menos tem essa obrigação; o futuro dirá.

 

Permanecerei por cá se assim o entenderem, reformularei a minha conduta na medida do possível e no que depender de mim ou estiver ao meu alcance, Disponham!

 

Para nos chatearmos temos a vida que chega e sobra ......

 

Desde a Caparica, recebam aquele abraço!

Editado por Mario Baptista
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Mário, lamento que não tenhas tido resposta atempada à tua questão. Na verdade não deste muito tempo para que os membros pudessem ter dado a sua opinião/aconselhamento. É verdade que vivemos na era do "Já, bem feito e de borla" mas caramba, há limites! Eu em defesa do forum e dos seus membros posso te garantir que nem sempre conseguimos aquilo que queremos no momento que queremos mas de uma coisa te posso garantir, a maior parte dos que cá andam fazem-no por gosto e vontade de ajudar desinteressadamente o companheiro de vicio.

 

Adiante, por ter gostado mais, muito mais da tua resposta ao dg12 deixo aqui a minha opinião, mesmo que não te sirva mais poderá servir a outros com as mesmas dúvidas e que ao pesquisar leiam este tópico:

 

Para um aquário não densamente plantado, com plantas baixa/média exigência duas t5 serão mais que suficientes, três para plantados mais exigentes e quatro para quem não gosta de esperar pelo crescimento das plantas! Logicamente que conforme vamos aumentando a intensidade luminosa precisamos de compensar fornecendo co2 e fertilizando com macros e micro nutrientes.

 

Quanto ao tipo de iluminação, leds ou t5 dava todo um tópico novo, aliás creio existir diversos tópicos sobre esse assunto.

 

Em relação à temperatura de cor das lâmpadas, para as plantas tanto dá se são mais frias ou mais quentes - isto entre as 4200K e os 10000K - já para quem compra as lâmpadas deve, no meu entender, experimentar diversas combinações de cor,desde as mais quentes que puxam mais visualmente pelas plantas mais vermelhas quer as mais frias que visualmente parecem dar mais relevo aos diversos tons verdes.

 

Espero ter ajudado. Já agora podes nos esclarecer como resolveste o teu problema?

Editado por António Nunes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva António.

 

Está tudo tranquilo amigo. De facto tinha mesmo de perceber uns conceitos que nao domino num curto espaco de tempo. Continuo sem perceber devidamente mas está resolvido.

 

Neste mundo dos sites e foruns por onde tenho passado, há uma realidade da qual me orgulho; ter sempre fomentado a amizade, em todos eles ter feito amigos e no aquariofilia.net, no que de mim depender náo irá por certo ser diferente.

 

Aquele abraco.

Editado por Mario Baptista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António obrigado pelas tuas palavras.

Basicamente o que dissestes confirma o que me disse a pessoa da Loja. No fundo e porque uma das lampadas está fundida, o conselho dele foi no sentido de combinar várias temperaturas na mesma calha.
No meu caso com tenho 2 T5 39w 10000k, irei formar o trio com uma 6500k "Premium" que segundo ele tem um espectro vermelho superior, tentando colmatar desta forma essa carência das 10000k.

Veremos no futuro se as coisas funcionam mesmo assim, já que de momento o aquário está ainda muito verde.

Abraço

Editado por Mario Baptista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo Mário,

 

aproveito para te dar as boas vindas por aqui e se necessitares de mais ajuda apita.

 

aquele abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ferreira.

 

Por aqui também amigo? Costumáva-mos cuidar de peixinhos mas de outra forma..... :dance:

 

Grande abraço e desculpa lá este pequeno "desaguisado", mas sabes que sou gente de Paz! ;)

Editado por Mario Baptista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente Mario,

 

Como disse, e bem, o nosso moderador António Nunes, o melhor a fazer para tirar uma dúvida é sempre dar uma vista de olhos na net, especialmente aqui no nosso fórum porque poderá ter havido uma dúvida igual ou semelhante que já tenha sido tratada e resolvida. Só na área Iluminação existem imensos tópicos, tudo quase à volta de "tenho um aquário assim, que tipo/quantidade preciso?". Existem também algumas calculadoras espalhadas pelas internets para tudo e mais alguma coisa, não digo que não haja um para iluminação de aquários.

 

Ainda em complemento e em resposta a algo que ainda creio não teres resolvido, quanto ao teu 3º ponto (dos LEDs), dá uma vista de olhos aqui só para teres uma pequena, pouco abrangente e básica noção desse mundo porque até pode dar-te uma ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609&hl=

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Respondendo ao David; eu li este teu artigo (muito bem elaborado) antes de colocar esta questão e de facto fiquei "à toa", sabes que se não dominarmos minimamente certos conceitos e nomenclaturas, quanto mais lemos mais atrofiados ficamos. Lâmpadas para mim eram as dos carros e as do tecto e nunca liguei a frequências, temperaturas, espectros etc...

Neste momento posso dizer que já estou um pouquinho mais rico. :confused4:

 

Segundo o que percebi esta calha safa razoavelmente "a coisa" em termos de necessidade das Plantas e dos Peixes, como a luminosidade do aquário também é muito boa, julgo que não será necessário estar a inventar. Talvez mais tarde volte ao tema desta feita para a trocar por uma "full led", para reduzir o consumo que tenho de pagar aos Chineses; ups!.... à REN! :mad:

 

Uma vez mais o meu obrigado pelo vosso interesse em ajudar.

 

Abraço

Editado por Mario Baptista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais