Mario Baptista

.Membro Ausente
  • Content Count

    25
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1 :)

2 Followers

About Mario Baptista

  • Rank
    Super Recém Chegado
  • Birthday 03/05/1964

Contact Methods

  • Mail
    mariobaptista2@gmail.com

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Almada (Setúbal)
  • Localização
    Costa da Caparica
  1. Calma pessoal que hoje foi dia de jardinagem e limpezas na Xácara..... Bora lá então ao que o pessoal gosta: Lá andam eles convictos que a coisa se vai dar....... Fazer o quê? Também não têem mais nada para fazer; pelo menos andam entretidos.....
  2. Pois.....Vai para aqui uma açorda daquelas! segundo o meu filho (que é o amante de ciclideos cá de casa) o Escalar pelo formato da cabeça será um Macho, logo deduzo que o Papagaio será afinal uma Papagaia. Ou então o Escalar é uma Escalar com cabeça de macho.....Uma coisa é certa; alguém pôs os ovos e que eu saiba na Natureza não há machos a pôr ovos, logo; UM DELES É UMA ELA! Agora o que não há dúvidas é que formaram um casal e mantêm a guarda do Ninho, desancando à vez quem se aproxima. Contudo também este aspecto vale o que vale, uma vez que já há por aí vários tipos de casais, verdade? Vamos ver no que dá..... Vou fazendo o report!
  3. Pois é..... Comigo é mesmo assim; é só dukes! Já aconteceu a alguém? Daqui sai alguma coisa que se veja ou sai um Rottweiler com cabeça de Avestruz? Em principio tinha o Escalar como Macho, amantizou-se com um Peixe Papagaio e hoje após uma "corrida em osso" sobre um Botia Palhaço eis que o meu filho descobre isto: Digam lá de vossa justiça..... . O que se vê na foto é uma postura a ser guardada pelo escalar e pelo peixe papagaio.
  4. Bom dia. Respondendo ao David; eu li este teu artigo (muito bem elaborado) antes de colocar esta questão e de facto fiquei "à toa", sabes que se não dominarmos minimamente certos conceitos e nomenclaturas, quanto mais lemos mais atrofiados ficamos. Lâmpadas para mim eram as dos carros e as do tecto e nunca liguei a frequências, temperaturas, espectros etc... Neste momento posso dizer que já estou um pouquinho mais rico. Segundo o que percebi esta calha safa razoavelmente "a coisa" em termos de necessidade das Plantas e dos Peixes, como a luminosidade do aquário também é muito boa, julgo que não será necessário estar a inventar. Talvez mais tarde volte ao tema desta feita para a trocar por uma "full led", para reduzir o consumo que tenho de pagar aos Chineses; ups!.... à REN! Uma vez mais o meu obrigado pelo vosso interesse em ajudar. Abraço
  5. Okapa António, faz sentido. Obrigado amigo.
  6. Boas. Sem qualquer duvida, eu no seu caso seguiria o caminho proposto em cima; "fogo" nisso! Já agora e para os experientes neste assunto; qual a relacao entre o aparecimento deste verme com o facto de haver camaroes ou comida em excesso no aquário?
  7. Boas Obrigado pelo teu interesse David. Farei o que dizes e comentarei mais tarde. Abraço
  8. Viva Ferreira. Por aqui também amigo? Costumáva-mos cuidar de peixinhos mas de outra forma..... Grande abraço e desculpa lá este pequeno "desaguisado", mas sabes que sou gente de Paz!
  9. Bom dia. Confirmo o que foi dito em cima, são vulgares Carpinhas. As Kois valiosas são mais caras que uma vitela...... Mas não desanime, Essas fazem também as delicias de um amante da espécie; nem só as bonitas têem direito à vida. Abraço e coloque-as no Lago, é lá que se sentem bem.
  10. António obrigado pelas tuas palavras. Basicamente o que dissestes confirma o que me disse a pessoa da Loja. No fundo e porque uma das lampadas está fundida, o conselho dele foi no sentido de combinar várias temperaturas na mesma calha. No meu caso com tenho 2 T5 39w 10000k, irei formar o trio com uma 6500k "Premium" que segundo ele tem um espectro vermelho superior, tentando colmatar desta forma essa carência das 10000k. Veremos no futuro se as coisas funcionam mesmo assim, já que de momento o aquário está ainda muito verde. Abraço
  11. Viva António. Está tudo tranquilo amigo. De facto tinha mesmo de perceber uns conceitos que nao domino num curto espaco de tempo. Continuo sem perceber devidamente mas está resolvido. Neste mundo dos sites e foruns por onde tenho passado, há uma realidade da qual me orgulho; ter sempre fomentado a amizade, em todos eles ter feito amigos e no aquariofilia.net, no que de mim depender náo irá por certo ser diferente. Aquele abraco.
  12. Boas. Caro David se se der ao trabalho de consultar o meu perfil constatará que apenas sou membro à meia dúzia de dias, não tendo ainda sequer interiorizado o funcionamento do Forum, quanto mais poder intervir em auxilio nalguma situação que domine. Já fiz parte de vários STAFF´s de vários Foruns, tendo inclusive formado um Site de Pesca Desportiva. Estou portanto à vontade quanto ao "ajudar e ser ajudado" por esta via. Sei que quem se presta em dar o melhor de si e dos seus conhecimentos pessoais em prol da comunidade merece respeito e mérito, mas por norma por mais que dê, é-lhe sempre pedido mais e mais, o que na maioria das vezes não é acompanhado em retorno por parte daqueles que são ajudados e que vêem os Fóruns como uma fonte a que vão beber sempre que necessitam, sem se sentirem na "obrigação" de contribuírem também eles para a boa fluidez de informação e ajuda; não é o meu caso pode ter a certeza. Sempre partilhei o que sabia e ajudei no que pude. Tenho para mim que de nada servirá o nosso conhecimento se não o partilharmos com ninguém; assim nasce a progressão de raciocino e se geram relações salutares na Sociedade. Coloquei o pedido de ajuda porque estava no "dead-line" quanto ao assunto, uma vez que tinha até hoje ao Meio-dia para tomar decisões quanto à aquisição ou melhoramento da calha de iluminação. Ao chegar aqui hoje verifico que o tópico tem 25 visualizações e zero respostas. Como vi algures por aqui que sempre que uma questão que é por nós levantada esteja resolvida, se deve mencionar isso no tópico, foi o que fiz. Claro que nas entrelinhas do que escrevi estará expressa alguma desilusão pois como referido em cima, se eu por acaso me deparasse com alguma duvida que domino por parte de algum membro, de pronto tentaria ajudar, nunca conseguiria "ler e passar à frente". Mas calma, trata-se apenas de um Hobbie, nada de "vida ou de morte", teremos coisas muito mais urgentes, prementes e gravosas nas nossas vidas para nos estarmos a desgastar num local que em principio foi elaborado para ser um sítio de descontracção, partilha e amizade. Ao fim e ao cabo bastou um telefonema para uma loja do Barreiro e em 5 minutos o problema deixou de o ser. Não sei se bem ou mal mas em principio quem me aconselhou deve saber mais disto do que eu, pelo menos tem essa obrigação; o futuro dirá. Permanecerei por cá se assim o entenderem, reformularei a minha conduta na medida do possível e no que depender de mim ou estiver ao meu alcance, Disponham! Para nos chatearmos temos a vida que chega e sobra ...... Desde a Caparica, recebam aquele abraço!
  13. Obrigado pelas vossas esclarecedoras ajudas. É escusado comentarem mais..... A questão está resolvida! Muita saúde para todos e tudo de bom. Até sempre pessoal.....