Alimentar com microvermes


Ana Azevedo

Recommended Posts

Tenho uma questão em relação à limentação com microvermes:

 

Tendo eu uma cultura de microvermes, recorro frequentemente à mesma para alimentação de alevins.

 

Agora a minha questão é:

 

Devo lavar antes de dar de comer aos pequenos? Eu não tenho lavado, mas constato que é um excelente poluidor de água, por isso deduzo que que se deva lavar. Mas como?

 

É que os microvermes, são micro, e como tal se lavar através de um camaroeiro eles vão juntamente com a água. Têm alguma dica para me dar?

 

Fiquem bem :shock:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se retirares apenas os microvermes que já subiram bastante na parede do recipiente (2-3cm), muito raramento terão "leite" de aveia agarrado...

 

Se, mesmo assim, achares que vêm muito sujos...compra uma rede para limpeza de artemias ou um filtro de café em plástico:

 

Rede para artémias recém-nascidas:

040000.jpg

 

Filtro de café (tem de ter malha extra-fina):

02604.jpg

 

Atenção que uma parte dos microvermes ficarão presos na rede, portanto lava tudo muito bem...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, opiniões divergentes :;

 

Eu é que sou naba!!! Eu tenho uma rede para lavar a artémia recém eclodida.

 

Eu normalmente também não lavo Regal, mas às vezes lá tiro o microverme um pouco mais abaixo e suja mais um pouco.

 

Origada por tudo.

 

Fiquem bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recorta um rectangulo de uma embalagem de plástico e assenta por cima da

aveia, faz um bocado de pressão para o plástico ficar ao mesmo nível da

aveia, mas sem esta transbordar para cima do plástico. Desta maneira os

microvermes vão subir para cima do plastico, limpinhos, sem aveia agarrada

e podes apanha-los sem qualquer problema. Assim o que deitas para dentro

do aquário são unica e exclusivamente os microvermes.

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada aquaTFA, era mesmo assim uma dica deste género que eu queria que me dessem, impecável, nunca tinhe pensado nesta possibilidade.

 

Já agora, sabes-me dizer porque é que os microvermes sobem para o plástico, é que assim de repente não estou a ver um motivo e gosto sempre de saber os porquês :D

 

Fica bem :oops:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Já agora, sabes-me dizer porque é que os microvermes sobem para o plástico, é que assim de repente não estou a ver um motivo e gosto sempre de saber os porquês

 

Exactamente pelo mesmo motivo porque sobem pelas paredes do recipiente...excesso de população.

Aliás não percebo que vantagem trás um recipiente na horizontal, em relação ao método "tradicional" das paredes do recipiente (na vertical), visto o leite de aveia supostamente descer...é a gravidade a funcionar. :)

 

Eu utilizo o método tradicional, recolhendo os vermes que se encontram a uma altura de 2-3cm, sem usar redes nem nada parecido para lavá-los, e nunca sujei a água do aquário. Só utilizo a rede quando alimento os invertebrados do salgado para poder adicionar vitaminas á "massa" de vermes. :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Aliás não percebo que vantagem trás um recipiente na horizontal, em relação ao método "tradicional" das paredes do recipiente (na vertical), visto o leite de aveia supostamente descer...é a gravidade a funcionar.   :?

 

Olá Nuno,

 

O que queres dizer com "recipiente na horizontal"? Se a tua dúvida surgiu

com o que eu disse, acho que não percebeste bem o que queria dizer.

 

O metodo que utilizo é exactamente o mesmo que o teu, o "tradicional". O

bocado de plástico que se utiliza para assentar em cima da aveia, não é

do tamanho do recipiente como é obvio, é apenas um bocado de plástico

que fique no centro, exemplo; numa caixa de 10x8cm, um plastico 5x4cm.

 

Nesse plástico eles concentram-se muito mais que nas paredes laterais e

é muito mais facil apanha-los e até podes agarrar no plástico e mergulhar

no aquário, porque normalmente o plástico nao fica com aveia agarrada.

 

Cada um utiliza o metodo que mais jeito lhe dá, eu só partilhei o meu,

que é utilizado por muita gente :)

 

Abraços,

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O que queres dizer com "recipiente na horizontal"? Se a tua dúvida surgiu

com o que eu disse, acho que não percebeste bem o que queria dizer.

O erro foi meu, queria dizer "placa na horizontal". :oops:

 

O metodo que utilizo é exactamente o mesmo que o teu, o "tradicional". O

bocado de plástico que se utiliza para assentar em cima da turfa,

 

Querias dizer "aveia" e não turfa. :P:P:P

 

não é do

tamanho do recipiente como é obvio, é apenas um bocado de plástico que

fique no centro, exemplo; numa caixa de 10x8cm, um plastico 5x4cm.

 

O método que falas eu utilizo nos grindals (daí talvez a tua referência a turfa). É um método bastante eficaz para ser utilizado nos grindal, coloca-se um pedaço de vidro/plástico na zona de alimentação...e os vermes sobem para lá (ou ficam colados por baixo).

Já nos microvermes...este método parece-me menos eficaz que o "velhinho" truque das paredes: os vermes sobem pela parede, a aveia escorre...e retiramos os vermes limpinhos.

 

A minha dúvida surge pois afirmas que o plástico é colocado por cima da aveia, na horizontal. Supostamente os vermes que sobem para a placa de plástico não deveriam vir com leite de aveia agarrado...mas tenho sérias dúvidas que isto aconteça.

E para retirar os vermes? O plástico não se afunda na aveia?

Utilizo uma camada com 0,5cm de altura de aveia (ou mais), terá de ser um plástico com esta grossura?

Na turfa (dos grindals), que é um material "rijo" e fibroso, percebe-se a utilização da placa de vidro/plástico...mas na aveia (material liquido e mole)...não percebo. :oops:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Querias dizer "aveia" e não turfa.
Exactamente :?, desta vez o erro foi meu :wink:

 

O método que falas eu utilizo nos grindals (daí talvez a tua referência a turfa).

Eu sei que também é o método usado nos grindal, mas o meu

erro foi provocado pelos Killis, que são a minha "pancada" ;)

 

A minha dúvida surge pois afirmas que o plástico é colocado por cima da aveia, na horizontal. Supostamente os vermes que sobem para a placa de plástico não deveriam vir com leite de aveia agarrado...mas tenho sérias dúvidas que isto aconteça.
Se deviam ou não, não sei, mas o que é facto é que sobem limpinhos :D

 

E para retirar os vermes? O plástico não se afunda na aveia?

O plástico é colocado na horizontal de maneira a ficar à superfície como

já disse em cima. Eu uso plástico muito fino, mas de qualquer maneira a

papa que faço não fica liquida de modo a que o plástico pudesse afundar-

se. Em relação a retira-los, há quem use pinçéis, cotonetes, etc, mas eu

uso uma pinça de pontas tortas que resulta muito bem.

 

Utilizo uma camada com 0,5cm de altura de aveia (ou mais), terá de ser um plástico com esta grossura?
Nem pouco mais ou menos, como já disse e repito, eu uso plástico

finíssimo, o ultimo bocado que cortei foi de uma embalagem de um filtro

de esponja.

 

Na turfa (dos grindals), que é um material "rijo" e fibroso, percebe-se a utilização da placa de vidro/plástico...mas na aveia (material liquido e mole)...não percebo.

Pois, só posso dizer-te, experimenta e vê com os teus próprios olhos,

depois podes agradecer eheheh ;)

 

Fica bem,

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha entao o plastico e um pedaço de saco plastico por exemplo?

eu nos grindal utilizo o metedo de fazer uma clareira no meio da turfa ate ao fundo do recipiente ficando nesse centro o granulado, depois apanho a volta do mesmo com um pincel.

como e que voces fazem?

eu entendi que e turfa sem a clareira e o granulado por cima e o mesmo plastico sobre o granulado. e isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pois, só posso dizer-te, experimenta e vê com os teus próprios olhos,

depois podes agradecer eheheh

Antes de me pôr aqui com dúvidas, se calhar o melhor era mesmo experimentar (vou só jantar e já trato disso :) ). :P

 

eu nos grindal utilizo o metedo de fazer uma clareira no meio da turfa ate ao fundo do recipiente ficando nesse centro o granulado, depois apanho a volta do mesmo com um pincel.

como e que voces fazem?

 

Eu uso exactamente esse método, aliás a única cultura que sobreviveu, e ainda aqui tenho, foste tu que me deste. :lol::lol:

Crescem tão depressa que já não uso o plástico, retiro os grindals que tentam fugir subindo pelas paredes. A "clareira" no centro está sempre cheia de vermes e ovos, já só aproveito mesmo os que tentam escapar (que são muitos mesmo!!).

 

 

eu entendi que e turfa sem a clareira e o granulado por cima e o mesmo plastico sobre o granulado. e isso?

 

Estamos a falar de um método utilizado nos grindals, e adaptado aos microvermes.

Nos grindals acho que fazes muito bem em manter a clareira, com um plástico por cima, ao invés de usares uma camada de turfa e colocares a comida por cima desta. A clareira é mais fácil de limpar e repôr a comida...já a comida por cima da turfa acaba por sujá-la muito depressa. :?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais