Rasboras Arlequim(pequenos) - quem é o assassino?


Luís D.

Recommended Posts

Coloquei hoje 4 rasboras, ainda pequenos no aquário e uma hora depois de apagadas as luzer, aparece-me um morto e os outros 3 com as caudas ratadas.

Na lista de suspeitos só posso incluir:

1 - Rasbora Arlequim adulto(que estava sozinho, devido à morte dos outros)

2 - Bettas femeas

1 - Botia lohachata

1 - Labeo Fernatus

2 - Puntius titteya(macho e femea)

3 - Trichopsis Pumila

 

Destes vejo muito poucas probabilidades de ter sido o Rasbora, a Botia e os Trichopsis...

 

A minha maior suspeita vai para o Labeo mas também podem ter sido as bettas...E voces em quem apostam??

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao tema principal do tópico....

 

A minha maior suspeita vai para o Labeo mas também podem ter sido as bettas...E voces em quem apostam??

 

Eu apostava nos Bettas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PBas ontem depois de ter descoberto um dos novos Rasboras morto, estive algum tempo a observar o aquário e apesar das Bettas darem uma ou outra corrida atrás dos Rasboras, eles não fugiam delas quando elas se aproximavam estes quase que se encostavam aos pequenos rasboras mas não lhe faziam nada...e eu acho que eles são muito mais rápidos mas...

 

Agora hoje de manhã, ao verificar o que tinha acontecido durante a noite, vi o Labeo a passear com um na boca...após ter largado essa carcaça, começou a perseguir os outros e tentou abocanha-los mais do que uma vez, pelo que tenho que suspeitar dele. Ainda por cima e ao contrário das Bettas eles fogem logo dele.

 

Já tinha tido umas mortes misteriosas em que suspeitei dele. Infelizmente acho que vou ter rifar e daqui a uns tempos tento comprar um ainda muito pequeno, que não tenha apetite por peixes pequenos. Entretanto vou tentar "prender" o Labeo e ver se os outros dois sobrevivem.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tópico foi limpo, a gerência agradece que não entrem neste tipo de discussões nada construtivas.

 

 

Gostava de não ter de intervir novamente, nem eu nem outros moderadores, a intervenção poderá ser diferente da próxima vez.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como devem ter visto esta situação vêm de trás, num tópico em que não houve intervenção aparente. No que me diz respeito, peço desculpa pelo eventual mau estar causado.

Contudo e tal como tinha referido, não fui eu que provoquei esta situação, fiz até os possíveis para evitar que o previsível acontece-se, não comentado afirmações do outro membro noutros tópicos.

Assumo que optei por responder, apesar de estar fora do contexto e do âmbito do tópico, porque tinha o direito de me defender de injurias e calúnias que foram lançadas, já que estas iriam ficar disponíveis a todos os membros até ao momento da vossa intervenção.

Como a esta não foi despoletada por mim e a meu ver só peca por tardia(não é uma crítica, é apenas uma constatação, eu sei que vocês não são, nem podem ser omnipresentes), satisfaz-me que uma próxima intervenção seja diferente, apesar de não desejar que esta venha a acontecer. Esta não será(nem foi) certamente, provocada por mim.

 

O meu pedido de desculpa e cumprimentos para todos,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

satisfaz-me que uma próxima intervenção seja diferente, apesar de não desejar que esta venha a acontecer. Esta não será(nem foi) certamente, provocada por mim.

 

O meu pedido de desculpa e cumprimentos para todos,

Luís

 

Oi

 

Só para lamentar o sucedido, e referir que o membro em causa, dado ser reincidente em comportamentos deste género, irá ser suspenso uns dias.

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que talvez pudesse ter sido o frenatus, ou então já vinham doentes da loja, ou então por choque térmico, talvez seja melhor referires as condições que pões os peixes no aquário, talvez o pessoal te possa ajudar a melhorar!

Eu pessoalmente tenho um bicolor, sei que não é frenatus, mas ele é muito pacífico, já tive bettas agressivos e outros sem o ser, também é uma boa hipótesse!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Labeo!

 

O membro TubarãoVerde viu o Labeo fernatus com um rasbora na boca por isso não ficou dúvida nenhuma que foi ele.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

choque térmico

:wink: Está fora de questão...

Tal como referi, os sobreviventes têm as caudas ratadas. E isto foi uma questão de horas, portanto exclui-se também a hipótese de doença.

 

O Fernatus era sem dúvida o principal suspeito e ia ser transferido para outro aquário até lhe arranjar uma nova casa...mas acabo de olhar para o aquário e vi um Trichopsis a morder a cauda a um dos rasboras que trouxe hoje mas duvido que o fosse matar, pelo menos a diferença de velocidade parece-me significativa...Mas isto levanta-me outra questão.

 

Os raboras que coloquei ontem e hoje, passam os primeiros tempos junto há superfície da água, como se tivessem com problemas de respiração. (Foi assim que este novato, que coloquei há pouco, foi atacado.)

A questão é que os Rasboras que vieram ontem, já têm um comportamento completamente normal...

:?: Poderá ser devido à diferença de pH, que neste caso significa também mais CO2?

 

Uma das coisas que me apercebi que está a facilitar os ataques, é eles ainda não terem formado um cardume, ficando assim muito mais expostos.

:?: Será boa ideia deixar uma das lâmpadas acesas durante a noite para evitar ataques nocturnos e esperando que eles decidam formar um cardume?

 

:?: Acham que o Fernatus(+- 6cm) é capaz de atacar um Betta macho adulto?

 

Isto está complicado, sempre tive rasboras neste aquário e nunca houve qualquer problema...é um facto que estes são juvenis mas nunca me passou pela cabeça que alguém os fosse atacar. :?

 

:idea: Alguém quer um Fernatus? :idea:

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tás com um problema, aconselho-te a isolar de imediato o frenatus se não podes ter mais dissabores quando acordares!

É indiferente a luz tar acesa ou apagada na minha opinião!

Espero que consigas salvar os rasboras que manténs!

Boa sorte com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É indiferente a luz tar acesa ou apagada na minha opinião!

Não é indiferente, com a luz acessa a visibilidade é consideravelmente maior e assim sendo, torna-se mais difícil o Labeo(ou outro) passar despercebido.

 

Espero que consigas salvar os rasboras que manténs!  

Boa sorte com isso!

Obrigado! :wink:

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também porque o labeo fica muito mais agressivo e activo de noite sendo um peixe nocturno...enquanto que os rasboras á noite secalhar ficam dormindo no seu cantinho sem esperar por ataques de outros peixes...apesar de estes serem muito mais velozes que o labeo...mas á noite...indefesos por completo....!

Espero , n é ter ajudado porque já se tinha respondido ao tópico mas sim deixar a minha modesta opinião...!

Boa sorte com isso...! cheers:P:lol::lol::lol::lol:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também porque o labeo fica muito mais agressivo e activo de noite sendo um peixe nocturno...

Nem mais, ele é muito mais activo de noite.

 

enquanto que os rasboras á noite secalhar ficam dormindo no seu cantinho sem esperar por ataques de outros peixes...

Quando os rasboras estão em cardume, costumam dispor-se de forma estratégica para protegerem todos os flancos. Se qualquer um dos lados for atacado, todos eles se apercebem.

O problema neste caso é eles não terem ainda formado um cardume, estando por isso muito mais expostos.

 

apesar de estes serem muito mais velozes que o labeo...mas á noite...indefesos por completo....!

Aqui já ponho algumas reticências...Também pensava isso mas sendo o Frenatus, segundo sei, um peixe de rápidos e depois de o ter visto a perseguir os rasboras, fiquei com dúvidas se o Rasbora é mais veloz que o Frenatus.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas só 2 ou 3 não me parece que formem grande cardume

Mas não são 2 ou 3, são 8.

Eu já tinha lá um, depois coloquei quatro, dos quais morreram 2. Entranto no dia seguinte como referi coloquei mais rasboras(esqueci-me foi de dizer o número, no caso 5).

 

Neste momento já formaram cardume e estão todos bem de saúde, vou apenas ficar atento ao aparecimento de possível infecções daqueles que tinham as caudas ratadas.

O Frenatus permanece no aquário e deixou de os incomodar, suponho que estava apenas a aproveitar-se da fragilidade dos pequenos rasboras(nunca atacou o adulto), enquanto estes se adaptavam ao novo ambiente.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais