Iluminação adequada para aquário de 200L (50a x 100c x 40l)


taiko

Recommended Posts

Ora, boas. Já que ninguém me responde lá no tópico do meu aquário vamos tentar por aqui.

 

Já há um tempo que não ando nestas andanças. Mas gostava de pedir ajuda a quem percebe da coisa. As minhas plantas têm andado assim-assim. Tenho os fetos de java e as anubias que até têm crescido de forma aceitável, tendo em conta que são de crescimento lento (têm bastantes pés novos, principalmente os fetos de java... já tenho que ponderar podar e replantar :D), mas outras como a egeria densa (que é supostamente das plantas, se não a planta mais fácil de se ter num aquário) já está praticamente extinta no meu aquário lol. A Ludwigia palustris já há muito que não a tenho... A Lindernia rotundifolia nem sei se ainda tenho alguma coisa.A Rotala rotundifolia lá vai crescendo muito lentamente, mas vai crescendo.

 

A Ludwigia repens 'Rubin, por exemplo, foi a que me causou maior curiosidade. Dos 3 pés que sobreviveram, ela tem vindo a crescer lentamente mas um deles conforme foi crescendo e aproximando-se da superfície parece que tem acelerado um pouco o crescimento.

 

O que me sugere que o problema central disto tudo é mesmo a luz (coisa que já suspeitava desde o início que ela não era grande espingarda lol). Posto isto, gostava de vos pedir ajuda sobre escolher uma nova iluminação. Quero algo que dê conta do recado mas que também me fique em conta.

 

Até porque já ando com algas de fios e algas nos vidros (aquela que parece tipo pó lol) e sei que principalmente a dos fios é por haver um desequilíbrio nos nutrientes. Mas gostava de resolver primeiro o problema principal, a luz. Quero ir primeiro à raiz do problema e só depois ir resolvendo o resto.

 

De resto, em termos de peixes, até agora só me morreu um rasbora espei e ainda não sei porque poderá ter sido. De resto, ando tudo vivo e alegre pelo aquário. Pelo menos essa parte corre bem. hehe

Editado por Vera Santos

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Taiko

Para começar acho que te enganaste nas medidas... :smile2:

Acho que o "problema" do teu aquario está na altura,

Acho que vais ter de optar por leds mais fortes para teres luz no fundo.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tens razão. O comprimento é 100, não é 50. lol

 

Pois, o que eu tenho acho que até funcionava "bem" se a altura fosse no máximo 30/40cm... Mas 50 parece que já é demais. A luz chega ao fundo mas parece que não é suficiente.

 

Não é preciso ser LED's. Pode ser mesmo das T5/T8. Eu quero fazer algo DIY, por agora. Mais tarde pode ser que invista numa iluminação de LED's potente mas por agora não. São muito caras lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre alterar o que tens...

Podes por uns leds mais potentes... :rolleyes:

Cumps

Pelo menos as que andei a pesquisar no ebay na altura tenho as melhores que encontrei. Há melhores no ebay para o efeito?

 

Essas são melhores do que as que tenho?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E qual seria o conjunto adequado para o que pretendo? Tipo, que potências, cores, etc.? Vendo assim muito rapidamente os possíveis preços no ebay não me parece que vá ficar assim muito caro. E talvez se possa aproveitar a ligação. Só tem que se adicionar mais fios. E possivelmente mudar o transformador...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro. E quantos watts/lumens achas que ia precisar para o meu? Eu vi estes LED's brancos. Só precisava depois de uns azuis e outros vermelhos.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero plantas mais exigentes. No máximo, plantas de exigência média. Já vi que aconselham cerca de 25 a 50 lumens por litro. Ou seja, 5000 a 10000 lumens... Sendo assim, pelas minhas contas, vou precisar de uns 10 LED's daqueles, sendo que cada um produz cerca de 1000 lumens. E qual seria a melhor proporção de cores? Estava a pensar em 6 brancos, 2 vermelhos e 2 azuis (isto, claro, assumindo que encontro power LED's iguais a estes nessas cores lol). Parece-te bem?

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quantos lumens têm os vermelhos e azuis que compraste? Estive a ver a página e não dizem informação sobre isso. Apenas sobre os nanómetros, voltagem e amperes...

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não consegui encontrar mas pelo que li aqui a tempos não me lembro onde, os azuis têm mais ou menos metade dos brancos e os vermelhos um pouco menos que os azuis....

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de ver estes. Penso que poderá ser uns 6 dos que mostrei atrás que produzem cerca de 1000 lumens cada e uns 5 azuis (300 lumens cada) e 5 vermelhos (400 lumens cada) destes. Fazendo as contas será cerca de 9500 lumens. Acho que está muito razoável. E qual é a voltagem que preciso da fonte? No que tenho actualmente tenho uma de 12v, mas deduzo que irei precisar de algo mais potente para aqui...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chega perfeitamente...se colocares mais vais precisar de óculos de sol para os peixes... :) :-)

A fonte se ligares tudo em paralelo os 12V chegam precisas é de cerca de 16 amperes.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em paralelo? Como assim? Ligar tudo uns aos outros? Se for assim, é como tenho o meu actual circuito. Eu não percebo nada disto lol. Tenho que pedir a alguém para ver se me faz isto.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É fácil em paralelo ligas os positivos com positivos e negativos com negativos, neste caso mantens a voltagem e somas a amperagem.

Se ligares em serie ligas positivo - negativo - positivo.... e sempre por aí fora...no final vai sobrar um negativo e um positivo onde ligas a fonte...neste caso somas a voltagem e mantens a amperagem....

Espero que dê para entender senão depois eu faço um esquema....

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que eu tenho actualmente é uma calha feita a partir de uma calha antiga de um candeeiro (tipo aqueles candeeiros das salas das escolas) e revestido por dentro com folha de alumínio. Será que chega ou é melhor reforçar?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais