Identificação de Plantas ... Ajuda!!


Filipe Santos

Recommended Posts

Boas ... Gostaria de saber o nome destas duas plantas... se não for pedir demais gostava de saber o nome científico e o nome usual...

 

Pic_4533_9.jpg

 

Pic_4533_10.jpg

 

Obrigado pela ajuda possível

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

em relação á primeira planta não te posso ajudar

em relação a segunda parece-me Limnophila heterophylia, se estiver enganado alguém que me corrija

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 2ª planta é a Limnophila sessiflora, a 1ª planta não sei mas, não me parece a Ceratophyllum demersum , pelo menos as minhas não são assim!

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria agradecer a todos a excelente ajuda que me deram... através dos nomes que me deram fui pesquisar aqui na net e cheguei a esta conclusão ...

 

A 1ª é sem dúvida a Myriophyllum Matogrossense até porque veio do aquário do "Domingos Leitão" (Amano) ... e tenho a certeza que sabes identifica-la. :D ( Na altura esqueci-me de te perguntar ... )

 

A 2ª também é sem dúvida uma Limnophila Sessiliflora porque fui pesquisar na net e confirmo a vossa excelente "opinião" .

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora só o grande fafo que mora no Mato Grosso mesmo pra corregir e falar de total certeza que a da primeira foto não é uma Myriophyllum Matogrossense, e sim parece uma MYRIOPHYLLUM BRASILIENSE ou até uma Myriophyllum aquaticum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... agora fiquei com dúvidas :?::?::?: e por isso fui pesquisar melhor e até saquei fotos para dissipar todas as dúvidas :) ... Quanto á segunda planta parece que as dúvidas já se dissiparam porque como o Apista escreve, a planta em questão é Limnophila Sessiliflora conhecida também por Pinheirinho .

Quanto á primeira fui pesquisar e os resultados são :

 

Myriophyllum Brasiliense

Pic_4533_12.jpg

 

Myriophyllum Aquaticum

Pic_4533_13.jpg

 

Myriophyllum Matogrossensis

Pic_4533_14.jpg

 

 

Estou sem dúvida inclinado para a 3ª Myriophyllum Matogrossensis como palpita o Domingos Leitão ... mas dêem a vossa opinião se faz favor ...

 

Abraços

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas a comparar fotos completamente distintas, as duas primeiras na forma emersa e a ultima na forma submersa. Estar a dar palpites sobre Myriophyllum's sem saber as condições do aquario é complicado.

 

Todas as 3 teem formas muito similares debaixo de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelas imagens que colocaste, parece-me quase impossível distingui-las de forma emersa... :)

As fotos da Brasiliense e da Aquaticum que colocaste são praticamente iguais, apenas são de tamanho diferente...está aqui uma boa missão para o Sherlock Holmes... :?:

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquaticum tem as folhas mais carnudas e de um verde claro mais vivo. (na forma emersa)

 

Quanto á matogrossensis dentro de agua, e com luz media, parece ter uma folha totalmente verde em oposição á aquaticum que facilmente ganha coloração avermelhada nas folhas e que por isso e pela forma da folha é designada comummente por "parrots feather" aqui fica uma da aquaticum na sua forma submersa:

 

Maquaticum.jpg

 

e da matogrossense:

 

myriophyllum2.jpg

 

no entanto encontrei tambem uma foto da planta :

mmatrogrosencered.jpg

 

que penso ser devida a iluminação extremamente alta, a diferença importante é que a aquaticum tende a ter coloração mais intensa nas pontas das folhas e a manter o verde no centro, enquanto a matogrossense tende a ficar com a folha toda da mesma cor.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, Just Me acho que tens razão... vou tentar procurar 3 fotos submersas das três plantas ... e depois coloco-as aqui . Mas já agora, não tens opinião acerca da planta do meu aquário... ( no topo, 1ª foto ) Qual achas que é?

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fizeste o trabalho por mim :?: ... obrigado ... agora é que não tenho mesmo dúvidas ... é sem dúvida a Myriophyllum Matogrossensis.

Just Me ando nisto há muito pouco tempo ( 2 meses ) e tenho pouca experiência... por isso cometer aquele erro das plantas sob forma emersa :?: mas estamos sempre a aprender :)

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora que a tens, deixa-a chegar á superficie, talvez tenhas que a apoiar pois ela vai tender a inclinar-se quando chegar á superficie

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade ... ela está a chegar á superficie e está a inclinar-se para a frente... vou tentar arranjar um esquema para a apoiar.

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter de tirar mais fotos, essa podia ser quase todas...mais pormenor e menos tremida :wink:

 

atenção que lá por apanhares no matogrosso não quer dizer que seja a planta certa...pode haver várias especies da planta, mas se algumas dessas especies tiverem sido identificadas primeiro noutro lado ou se forem predominantes noutro lado...ficam com outro nome :)

 

e não é qualquer um que dá nomes ás plantas :) "olha esta tão gira...vai-se chamar "Ednersinia PedrosJardinis" :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais