Nitratos muito altos ! como baixar ?


jerome

Recommended Posts

boas pessoal

 

antes de mais esta ai o meu set-up

 

rocha viva +- 17kg dentro do aqua (+5kg dentro da sump e ceramicas dentro da sump)

aquario de 200L + sump 40L

calha 8xt5

circulaçao : 2x jebao rw-4 interligadas por wirless

escumador : bubble magus curve 5

filter bag na entrada da sump

retorno 2000L/H

termostato 200w

reposiçao automatica de agua

 

 

o aquario esta montado ha 1mes

fiz o programa da reef mature para ajudar durante o ciclo

conclui um mes de ciclo coloquei la 2 palhaços e 3 cromis

e 1 green star polips

 

tenho os nitratos quas a 100 !!

ontem medi os nitratos da agua de reposiçao que compro na loja e estao a 10 de nitratos

 

perciso de ajuda para baixar esses nitratos !

 

qualquer ajuda é bem vinda !

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jerome,

 

Para baixar os Nitratos faz uma tpa, possivelmente a troca parcial de agua que tens automatizada não é suficiente.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jerome,

 

Alerto que sou ainda um iniciante. O meu aquário tem apenas mais uns meses de maturação que o teu, mas dou as minhas dicas:

 

- Para mim é novidade ter nitratos detetáveis com água nova, seja de osmose, salgada com sal artificial ou natural. Os testes são fiáveis? Eu uso da Salifert, o que me recomendaram por estes meios;

- Também arranquei o meu aquário com muita rocha viva e tive exatamente o mesmo sintoma que tu, um mês após o arranque. Segundo me explicaram, a rocha viva tem perdas de bactérias até chegar ao teu aquário. Essas perdas traduzem-se na libertação de nitratos, ou seja, isso é normal e melhora gradualmente com tpa. Só após 2 meses de maturação é que consegui ter os nitratos a menos de 10. Há muitas opiniões acerca das tpa, mas eu faço trocas de 10% semanalmente, religiosamente. Não tenhas a tentação de aumentar grandes quantidades de água para não causar demasiado impacto no sistema;

- Esses nitratos não são muito graves para os palhaços, mas não são tolerados por corais. Se quiseres, para ajudar, recomendo que ponhas no filter bag um saco de Purigen, para absorver os nitratos. De qualquer forma, não coloques mais nada no aquário até baixar os nitratos. Se procurares na Internet, vais encontrar soluções milagrosas, mas não te metas nessas avarias até que tenhas o dominio do hobby.

 

Tal como o Lusky disse, faz tpa. Depois disso, tpa e tpa outra vez... Vais ver que o nitratos descem a zero.

 

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

eu passei de um aquario de 60L que tive durante quas um ano para este grandalhao de 200L mais sump que fui eu que fiz tudo tubagens furar moveis e aquario.

 

muito Obrigado pelos conselhos :)

 

a rocha viva vinha do meu aquario antigo mais uns 10kg que comprei

resolvi nao aproveitar a agua do antigo aquario devido a la ter algumas cianos.

 

mas sim o melhor que tenho a fazer é umas tpas semanalmente como sempre fiz no outro aquario e ter paciencia ate os niveis de nitrato baixarem...

mais logo ponho foto do meu sistema actual

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jerome,

 

Para além dos conselhos que já te deram, mais um:

compra um aparelho de osmose, ou muda de loja onde compras a água; usar para TPAs, água com 10 de nitratos, não faz sentido para um aquário de recife.

 

Não há grandes alternativas para baixar os nitratos, para além das TPAs, mas fazê-las com esse água, não dá com nada; porque não vais ao mar apanhar água?

 

Em Albufeira não deve ser muito difícil.

 

 

Abraço

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas CSI

 

sim e ter paciencia, o aquaria tambem ainda nao esta totalmente ciclado, faz hoje 1 mes e 2 dias que o montei apesar de ter dado uma boa ajuda o programa da reef mature estou na esperança que os nitratos baixem, estou a pensar em comprar um filtro de osmose, mas ha tantos filtro a venda no mercado que nao sei qual escolher, sera que um de 3 estagios chega perfeitamente para uma boa agua com bons valores ?

ou de 4 estagios ?

 

ja ouvi dizer que a membrana principal é esta a mais importante e depois as outras é para fazer com que a membrana principal aguente mais tempo fazendo que a agua seja mais filtrada e prolongue a vida da membrana principal ?? errado ?!?!

 

 

tenho andado a ver uma de 3 estagios da aquamedic, será um bom investimento ?

 

Muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas CSI

 

sim e ter paciencia, o aquaria tambem ainda nao esta totalmente ciclado, faz hoje 1 mes e 2 dias que o montei apesar de ter dado uma boa ajuda o programa da reef mature estou na esperança que os nitratos baixem, estou a pensar em comprar um filtro de osmose, mas ha tantos filtro a venda no mercado que nao sei qual escolher, sera que um de 3 estagios chega perfeitamente para uma boa agua com bons valores ?

ou de 4 estagios ?

 

ja ouvi dizer que a membrana principal é esta a mais importante e depois as outras é para fazer com que a membrana principal aguente mais tempo fazendo que a agua seja mais filtrada e prolongue a vida da membrana principal ?? errado ?!?!

 

 

tenho andado a ver uma de 3 estagios da aquamedic, será um bom investimento ?

 

Muito obrigado :)

 

Olá,

 

Penso que a de 4 estágios, será de melhor qualidade, pois o ultimo estágio, normalmente acrescenta a possibilidade de desionizar a água o que é um passo importante para remover alguns elementos (ex: silicatos),ainda presentes após passarem nos outros cartuchos.

Todos os estágios são importante e não só para a protecção da membrana; é importante também a aquisição de medidor de TDS, para saber quando substituir os cartuchos.

 

Tenta nos classificados e no OLX, pois às vezes aparecem coisas interessantes.

Se comprares usado conta em substituir a membrana e os cartuchos, pois nunca se sabe quanto tempo têm de utilização, portanto só se for muita a diferença para novo.

 

Por norma e dependendo da pureza da água, a membrana aguenta mais que um ano, mas os outros cartuchos substituem-se de 6 em 6 meses; mas isso vês com o medidor de TDS (se > 10 ppm, substituir).

 

Abraço e não poupes não poupes na água, senão vais gastar tempo e dinheiro noutras coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola CSI

 

neste caso vou mesmo optar por um de 4 estagios e vou encomenda lo ja hoje ainda

 

queria pedir o teu conselho para este sistema de osmose da aquili esta ai no link

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/osmose-inversa/sistemas-de-osmose/aquili-osmose-classic-nps.html

 

que achas desse ?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jerome,

 

Penso que esse satisfaz; atenção à substituição dos cartuchos daqui a algum tempo.

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

20160104_190500_zpshfwnygrj.jpg

20160104_190500_zpshfwnygrj.jpg

20160104_190500_zpshfwnygrj.jpg

Estou a tentar por a foto da sump!

20160104_190500_zpshfwnygrj.jpg

20160104_190500_zpshfwnygrj.jpg

20160104_190514_zpspknqituo.jpg

Não foi fácil!

Opiniões pessoal são todas bem vindas

 

Esta um pouco diferente do normal eu sei..

Mas gostei bastante do resultado final

Ansioso para ver isto cheio de vida e corais. ...

No futuro estou a pensar em comprar um reactor de cálcio...

Acho que as bombas de circulação poderiam estar melhor posicionadas estava a pensar em colocar uma mas na parte da frente te do vidro de lado e a outra do outro lado na parte de trás do vidro lateral

Assim tinha uma boa circulação traseira e frontal não sei ??

Acho que as bombas de circulação poderiam estar melhor posicionadas mas não sei onde ?

As pontas do aquário não tem muita circulação, daí a acumulação de algas nestas zonas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jerome,

O layout escolhido depende sempre da opinião de cada um, e o teu não me parece mal. No entanto eu aconselhava-te a criar mais pontos de refúgio para os peixes mais nervosos e locais semi-apertados de passagem para diversão deles. Por exemplo, tenho um Red Stripe Angelfish, o maior peixe do aquário, e adora passar pelos refegos mais apertados entre rochas que criei. Os meus palhaços não ligam nenhuma aos espaços das rochas. Passam o dia perto da superficie e só descem para "dormir".

Quanto às algas, parece-me normal e até é possivel que piore, mas faz parte do processo.

Não colocaste um vinil autocolante na parte traseira por alguma razão?

Colocaste iluminação na sump, porquê? Tens lá macroalgas?

 

Não tenho reactor de cálcio, portanto não posso opiniar.

 

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quik :)

 

É verdade tens razão devia ter mais pontos de refugio tenho rochas na sump mas são pequenas não vai ser fácil a menos que compre mais rochas !

Mas é uma coisa que vou fazer num futuro próximo...

a iluminação é para me facilitar a visão dentro do armário é bastante escuro e sim penso lá por macroalgas mais para a frente...

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que ceramicas sao dentro da Sump? é espectável que como tens o aquario montado e se tiveres bem montado, os nitratos comecem a baixar passado um tempo, e a dificuldade vai ser ter nitratos... logo não te preocupes com os nitratos, não são grande problema. Isso era problema antigamente, quando os aquarios eram mal montados e os equipamentos fracos. Hoje em dia com as tecnicas e equipamentos que existem... terás outras prioridades. Kh/ca em especifico.

 

Quanto ao layout não concordo muito que dependam do gosto de cada um. O aquascaping depende do gosto, se bem que estão sujeitos a regras, como contacto minimo entre a rocha e a areia e organizar de forma a teres boa circulação. Isto irá ajudar ao aquario a reciclar melhor os nutrientes e manteres o teu aquario por anos. Também existem tecnicas proprias de aquascaping, como em água doce se bem que diferente, como regra de outro, etc. nesse aspecto estar tudo ok.

 

Eu tenho o sistema de Osmose Aquili NPS, é bom e facil de usar. Mas como vem parcialmente desmontado e sem instruções pode parecer bem complicado de montar... neste hobby o melhor é ter alguem conhecido com aquario de recife há um ano para te ajudar fisicamente, do que ires só pela net, porque a informação é tanta e somos muitas vezes desviados do que seria melhor.

 

Não sei se é boa ideia ter sarcophyton como primeiro coral e sem carvão granulado no aquario. O aquario novo é particularmente dificil para corais, e esse coral esquisito, fecha muito, esfola muito e se morre é um problema para o aquário. Também precisa de boa luz.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e muito obrigado por participares e pelos conselhos

 

Montei o aquario com conselhor de um colega que tem um salgado ha muito tempo e com muita pesquisa na internet

ainda nao tive ninguem mais esperiente para ver se o sistema esta realmente bem montado mas sinceramente penso que sim

 

aqui vai :

aquario 100x40x50

sump 50x45x40

escumador bubble magus curve 5

circulaçao : 2x jebao wr40

calha: 6xt5

bomba re retorno 2000 lph

filter bag na entrada da sump

termostato 200w

 

o aquario fui eu que furei e fiz coluna seca, nao ha fugas pelas fotos se houver coisas a melhorar sao bem vindos para dizer :)

 

ceramica estava a dizer ciporax, tenho carvao activo em casa mas nao colquei, disseram me durante o ciclo nao valia a pena

 

amonia: 0

nitrito: 0

nitrato: 50

kh e alk esta dentro dos parametros normais por enquanto

 

no futuro gostaria de fazei bailing mas ainda nao percebo muito deste metodo !

 

em relaçao a osmose vou mandar vir hoje mesmo, pelos vistos a montagem nao vai ser facil e nao tenho ninguem ao meu redor para me ajudar :/

 

vou esperar mais tempo para la colocar corais obrigado

 

mais uma duvida ! desculpem la ser chato !

 

tenho lido nos foruns que o pessoal que tem areao sugar size da alguns problemas a londo prazo para desnitrificaçao de bacterias e algas, como o aquario esta montado ha 1 mes e uma semana estava a pensar em por mais uma camada de areao um pouco mais grosso, mas nao sei se vou a tempo ou se é melhor nao, quero o melhor para um aquario estavel a longo prazo..

 

muito obrigado, isto nao é facil muito pouca gente percebe disso sem ser nos foruns !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Será que não estás a confundir os problemas que algumas DSB ( deep sand bed ) podem ter após alguns anos de aquário ?

Podes misturar os areões ( não recomendo ) no entanto após pouco tempo a aragonite fica no fundo e em cima fica o mais grosso.

O areão mais grosso implica que tenhas de aspirar com mais frequência o fundo do aquário. A aragonite é, no meu entender, melhor pois não acumula tantos detritos.

Sempre tive aragonite sugar size nos aquários e agora vou experimentar uma areia à base de cálcio e magnésio da ATI Fiji white.

 

Boa sorte,

António

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo certo nisso. Foste bem orientado.
é como diz o Antonio... e já não se usam muito as Deep Sand Beds.
a denitrificação vai ocorrer na rocha viva, no syporax e também com os sistemas baseados em carbono que poderás montar futuramente (neste caso quando tiveres experiencia suficiente). A areia serve nos dias que correm apenas para albergar vermes detritivoros e bacterias nitrificantes, servir de base, reduzir manutenção, reflexão da luz e estetica. Já não se usa para denitrificação.

 

Eu uso aragonite fina... areia viva Nature's Ocean. Mas podes comprar morta é quase igual, mas não igual para aquarios novos, pois é viva e a outra morta. Evita areia de coral essa é que trás problemas, a fina pode é voar... dependendo das bombas e do aquario... mas se bem montado não terás problemas.

 

Quanto aos nitratos e tendo em conta aquilo que dizes, prossegue normalmente como se esse problema não existisse. Como tens montado e com futuras TPAs normais, vai reduzir-se.

 

 

O bailling é porque ouviste a palavra no forum?! no inicio se fosse a ti nao fazia era nada. E preocupava-me com o ciclo e as condições essenciais. Sistemas deverias ver mais lá para a frente quando já souberes o basico e já teres alguns corais há algum tempo. Com sistemas podes fazer asneira da grossa. Juntando isso com problemas do ciclo tens o caldo entornado.

 

O Aquili NPS, convem correr inicialmente por umas horas apenas com os 3 estagios com que vem montado, o 4ª estagio nao deve ser montado logo, por isso está desmontado e montar logo pode dar cabo do filtro NPS. Só depois de correr alguma agua por umas duas horas é que podes ligar o quarto estagio.

 

Mas usa logo a agua do quarto estagio, vai prevenir chatisses como algas, diatomaceas, etc.

 

No hobby KH/Alk sao o mesmo. Apenas formas de leitura diferente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal muito obrigado pelas respostas :D

 

o areao que tenho é da caraibe sea aragonit, vou deixar como esta e dar tempo ao tempo, e ter muita paciencia, tenho feito uma vez por semana uma TPA de 15L, deveria fazer de quantos litros ?

 

em relaçao ao meu sistema tenho medo que me falte algum material para ter um bom inicio e ter estabilidade !

 

quando tiver os nitratos baixos quas os primeiros corais que me recomendam ?

 

o sistema de osmose vai chegar amanha, obrigado pelas dicas :) a montagem do sistema é que nao vai ser facil lol sem livro de instruçoes !

 

as algas ja estao a diminuir aos poucos estou a fazer 7 horas de luz por dia, antes de ontem comprei uma salaria e um lysmata (camarao nao é)

 

gostarie que me aconselhassem em que posso melhorar no meu sistema ?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

sim ja baixei a temperatura do termostato, agora esta a 25º/26º

 

tenho boas noticias, os nitratos ja baixaram, estam a 20

 

a 3 semanas estavam quas a 100!!

 

ja comprei uma salaria :)

 

ja tenho menos algas no aquario tenho alga coralina a crescer :D

 

nao sei se ja posso introduzir algum coral, o que me aconselham ? estava a pensar num sacrophyton para ver se os palhaços la iam

 

tambem queria comprar um zebrasoma, sao bons comedouros de algas nao é ?

 

obrigado todos os comentarios sao bem vindos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o zebrasoma é um bom comedor de algas especialmente bryopsis e resistente a ictio, é o melhor tang para começar. Os outros tangs são sensiveis a ictio, como os hepatus (dori) e outros. o ictio para experientes é contornavel, mas para novatos por virem de agua doce e devido à overdose de informação, produtos com objetivos comerciais e opiniões na internet podem levar a morte do peixe, se não fores bem orientado. Logo zebrasoma é boa ideia. Se bem que não precisas de zebrasoma para as algas.

 

orienta

Temp 25/26 c

salinidade 1.025-1026

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Muito Obrigado por participar :D

 

entao vai ser isso mesmo um zebrasoma, la na loja eles tem 2 um todo amarelo e outro azul escuro com a barbatana amarela é lindo esse peixe, pena é que estes peixes ja sao grandes, gostava de adequirir um pequeno e ver para o conheçer melhor e acompanhar crescimento dele, agora nao sei qual dos dois levar, eles sao da mesma raça nao é, tem as mesmas caracteristicas ?

 

um amigo ontem que tambem tem um salgado deu me um saco de macroalgas para deixar na sump, ele disse me que ajuda bastante a reduzir nitratos.

 

e em relaçao a corais, ainda tenho receio, quero primeiro que as algas todas desapareçam..

 

obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que ajuda a reduzir nitratos é uma boa montagem do sistema, manutenção e tempo.

 

Só tive zebrasomas amarelos... de outra cor é uma espécie do mesmo genero, mas não a mesma espécie. Atenção que os peixes de agua salgada sao agressivos para peixes do mesmo genero, e mesmo estilo que ciclideos africanos em agua doce, depende do tamanho do aquario e aspecto/cor dos outros peixes. O tang amarelo cresce devagar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais