Pristela - Pristella maxillaris - Tetra Pristela - X-Ray


R.F.S.F.

Recommended Posts

Olá caros colegas da aquariofilia, hoje, brindo-vos com a famosa Pristela, um Tetra facilmente encontrado em lojas de aquariofilia. Estranhar o meu quando foi quando não vi a sua "ficha" aqui no forum, decidi, assim, explorar então este simples e curioso peixe, que poderá, no final das contas, ser mais complexo que aquilo que julgamos.

 

Foto:

pristella_zpswcsgknsz.jpg

 

Família: Characidae
Género: Pristella
Nome cientifico: Pristella maxillaris
Origem/Distribuição: América do sul - Brasil
Sociabilidade(1) com peixes da mesma espécie(2): Muito boa
Sociabilidade com outros peixes: Excelente
Tamanho adulto: 4,5cm (quatro virgula cinco centímetros) macho e fêmea
Parâmetros da água:
-Temperatura: 22ºC - 28ºC / 80-84 °F (compreendido entre vinte e dois graus celsius e os vinte e oito graus celsius / compreendido entre oitenta graus fahrenheit e oitenta e quatro graus fahrenheit)
-Ph: 6,0 - 7,5 (compreendido entre seis e sete e virgula cinco)
Dimensões mínimas do aquário: +50L (mais de cinquenta litros)
Alimentação: Como os Pristela se tratam de peixes com uma boca de reduzidas dimensões a sua dieta deverá ser composta por daphnias, artemia, cyclops, microvermes, todos os tipos de comida viva, flocos triturados(ração industrial) e comida congelada.
Número de elementos de cardume aconselhável(3): +6 (mais de seis)
Dimorfismo Sexual: As fêmeas são maiores que os machos.
Reprodução: Possível, entre o fácil e o difícil. Tipo ovíparo. Os machos começam os seus rituais de acasalamento, exibem as suas belas cores, e, após as fêmeas libertarem os seus ovos na água estes fertilizam-nos. Os ovos eclodirão passados cerca de dois dias, isto é, uma média de 24h a 36h (vinte e quatro a trinta e seis horas). Os progenitores devem ser removidos após a desova. Aconselha-se que no fundo do aquário sejam colocados musgos e outras plantas como a foxtail. A luz deve ser fraca e a água um pouco ácida(na acidificação da água pode-se usar folhas secas de carvalho e pinhas de amieiro).
Sugestões:
Introduzir no aquário só com o ciclo de azoto completo.
Nadam na região media do aquário.
Pesquisar antes de comprar.
Nota(s):
Sociabilidade(1)- A sociabilidade, neste caso, não engloba a junção com peixes de grandes dimensões, incluindo ciclideos africanos e peixes muito agressivos;
com peixes da mesma espécie(2)- podem ser um pouco territoriais. Este territorialidade deve-se ao facto dos machos disputarem por um lugar na hierarquia do cardume. Estas disputas são inofensivas.
Número de elementos de cardume aconselhável(3)- Quanto maior o numero de indivíduos mais natural será o comportamento de cada peixe presente no cardume.
Bibliografia:
Informação baseada em: Manual dos Peixes, autor: David Goodwin, editora- Editorial Estampa 2003
Web grafia:
3 - Pristella maxillaris
-Rui Ferreira
17-12-2015
Sugestões??? :)

Edited by Vera Santos
Tag; Pin;Lock
  • Upvote 2

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.