80x40x45 quantos?


Ricardo Soares_60811

Recommended Posts

mas pretendes um aquario definitivo para os peixes ou apenas para crescimento?

se for definitivo aconsellhava pensares em peixes com menos exigencias relativo ao tamanho dos aquarios.

mas espera por respostas dos experts nessa materia

  • Upvote 1
Link to comment
Share on other sites

Olá Ricardo

 

Com essas dimensões, podes colocar escalares ou discus, não aconselho as duas espécies. Os scalares terão maior necessidade de espaço considerando que são mais enérgicos e exigentes de forma social. Discus por sua vez são mais pacatos, adaptam-se melhor porque pedem menos espaço com o seu comportamento. Para esse aquário terás oportunidade de ter no máximo 3-4 discus. Plantado ou não, deixo ao teu critério, mas se sim, escolhe um layout baixo, onde as plantas sejam "rasteiras". Um aquário sem plantas para discus é preferivel, por razões que apelam ás oscilações quimicas da água que possam ocorrer e contribuir para booms bacterianos. Os discus não são tão sensiveis quanto se "vendem" nos fóruns, na verdade são bem resistentes. Ainda assim, para que tenhas um peixe que se desenvolva sem problemas e pode chegar aos 10anos de idade, devem-se tomar precauções ambientais. Scalares não são de todo inferiores em matéria de respeito e admiração, mas mais dentro das exigências comunitárias de qualquer aquário. A temperatura pode situar-se entre 28-30ºC, respectivamente.

Considera que os discus podem crescer até 20cm, mas a média diz-me que entre 15cm - 18cm é o normal. Há uma carga genética que define este tamanho adulto, dai a diferença de valores medianos. Adicionar mais peixes de meio ou topo é por isso de evitar. Quanto muito 4-5 neons para dar uma sensação de preenchimento enquanto os discus forem juvenis. Dependendo do crescimento máximo dos discus, podes ter que avaliar o aquário e muda-los para outro ligeiramente maior. Tens cerca de 1ano para esta decisão, que na verdade só depende dos exemplares que comprares.

Em baixo, opta por ancistrus ou corydoras. Sempre peixes que "limpem" o excesso de comida e nunca peixes predatórios. Os discus tendencialmente deixam a comida cair no areão e comem, não atacam (salvo se esfomeados ;) ) Ao contrário dos scalares que atacam de imediato. Por isso, é frequente com outros peixes menores como ramirezis e outros ciclideos, os discus ficarem atrás enquanto estes atacam a comida. Lembrando que a temperatura ideal para discus (ou scalares) situa-se em 30ºC, talvez recomenda-se ancistrus (mais resistentes, as corys apenas 2 tipos adaptam-se bem a tais temperaturas. E as que vivem bem, perdem longevidade).

A razão pela qual não se misturam discus com scalares prende-se no aspecto clinico. Os scalares são portadores naturais de parasitas especificos, que funcionam como uma relação simbiótica (duas espécies diferentes que se ajudam mutuamente, pacificamente mas dependente). Esta relação é benéfica para os scalares pois complementa uma defesa contra outros parasitas e bactérias nocivas. Estes parasitas podem migrar para outras populações, que no caso dos discus podem interferir com o bom funcionamento das guelras e sistema nervoso. Não há uma percentagem assim tão assustadora que te diga que será certo ocorrer esta transferência de parasitas , mas é alta o suficiente para convencer os mais cépticos, na minha opinião. Claro que depende de diversos factores, se estão imunodeprimidos, stressados, etc.

Em termos de parâmetros de água, são os mesmos. Saliento a corrente de água que deve ser ligeira e apenas para quebrar a tensão de superficie. Evita o excesso de bombas de circulação, aposta sim numa filtragem externa.

 

Desculpa a resposta tardia, mas li a tua MP agora.
Espero ter ajudado ás tuas questões. Boa aquariofilia.

Edited by Renato.Vieira
  • Upvote 4
Link to comment
Share on other sites

A não ser que dentro de pouco tempo venhas a adquirir um aquario maior e esse seja só para "engordar" discus juvenis, não aconselho a colocares discus nesse aquário. A probabilidade de vires a ter problemas é muito grande.

Link to comment
Share on other sites

As probabilidades servem como indicador, as excepções existem mas são raras. O meu concelho vai no sentido de evitar problemas e de proporcionar boas condições aos peixes. Já vi peixes de agua fria a 29°C e a crescerem muito depressa, mas o seu tempo de vida diminui, no entanto tudo parecia estar bem.

Link to comment
Share on other sites