No Ninho da Colisa


Marc

Recommended Posts

No Ninho da Colisa

 

Para situar o pessoal o meu aquário é este descrito no seguinte tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=22369&start=0

 

O KH varia entre 4 e 5; o PH entre 6,7 e 7,2 e a temperatura ronda os 24Graus.

 

Fauna-03ColisaMacho.jpg

Colisa lalia (Macho) - Esta é a sua história

 

Quando o Aquário fez 43 Dias este peixe comecou a construir um ninho de bolhas enterlaçando pedaços de plantas que ia arrancando pelo aquário fora.

 

01_Colisa-Ninho.jpgA Evolução do Ninho - até ao último dia desta odisseia p macho nunca deixou de aperfeicoar o ninho. Uma vez, no entanto desleixou-se e as bolhas desapareceram durante um dia. No proximo dia já estava tudo em ordem.

 

01_Colisa-Casal1.jpgAproximação - Ao quinto dia a fêmea entrou no ninho até lá o Macho têm sido muito agressivo a toda a hora com todos os peixes que se aproximavam ao ninho excepto os Siamensis e os Otocinclus que ele ignora.

 

01_Colisa-Casal2.jpgO Sinal - Como sinal de que a fêmea esta pronta ela toca-lhe com a boca na barriga. Peço desculpa pela má qualidade das fotos aqui apresentadas, mas tive muita difficuldade em tirá-las.

 

01_Colisa-Casal3.jpgO Abraço - Muito caracteristico no "ritual" dos Anabatídios é o Abraço onde o macho se enrola na fêmea e assim aperta a barriga dela para a obrigar a largar ovos.

 

01_Colisa-Casal4.jpgA Desova - É uma questão de segundos. O casal inclina-se mais e os ovos desparam do ventre da fêmea.

 

A fêmea foge do ninho logo de seguida e o macho recolhe os ovos dispersos com a boca para os colocar entre as bolhas no centro do ninho. Em seguida larga o semen que, sendo mais leve doque a água, sobe para o ninho onde já estão os ovos da fêmea. Para proteger e esconder esses ovos que se assemelham em cor, formato e tamanho às bolhas de ar, o macho chupa ar na superfície da água para lançar mais bolhas sobre os ovos.

 

Este processo repetiu-se diversas vezes neste dia. Li que demora umas 4 Horas e que uma femea larga uns 600 ovos. Para o meu espanto a segunda fêmea (mais pequena) também foi ao ninho desovar.

 

Neste primeiro dia de desova admito: não consegui distinguir os ovos, mas dois dias a seguir repetiu-se o processo e desta vez tenho a certeza que consegui ver os ovos a sair do ventre da fêmea. De cada vez saiem talvéz uns 5 a 10 ovos.

 

No 11º dia a contar do início da constução do ninho coloquei a fêmea maior numa maternidade pois estava a ser violentamente atacada pelo macho. Só tenho este único aquário por isso não posso separar os peixes como deve ser.

 

Devo acrescentar que nunca tive a intenção de reproduzir os peixes. Apenas deixei-os estar e para não transtornar a água e destruir o Ninho não fiz TPAs.

 

tpa02.jpg

TPAs - Eventualmente optei por um esquema de tpa em que tirava a água do aquário para um balda ao mesmo tempo que deitava água no outro lado. Este processo requer mais paciência e mais água.

 

No 13º dia juro que vi duas larvas de colisa. São mínimas e frágeis. O Macho pega nelas e volta a colocá-las no Ninho.

 

No 16º dia tirei o ninho e não havia mais larvas nem mais peixes e no 21º dia a fêmea morreu de consequências de feridas que o macho lhe provocou.

 

Ao todo creio que foi uma experiência elucidativa.

 

Agora tenho uma Cardina Japónica com óvos.

 

02_Cardina1.jpg

Cardina grávida - A Mancha escura no ventra são os ovos, mas é prácticamente impossível que a cria sobreviva porque precidam de água salobre para desenvolver.

 

Agora não tenho tempo porque vou jantar.

Cumprimentos a todos

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Parabens!

É um espectaculo não é?

Aconteceu-me o mesmo com um casal de betas no meu plantado e eu "roubei" o ninho ao 2º dia.

Ainda consegui salvar cerca de uma dezena de betinhas.

 

Utilizei uma caixinha de bombons das do Ambrosio, que deixei a flutuar no aquario.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As caixinhas de ferrero roché são formidáveis para maternidades!!Também tenho uma feita por mim!!

Vocês retiram as bolhas para dentro de uma maternidade é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não eu agarro na caixinha e "enfio" por debaixo do ninho, ficando o ninho quase todo la dentro e deixo a flutuar... isto ate os alevins terem um tamanho razoavel para poderem ser transferidos para um aquario maior, prai com 5L com um filtro de esponja.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zefish, olhe, boa ideia. da próxima vez vou fazer isso mesmo. Quando te referes ao tamanho razoável dos alvins para os transferir é quanto?

 

Alguém aqui já experimentou com a criação de Cardina Japonica?

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marc

 

Quanta dedicação

 

Estás a habituarnos mal... É que cada vez que abro um tópico criado por ti, espero algo espectacular, tal como este.

 

Parabéns, mais uma vez...

 

António Passinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais