Nº de peixes


FilipePC80

Recommended Posts

Boa tarde, tenho lido tantas coisas que é impossível reter, absorver e filtrar tudo...

 

Tenho algumas dúvidas até porque estou com alguns ( supostamente) problemas no aquário...

 

Li, informei-me ( +-) e tive uma pequena ajuda de um amigo que percebe um pouco mais do que eu... Montei o aquário, este de quarenta e depois comecei a comprar os peixes ( 3/4 de cada vez)...

 

Tenho apenas os peixes a 20 dias.

 

Tudo correu bem até a 3ª leva deles, onde comecei a ter problemas...

 

Mas quero começar pelo inicio nas ajudas que vos vou pedir. para entender devagar tudo e o melhor possível

 

Tenho um AQUA de 60 litros, com filtro externo EHM, e o resto dos componentes são normais...

 

 

- Primeiras dúvidas. Quantos peixes os mais experientes me aconselham a ter num aquário destes? Já li 15, 20, até 30... A net é complicada...

 

A segunda dúvida para já. é ter posto apenas plantas artificiais e uma pedra comprada em loja e um coral branco que tinha a anos em casa... Quando disse a um amigo hoje isso, ele disse para tirar de imediato que podia matar os peixes mesmo bem fervida etc... O que acham?

 

Obrigado desde já e assim que assimilar bem as primeiras dúvidas tenho outras, mas gosto de aprender passo a passo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Primeira asneira que fizeste foi não fizer o ciclo da água!, montaste o aqua e pumba peixes lá pra dentro....

 

Sobrepopulação

Os peixes necessitam de espaço e deve contar-se sempre com o tamanho que vão atingir em adultos. Um aquário demasiado cheio é um dos principais erros dos iniciantes. Existem várias fórmulas para se calcular o rácio entre peixes e volume de água. Uma delas é 1 cm de peixe por cada litro de água. Contudo, esta formula não é muito precisa e em alguns casos, sobretudo com animais mais pesados ou territoriais, pode ser necessário uma maior quantidade de água.

CICLO DA ÁGUA
1 – Depois do aquário montado com o substrato, as plantas e a água, é necessário “arrancar” o ciclo. Tal como um carro, se não houver combustível nada funciona. Assim, deve-se deixar o aquário a funcionar normalmente com o filtro e o termóstato a funcionar (este último não é imprescindível, apenas acelera o processo já que as bactérias atingem o máximo da sua eficiência em temperaturas entre os 28º C e os 32º C), pondo pequenas quantidades de comida de peixe no aquário (isto deve ser feito regularmente até ao fim do ciclo). A decomposição dessa comida (é outro ciclo totalmente diferente, mas não queremos complicar!) irá criar a Amónia (NH4) necessária para que as primeiras bactérias (as Nitrosomonas lembram-se?) se comecem a fixar.

2 – Ao fim de 7 a 10 dias um pico de concentração de Amónia (NH4) pode ser observado (Fig. 2). É sinal que a segunda parte do ciclo está a começar. Por essa altura as Nitrosomonas começam-se a fixar e a transformar a Amónia (NH4) em Nitritos (NO2). Atenção, o ciclo ainda não terminou e não é aconselhável ainda colocar qualquer peixe.

4 – Quando as Nitrosomonas estiverem bem instaladas (entre 15 a 20 dias depois da montagem do aquário) é possível observar um segundo pico de concentração, desta vez de Nitritos (NO2). A terceira fase está a começar e as Nitrobacter vão se começar a instalar (Fig. 2).

3 – Cerca de 30 dias depois do inicio do ciclo, a concentração de Nitritos (NO2) diminui, e os Nitratos (NO3) aumentam (Fig 2.). Nesta fase já podem ser colocados os primeiros peixes. É importante que não sejam postos muitos peixes de uma só vez e com intervalos de uma semana para que as bactérias aumentam de número e acompanhem os sucessivos aumentos na carga orgânica do aquário.

4 – Durante os cerca de 30 dias que são necessários para a formação do ciclo, é importante ter em conta que TPAs (Trocas Parciais de Água) podem desacelerar o processo. Sobretudo, é importante não mexer no filtro nessa altura critica em que as bactérias se estão a fixar.


Cumps,
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. não me expliquei bem, eu fiz o ciclo dos 30 dias. Fui sempre tratando de tudo o que explicas e antes de meter peixes ao final do 29º dia, foram feitos os testes.

 

Depois comprei em cada das 3 semanas que os tenho, os peixes. Primeiro 4, depois, 4 e por fim 5. Totalizei 13. Sempre com intervalos de 5/6 dias entre a introdução deles.

 

Os peixes foram: Vou dizer no total mas posso dizer por cada leva o que pus: 5 platys, 4 mollys, 2 guppys, 1 corydora, 1 limpa vidros( limpa algas chinês).

 

Um dos peixes deve ter vindo grávido, há 3 dias descobri um alevin. ´Também encontrei um branquinho a boiar.

 

Morreram entretanto 2 mollys e um platy.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro antes que me esqueça, as corydoras tem de estar em cardume senão andam sempre nervosas e assustadas e pode reduzir a vitalidade,... e como é o único peixe que tens a utilizar o fundo regularmente podes arranjar mais duas ou três. A parte de cima do aquário já está toda ocupada com os vivíparos. O limpa vidros também está bem. As mortes podem ser por uns surto de bactérias comum em aquários novos no verão ou maus parâmetros da agua (pouco oxigénio, nitritos/nitratos, falta ou excesso de minerais,...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora não podes fazer muito mais, retira o coral, não compres mais peixes, compra se puderes o ECHA 2000 ( http://www.pet4you.net/peixes/farmacia/esha-2000.html) fazes o tratamento (3 dias) de toda a população restante e aguardas 1 mês.

 

Faz de sábado a sábado tpa's de 10 litros (água da rede com acondicionador anti-cloro/metais pesados, 24h antes de colocar no aqua)

 

Boa sorte!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver isso que falas amanhã. Hoje não me morreu nenhum. O Alevim continua vivo, vai se escondendo no meio das plantas, é preto e aparenta ser espevitado. Tive para o tentar apanhar e separar pois tenho uma maternidade, mas não sei se não é melhor deixá-lo assim...

 

Fiz testes de PH E AMONIA, parece estar tudo ok. O PH está acima dos 7 e a Amonia está nos níveis muito baixos, o melhor parametro da caixa.

 

Estou a dar de comida um granulado da sera. Disseram que era bom na loja onde comprei.

 

Estou a tentar aprender, dar o meu melhor, espero que me vão ajudando dentro do possível.

 

Já retirei o coral... Um pormenor. Tinha notado um cheiro muito activo sempre que abria o aquário, não era mau cheiro, antes um cheiro muito forte. Hoje depois de tirar o cheiro desapareceu, e fui cheira o coral cá fora, e era o tal cheiro. Não vos posso dizer que é mau, é como se tresandasse a peixe ou algo do género...

 

Acham que para não estar sozinha devo comprar mais duas corydoras ou somente depois de uns dias a ver se estabilizo a situação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera uns dias, se não houver mais mortes em uma semana convém que compres mais uma, como são as únicas ocupam o fundo terão espaço para interagirem umas com as outras. Mas faz TPA como o Lusky disse. A qualidade da agua pode também variar de região para região e dos canos. Já conheci um caso que era um problema dos canos que provocava um envenenamento dos peixes embora este não deva ser o caso. É normal que o alevim sobreviva como nasceu no teu aquário estará bem e somente habituado ao teu aquário.

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver isso que falas amanhã. Hoje não me morreu nenhum. O Alevim continua vivo, vai se escondendo no meio das plantas, é preto e aparenta ser espevitado. Tive para o tentar apanhar e separar pois tenho uma maternidade, mas não sei se não é melhor deixá-lo assim...

É melhor tratores disso o mais breve possível. Faz o tratamento, é importante evitar baixas.

 

O alevim pode ou não sobreviver, das duas uma o metes na maternidade e o salvas de ser predado pelos outros vivíparos ou o metes já na maternidade e consegues salvar do tratamento que vais efectuar. Pois, porque pode não sobreviver ao tratamento.

 

Fiz testes de PH E AMONIA, parece estar tudo ok. O PH está acima dos 7 e a Amonia está nos níveis muito baixos, o melhor parametro da caixa.

Está tudo OK, mas para ajudarmos melhor tens de dizer que parâmetros tens, pH= ...acima de sete mas quanto acima!?!?!? 7.8 ou 7.9 é acima, que teste estás a utilizar? Marca? De gotas de fita?

A amónia está nos níveis baixos, quão baixa está ? Mas para ti o que consideras baixo pode não ser o que se espera de um aqua com o ciclo de 28 a 30 dias como dizes ter feito e esperado, é que se o ciclo ficou completamente feito não devias ter amónia quase, preferência devia estar quase nula, que valor de amónia tens afinal?

 

Por fim devias comprar testes de nitratos e nitritos, muito importante também! Sem saberes estes parâmetros e valores exatos dos mesmos não deverias ter colocado peixe nenhum.

 

Primeiro o aqua estabilizado depois os peixes.

 

Estou a dar de comida um granulado da sera. Disseram que era bom na loja onde comprei.

Qual é a comida?

Infelizmente nem sempre os lojistas estão certos, às vezes querem é vender.

 

Já retirei o coral... Um pormenor. Tinha notado um cheiro muito activo sempre que abria o aquário, não era mau cheiro, antes um cheiro muito forte. Hoje depois de tirar o cheiro desapareceu, e fui cheira o coral cá fora, e era o tal cheiro. Não vos posso dizer que é mau, é como se tresandasse a peixe ou algo do género...

Corais como já disseram são para água salgada.

Pedras, troncos comprados ou não em loja ou apanhados na natureza têm de ser lavados, fervidos e se alguns tratados.

 

Acham que para não estar sozinha devo comprar mais duas corydoras ou somente depois de uns dias a ver se estabilizo a situação?

Claro que deves ter corydoras em cardume, de 3 ou 5 num aqua de 60cms.

Por tudo o que já leste neste teu tópico, até o meu próprio post, achas mesmo que deves comprar mais peixes sejam eles quais forem? Sem teres isso estabilizado?

 

Filipe, ninguém nasce ensinado, até os mais experientes fazem asneiras, alguns se não partilham é por falta de coragem, outros por desilusão e haverá outros por outros motivos.

Tenta ser objectivo e pergunta tudo o que precisares, estamos cá todos para ajudar!

Aprende conosco, com as experiências positivas e negativas, OK?

Dispõe, boa aquariofilia!

 

E outra máxima, é que na aquariofilia tem de se ser muito paciente, a paciência leva ao sucesso!

 

Espero ter-te ajudado.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o problema não pode ser o pH, se fosse muito alto morreriam primeiro o limpa vidros e a cory e só depois os vivíparos que toleram e preferem um pH levemente alcalino.

Também tens de ter em conta como os introduziste no aquário e onde arranjaste os peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luigi claro que não é o mais importante, é preciso é fazer os testes todos principalmente em início de montagem. Os parâmetros têm é de ser ditos com exatidão e nem sequer falei em gh e kh. A que ser objectivo a contar o que se passou e está a passar, para os membros puderem ajudar da melhor forma e exactidão e à que seguir certas normas para chegar a bom porto, e tu sabes bem disso, posso estar enganada mas acho que conheço o teu percurso e te ajudei no início , certo?

 

PS: até digo mais ainda não percebi os procedimentos levados a cabo no ciclo do azoto. Até pode resultar dessa situação, por algum motivo interrompeu o ciclo.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Respeito-vos a ambos (Luiji e Vera), e ambos podem ter uma certa razão, mas não é de todo plausível entrar em conflito quando a prioridade é a do FilipePC80, lembro que cada um tem a sua opinião e forma de ajudar, existem muitas coisas que são a regra da aquariofilia e eu não as sigo porque já tenho a minha própria experiência, devemos aceitar as opiniões/críticas dos outros e no caso de descordância explicar o porquê e o que deve fazer de imediato.

 

De uma coisa tenho a certeza, se partilhar-mos a nossa sabedoria mais depressa ajudaremos o nosso amigo a salvar os peixinhos dele.

 

Por isso vamos-lá ajudá-lo!

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Bom dia,

 

Respeito-vos a ambos (Luiji e Vera), e ambos podem ter uma certa razão, mas não é de todo plausível entrar em conflito quando a prioridade é a do FilipePC80, lembro que cada um tem a sua opinião e forma de ajudar, existem muitas coisas que são a regra da aquariofilia e eu não as sigo porque já tenho a minha própria experiência, devemos aceitar as opiniões/críticas dos outros e no caso de descordância explicar o porquê e o que deve fazer de imediato.

Qual conflito? não há cá conflito nenhum. Estamos a trocar ideias, até nos conhecemos bem.

Quanto ao resto concordo inteiramente e ouvir o que nos é dito, né?

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já estou mais descansado Vera :)

 

Sabes que do lado de fora pareceu-me um conflito mas lá está foi apenas o meu ponto de vista, obrigado por esclareceres!

 

FilipePC80 estou curioso e quero acompanhar a tua situação, sempre que possas vai postando novidades nem que seja apenas um espirro do alevim :)

 

Estarei sempre pronto para te ajudar e se não souber ajudo-te na pesquisa!

 

Cumprimentos a todos,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a Vera não existe conflito nenhum nem nunca houve! Peço desculpa se te dei a entender isso Vera. Sim penso que és capaz de me ter ajudado à uns anos. Eu não disse quase nada porque disseste quase tudo o que havia para ser dito!! ;).

 

 

PS: Podem tratar-me por Luis :mrgreen:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Quero que saibam que sou administrador de um forum e de um blog ligados a natureza/pesca, por isso estou nesse aspecto ( da desinformação e trocas de impressões muito bem habituado :smile2: ). Parece me que entendem do que falam e agradeço a todos que me ajudem. Sei de outros assuntos, mas desta parte de aquários sou fraco e como tal tenho que evoluir.

 

Daqui bocado vou a uma loja que pelo que li aqui no forum tem muito boas referências, uma na AMORA. Sou de perto e não a conhecia. Vou comprar o teste de nitritos e o que for necessário.

 

Sobre o PH, eu não sei bem ver o valor exacto, isto está em termos de cores. Ou seja isto é tipo por cores... Diria que está ali para os 7.6

A Amonia está pela cor nos 0. Sem nada. Os testes são da NUTRAFIN e são de gotas.

 

A comida é da SERA, Vipagran.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora vou tentar explicar ao máximo tudo.

Eu como pessoa sou muito observador, é característica e passo horas a olhar para o aquário ( até porque está no móvel em frente ao sofá lol.

Os primeiros 10 dias foram perfeitos em termos de ambientação dos peixes. Pareciam felizes, brincalhões, e muito unidos... Após a 3ª leva de peixes, do nada, começou o problema ( que pode até nem ter haver, ser somente uma coincidência). Achei logo no dia a seguir alguns peixes amorfos, mais parados e mais ao cimo de água...

 

Do nada vejo uma coisa preta pequena no meio das plantas... No mesmo dia de noite, enquanto andava sempre a ver se via o alevim, encontrei um mais pequeno já esbranquiçado a boiar.

 

Uma Molly as bolinhas, ficou estranha e emagraceu ( julguei até ser a grávida), cabeça quase sempre caída e respiração anormal/ofegante.

 

Alguns dos peixes, começaram a parar muito sempre ao cimo da água. Os Guppys que são muito pequenos foram dos que nunca vi qualquer alteração do comportamento. Os Platys morreu um, mas no geral aparentaram estar mais ou menos. Os Mollys tirando uma branquinha balão, pareceram os mais afectados, mais parados. Morreram dois.

 

Depois de morrer a molly que eu julgava ter sido a que estava grávida, não morreram mais peixes. São tudo coisas que vou pensando... Sei lá.

 

Pergunto-me se a oxigenação que tenho chega... Mas pelo que li o meu filtro é suficiente... É externo da e para aquários até 150 litros ( embora pelo que li até estou no limite, pois se tenho 60 litros e o filro dá até 300 lts/horas, dá as tais 5x mais que li que era aconselhável).

 

Estou com algumas dúvidas nas trocas parciais de água, de como retiro e como ponho... Devo por algum produto? Sai da torneira e vai para dentro? Deixo 24h num garrafão aberto? É muito difícil saber exactamente o que fazer, procurando não correr erros que façam mal aos peixes, por estupidez minha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Não te esqueças (se tiveres interessado claro) do Esha 2000 é um produto a ter sempre conosco.

 

Quanto à marca da comida que lhes dás sou a favor, SERA é a única que uso, para mim é a melhor, tanto a nível de nutrientes necessários como também não polui tanto a água como outras marcas.

 

Relativamente ao PH, no meu está também com esses valores (um azul claro) deverá rondar entre os 7.0 > 7.6, não tenho problemas com os meus inclinos que são camarões red chery, cereja e outra raça que desconheço, neons, corydoras, caracóis Helena.

 

A reprodução é constante nos camarões, e nos caracóis.

 

Boas compras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora vou tentar explicar ao máximo tudo.

Eu como pessoa sou muito observador, é característica e passo horas a olhar para o aquário ( até porque está no móvel em frente ao sofá lol.

Os primeiros 10 dias foram perfeitos em termos de ambientação dos peixes. Pareciam felizes, brincalhões, e muito unidos... Após a 3ª leva de peixes, do nada, começou o problema ( que pode até nem ter haver, ser somente uma coincidência). Achei logo no dia a seguir alguns peixes amorfos, mais parados e mais ao cimo de água...

 

Do nada vejo uma coisa preta pequena no meio das plantas... No mesmo dia de noite, enquanto andava sempre a ver se via o alevim, encontrei um mais pequeno já esbranquiçado a boiar.

 

Uma Molly as bolinhas, ficou estranha e emagraceu ( julguei até ser a grávida), cabeça quase sempre caída e respiração anormal/ofegante.

 

Alguns dos peixes, começaram a parar muito sempre ao cimo da água. Os Guppys que são muito pequenos foram dos que nunca vi qualquer alteração do comportamento. Os Platys morreu um, mas no geral aparentaram estar mais ou menos. Os Mollys tirando uma branquinha balão, pareceram os mais afectados, mais parados. Morreram dois.

 

Depois de morrer a molly que eu julgava ter sido a que estava grávida, não morreram mais peixes. São tudo coisas que vou pensando... Sei lá.

 

Pergunto-me se a oxigenação que tenho chega... Mas pelo que li o meu filtro é suficiente... É externo da e para aquários até 150 litros ( embora pelo que li até estou no limite, pois se tenho 60 litros e o filro dá até 300 lts/horas, dá as tais 5x mais que li que era aconselhável).

 

Estou com algumas dúvidas nas trocas parciais de água, de como retiro e como ponho... Devo por algum produto? Sai da torneira e vai para dentro? Deixo 24h num garrafão aberto? É muito difícil saber exactamente o que fazer, procurando não correr erros que façam mal aos peixes, por estupidez minha...

 

Boas,

 

As tpa's fazes da seguinte forma:

 

1. Retiras a cada sábado 10 ou 12 litros de água com uma mangueira pequena (lavada) para um garrafão qualquer.

2. Deves ter preparado pelo menos 24 horas antes da tpa 2 ou 3 garrafões de água de 5 litros a descansar se possível coloca umas gotas de anti-cloro/metais pesados, ao colocares a água dos garrafões para dentro do aquário usa a mangueira mas não a coloques até a fundo do garrafão porque lá estarão os metais pesados, deves deixar esse resto no garrafão e deitar fora. O corrimento da água para dentro do aquário deve ser lento para não provocar um pico grande de temperatura baixa.

3. Usa água da rede pois já estará ausente de muitas matérias nocivas, embora que tenhas de retirar o cloro e metais pesados com esse acondicionador aqua ( http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/acondicionadores-de-agua/agua-nova/api-aqua-pur.html )

 

Qualquer dúvida adicional por favor chateia.

 

Nota: O link que envio é meramente para te mostrar um produto não quer dizer que tenhas de o comprar.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Eu tenho pouco tempo nisto e baseado no que disseste e na minha experiência, darei a minha opinião.

Quanto ao PH que tens, não está mal. Com o tempo irá baixar um pouco. Todavia no teu caso não convém que se torne ácido, especialmente por causa das mollys; acho que não seria grave se um dia atingisse 6,8 por exemplo, mas menos que isso só para outro tipo de fauna. Do que tens, a corydora adaptar-se-ia melhor e até seria melhor para ela.

 

Antes que me esqueça: quano tiveres mais uma leva de alevins, compra Sera Vipan Baby, por exemplo.

Pesquisa também no Seriously Fish sobre as espécies que tens, nomeadamente sobre a sua dieta. É que há peixes cuja alimentação tem de ser maioritariamente vegetariana.

Aconselho-te vivamente a comprares os comprimidos de spirulina da Sera e dar por exemplo um a cada três ou quatro dias. Eu tenho platys e são doidos por isso.

 

Não disseste qual o filtro que tens. É o 2213 ou o 2211?

 

Pessoalmente, acho que não tens peixes a mais, desde que faças as TPAs adequadas e não coloques comida de mais.

Lembra-te de verificar o fluxo do filtro, sabendo que a mangueira de aspiração acumula sujidade no interior. Eu costumo tirar a minha uma ou duas vezes por mês e lavar por dentro à pressão. Tiro a cabeça do chuveiro e aponto a bicha para o interior da mangueira.

 

Quanto às TPAs aconselho por exemplo: 20%-25% no fim-de-semana e 10%-15% a meio da semana.

Atenção que se falta de oxigénio é mau, o excesso também o é. Desde que haja ondulação à superfície e não notes os peixes ofegantes.

 

Espero ter ajudado algo.

 

Cumps.

 

José

Ah!

 

Eu também tenho Vipagran. Por vezes antes de o deitar na água, costumo rolar um pouco entre os dedos para quebrar os grãos maiores. Ser calhar não interesss, mas é uma mania minha :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Já tenho a água preparada para fazer os tpa´s mais o respectivo produto para juntar antes de a introduzir.

 

Também comprei uma pedra difusora, que tem ajudado a dar ainda mais oxigenio ao aquário. O filtro que tenho é um EHEIM.

 

Uma dúvida que me tem vindo a matutar tem a ver também com os peixes que estão grávidos ou deram a luz. Tenho lido muito sobre as eventuais complicações e na realidade... Eu ia jurar que dois dos peixes que morreram foram os que deram a luz. Claro que a experiencia que tenho é quase nula e baseio-me apenas na observação deles, mas...

 

Também separei um dos filhotes, o que consegui apanhar, após ter sido atacado por um platy e foi por um triz que não foi comido... Ficou encostado ao vidro entre as pedras em desespero... Agora não sei quando o posso soltar... Ele é muito pequeno, e foi visto pelos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, podes deixar estar até 1.5/2 meses para crescerem depois libertas quando já tiverem tamanho suficiente para não serem comidos.

Quanto a colocares vivíparos em maternidades eu não aconselho pois as fêmeas stressam e às vezes acontece morrerem. Estás atento e vais retirando os alevins à medida que vão nascendo para maternidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filpe,

 

Como está a correr esse salvamento à risca? mais alguma baixa? o pequenote safou-se?

 

Aguardar novidades,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal. Os peixes têm estado bem, agora hoje fiquei muito triste. O pequenote morreu a pouco... Fiquei mesmo chateado. Fico a pensar se o devia ter separado, foi o 1º que vi no aquário, era uma mascote... Enfim, há que ter força para ir tentando perceber o que se passa.

 

Os outros aparentam estar bem, não houve mais baixas até a data. Vamos ver. Já comprei mais uma corydora, para juntar a outra.

 

O aspecto de as mães morrerem depois de dar a luz anda a fazer me pensar... Entendi o que me explicaram, mas não sei mesmo que fazer... Não acham estranho que as 2 femeas que eu tenho quase a certeza que eram as grávidas e depois de ver peixes pequenos foram as que morreram? Terá sido apenas acaso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.