Filtro externo para 200 Litros


Recommended Posts

Olá,

 

Vou fazer um aquário com cerca de 200 litros e estou a escolher um filtro.

Vai ser um comunitário com plantas de baixa/média manutenção.

 

Pesquisei filtros até 120 €uros e seleccionei estes 3.

 

 

SERA FIL BIOACTIVE 250 UV
Caudal: 750 l/h
Tem UV
FLUVAL 306
Caudal: 1150 L/h
EHEIM ECCO PRO 300
Caudal: 750 l/h
Estava inclinado para o SERA por ter o UV.
Entretanto já me disseram que o UV do sera é fraco e não faz nada e que era preferível comprar um EHEIM porque filtram melhor que os SERA. Vi também este FLUVIAL que tem mais caudal e é de preço semelhante...
Qual a vossa experiência com o UV do SERA?
Sei que é melhor ter um UV à parte mas um EHEIM reeflexUV 350 ainda custa mais 100 €uros...
Qual a vossa opinião? Aceito outras sugestões!
Obrigado!
Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler outros posts e cheguei à conclusão que filtros com UV integrados não é a melhor solução.

Assim, por agora vou comprar um filtro sem UV e quando tiver mais t€mpo compro um filtro UV.

 

O aquário terá cerca de 200 litros, logo com a regra dos litros x 5 precisarei de ter um caudal de 1000 l/h.

 

Dos 3 que eu tinha visto, só o FLUVIAL tem mais que 1000.

 

O que o Paulo sugeriu agradou-me porque é menos de 100€ e li que é silencioso mas tem caudal de 900l/h :mellow: será suficiente?

 

O que me aconselham? FLUVIAL, JBL, EHEIM?

 

 

Obrigado

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, está-me a agradar o JBL CristalProfi e901 greenline que o Paulo sugeriu.

 

Descrição do Produto
  • Volume do aquário - 90-300 Lt.
  • Caudal da bomba - 900 Lt./h.
  • Volume de filtragem - 7,6 Lt.
  • Consumo de energia - 11 W
  • Compartimentos para filtragem - 4
  • Dimensões (AxLxP) mm - 18 x 21 x 40,5 cm.

 

Será suficiente para um aquário de 200 litros? Alguma outra sugestão?

 

Obrigado

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho também um aqua de 200L, e falando por experiencia própria, aqui vai a minha opinião.

 

Eu tenho o sera fil 250 + o ecco pro 300.

 

comprei inicialmente o sera, mas ao fim de 2 meses de uso, não dava conta da água, estava sempre supa, alem de que ao fim de algum tempo, a esponja e a lã começa a ficar impregnadas de materia e vão cortar em muito o caudal, pra cerca de metade do que é anunciado.

 

depois acabei por comprar o ecco pro 300 em 2ª mão, e a coisa resolveu-me 2 problemas num só. na altura, e como a circulação de água era muito fraquinha, acabei por ter cianobacterias, e para ter alguma circulação de agua dentro do aqua, tinha de ter um filtro interno, ora, como arranjei o 2º filtro a coisa resolveu-se ( a questão da circulação, a questão das cianobacterias, melhorou, mas nao resolveu ).

 

 

portanto, se queres comprar só um filtro, tens de ter uma litragem muito superior aos 750l/h que anunciam na caixa, até pq esse valor é o da tiragem sem matérias filtrantes...

 

para um aqua de 200L, e para teres sempre a agua em condições, aconcelho 2 filtros de 750l/h, OU então arranja um com litragem de no minimo 1200l/h.

 

Segundo as contas o perfeito seria 5 a 10 vezes a litragem do aquario por hora, ou seja, valores minimos 1000l/h (5x) valor máximo 2000l/h( 10x ) ora como em principio não serás extremista, e pelo que percebo o orçamento tb está limitado, apontaria para um filtro no meio desta tabela, entre 1200 a 1500 l/h.

 

em relação ao UV, tenho um que comprei num patrocinador aqui do forum, de 9w, e que até ao dia de hj ainda nao falhou, mas ai depois ja tens de ter cuidado ao cudal que vais ter a passar no UV, eu tive de fazer uma derivação e apenas metade da agua q sai do sera ( serão a volta de 200 a 250l/h ) a passar no uv, durante 4h/dia.

 

o caudal no UV é muito importante, até pq se passar rápido demais, nao faz nada, so gasta luz...

 

espero ter ajudado

 

Vitor Nunes

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Dentro do preço compra o que tiver maior capacidade filtrante (copo maior), ou seja entre dois de fizerem caudais l/h semelhantes escolhe o que tiver maior capacidade filtrante.

O problema dos UV acopolados é que para boa filtragem UV convém ter caudais reduzidos, coisa que estes filtros geralmente não têm.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao UV já me decidi em comprar separado do filtro.

 

Agora já me estou a concentrar no filtro.

A conta dos "litros x 5" para o caudal é suficiente?

 

Se descontar o substrato, pedras e a parte de cima que fica por encher, o aquário terá cerca de 180 litros de água.

180x5=900l/h

Que exactamente o que tem o JBL CristalProfi e901 greenline.

 

Se for necessário posso gastar mais um pouco.

Só não quero gastar dinheiro num filtro potente de mais para depois ter metade da válvula fechada ter corrente a mais no aquário...

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho um aquário mais ou menos com a mesma litragem e tenho um JBL CristalProfi e1501 greenline e estou bastante satisfeito, mas é possivel que passe um pouco o teu orçamento, mas garantidamente faz o que precisas...No entanto, também é possível que pelo mesmo preço consigas algo melhor. Eu estou satisfeito com o meu tem uma capacidade de filtragem brutal e até é bastante silencioso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho um aquário mais ou menos com a mesma litragem e tenho um JBL CristalProfi e1501 greenline e estou bastante satisfeito, mas é possivel que passe um pouco o teu orçamento, mas garantidamente faz o que precisas...No entanto, também é possível que pelo mesmo preço consigas algo melhor. Eu estou satisfeito com o meu tem uma capacidade de filtragem brutal e até é bastante silencioso.

 

E não sentes que é corrente a mais?

Os peixes dão-se bem com água tão movimentada?

E as plantas não ficam todas de lado com a corrente?

Pergunto isto porque tenho actualmente um outro aquário mais pequeno em que tenho que ter a válvula meio fechada senão as plantas ficam todas de banda...

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, por acaso não noto isso parece-me bastante adequado. Para além disso ele vem equipado com dois tipos de saída. Traz uma normal e outra comprida, tipo flauta. Eu tenho a normal e ninguém se queixa de nada! Há que ter em conta que os caudais anunciados não correspondem bem à realidade, li algures que os testes são feitos sem massas filtrantes. Portanto convém sempre dar-lhes um desconto.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais