MIX Publicado Maio 24, 2005 Publicado Maio 24, 2005 Boas a todos, Pois é, lá estava eu a olhar para a postura semanal já muito habitual dos meus discos e de repente vejo uma caudas minusculas a abanar! Essas caudas já têm 2,5 dias e agora preciso de conselhos para as manter vivas. ´ São lindos não são??? Eu comprei estes ovos para os começar a alimentar com artémia viva. Quando devo começar? Devo por o pacote todo a eclodir, ou guardo metade para começar mais tarde? Quanto tempo dura isto? Desculpem, mas sei que há aí gente om muita experiência nisto. Se me puderem ajudar agradeço. Abraços, Miguel "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
nunomiguel Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Olá, Os peixes estão no comunitário? Têm companhia? O mais provável é quando começarem a nadar serem comidos ou desaparecerem... No comunitário é quase uma missão impossível (a não ser que separes o aquário com uma rede). A artêmia deve ser dada ao fim de 1 semana depois de começarem a nadar. Deves colocar poucos ovos de cada vez a eclodir. No início eles não vão comer muita coisa (ignoram até a artêmia). Se fizeres muita coisa depoia acaba por se estragar. Além disso tens de ter sempre 2 garrafas (no mínimo) a produzir artêmia. Tens montes de tópicos sobre isso... dá uma vista de olhos. Cumprimentos, Nuno
MIX Publicado: Maio 24, 2005 Autor Publicado: Maio 24, 2005 Ok, Desculpa, mas só tenho mais uma pergunta. Eu vou de férias nas sexta feira. Achas que posso separá-los dos pais e levá-los comigo num garrafão de 5L (ponho lá um filtro e um aquecedor quando chegar) e dou-lhes lá a artémia, ou estão mesmo condenados à morte? Abraços, Miguel "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
zefish Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Se os separas dos pais vao morrer de certeza uma vez que eles se alimentam do muco dos pais. O melhor talvez seja deixalos com os pais e esperar que se aguentem... mas faltando o alimento aos adultos os pequenos talvez marchem... essa artemia nunca vi, não traz instruções? faz uma experiencia com um pouco a ver quantas nascem... de qualquer modo pra semana deves de ter hipotese de te redimir faz uma busca aqui no forum pois isso é dos topicos que mais se falam logo a seguir aos escalares. Um Abraço Zé
Vitor Melo Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 Olá Miguel, antes de mais parabéns! Não sei se respondes, julgo que não, mas os pais estão sozinhos? De qualquer forma não lhes mexas... Vai de férias desconsado. Quanto tempo vais? Acredita que ás vezes até é melhor assim. Não os vês, também não lhes mexes, logo, não há stresses Um abraço, Vitor Melo PS: Nem penses em colocar metade da caixa :D Coloca tipo uma colher de chá em 1L de água salgada ou assim... De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
zefish Publicado: Maio 24, 2005 Publicado: Maio 24, 2005 vitor não sei se reparaste aquela embalagem diz "contem 47gr de sal e 3gr de ovos de artemia" realmente 3gr acho pouco (compro latas de 500gr mas da para um tempão) outra coisa estranha é a quantidade de sal... eu faço a mistura com cerca de 32gr por litro de agua. se faz tudo num litro fica muito sal, se faz metade fica com pouco sal... eu tentava 1/3 do pacote em 1/2L de agua. não faço ideia mas 1gr deve de dar ja uma boa quantidade de naupilos e 47/3=15.6666gr em meio litro vai dar a concentração de aprox. 31.3333gr/L mas o melhor mesmo é comprar a artemia sem sal, assim podes fazer a quantidade que quiseres e isso com o sal de cozinha eclode bem. para alem de ficar carissimo 3gr por 9.5 aerios!!!! vai-la-vai!!! isso fica-te a mais de 3000 euros o kilo eu comprei uma lata de 500gr por aprox. 30 euros :D e o sal de cozinha é baratissimo. Um Abraço Zé
MIX Publicado: Maio 24, 2005 Autor Publicado: Maio 24, 2005 Antes de mais, muito obrigado pelas elucidativas respostas. Eu vou 3 semanas de férias, o que me impedirá de os alimentar com artémia durante este tempo. Por outro lado, os pais estão num comunitário de 700L com 50 cardinais, 10 L's e mais 2 discus. Eu até já pensei em tirar os pais para outro aqua mas tenho medo que isso stresse os pais ao ponto de comerem os "putos". Além de que tirar os pais do meu aqua ia ser um stress enorme pois tenho o aqua cheio de trocos que não consigo mexer. Enfim... Acho que é melhor fazer isto noutra altura. Só tenho pena pois não queria mesmo que eles morressem. Se pudesse ficava cá. Mas não posso. :D Abraços, Miguel "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
JSOUSA Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Olá Miguel, não sei se já o fizeste, mas devias registar o mais rapidamente possivel os parametros da água. No comunitário e com cardinais pela beira os alevins irão desaparecer certamente. Acho que devias pensar em arranjar um cubo com 50*50*50 ou 40*40*40 sem decoração, só com filtro de esponja e termostato para colocares o teu casal de discus, de preferência utilizando água com os mesmos parametros, ok? Desta forma poderás ter sucesso nas próximas posturas. Depois vai colocando questões no Fórum, porque há muito pessoal para te ajudar. Cumprimentos Jorge Sousa Jorge Manuel Portela de Sousa
JSOUSA Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Miguel, esqueci de dizer que além do filtro de esponja, termostato deves utilizar também um cone por exemplo em barro para que os discus possam fazer a postura. Jorge Sousa Jorge Manuel Portela de Sousa
joaogil Publicado: Maio 25, 2005 Publicado: Maio 25, 2005 Viva, Deve ser dificil retirar os Discos juntamente com os alevins para um novo aqua sem sair asneira. Não será mais facil retirar todos os outros peixes? Assim haverá menos stress para o casal, e evitas mexer nos alevins. Boa sorte.
Recommended Posts