Anubias micro


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

 

Venho mostrar-vos uns exemplares de anubias que tenho em aquário há mais de 6 anos (pelo que são plantas adultas).

 

Recebi a primeira no meio de um monte de rizomas que comprei a um membro aqui do fórum, e entretanto já se reproduziu.

Alguém já viu plantas destas assim tão pequenas?

 

Cumprimentos

 

SAM_3795_zpspgthrplm.jpg

SAM_3797_zpsuidosxnv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao vivo nunca as vi. Só mesmo através da internet.

Há quem diga que são uma nova variedade de Anubias barteri, chamada de nana "micro".
Outras pessoas porém afirmam que obtêm plantas semelhantes expondo uma vulgar Anubias barteri var. nana "petit" a condições de bastante luz (como é o caso deste exemplar http://i147.photobucket.com/albums/r288/bsmith782/60-p/60-pandanubis9-9-11002.jpg). Fica a dúvida no ar :eusathink: .

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive durante alguns anos essa variante, cheguei a usar numa montagem de 1.5l que tive. Eram Anubias barteri var. nana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

var. nana de certeza que não é. Essa até é das maiores que encontras à venda nas lojas, porque é uma versão mais pequena da planta original, cujas folhas chegam aos 6+ cm de diâmetro. Depois apareceu a var. nana "petite", mas mesmo assim essa é maior que esta que mostrei, em que as folhas têm 1-2cm de diâmetro. Esta que vos mostrei tem ~0.5 cm de diâmetro, e como o Pedro disse é capaz de ser uma dessa nova variante "micro". Não foi é cultivada em situações de muita iluminação, deve ser algo genético e não ambiental que está na origem destas plantas.

 

Se alguém quiser posso ofertar uma planta filha dessa (tem 3 folhas apenas) para cultivarem no aquário e tentar reproduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho anubias var nana petit com o tamanho dito normal mas depois tenho numa mini estufa a mesma e chega até a ser mais pequena que essa e já tive dentro de agua mais pequeno que isso, não minha opinião a planta é que não se esta a conseguir desenvolver corretamente logo não cresce :s

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderia ser, tirando o facto de que tinha mais 10 anúbias ditas normais a propagarem-se de forma normal. Entretanto enviei um exemplar a um membro e depois ve-se como aquilo se dá noutro aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais