Sign in to follow this  
jNuNeS-_-

Projecto calha LED 120cm

Recommended Posts

Boas pessoal.

Ando com um novo projecto em mãos e para tal preciso de alguma ajuda.

Preciso de iluminação para o novo aquario de 120cm e por isso estava a pensar em ser eu a construi-la.

Andei a ver alguns projectos por aqui no forum e vi que existe muita malta entendida no DIY de calhas led. A minha ideia seria tambem ser eu a construir uma.

Pretendo uma iluminação para um aquário com escalares e posteriormente discus, e também que pudesse manter plantas com um nivel de exigência médio. Esteva a pensar em mandar vir uns CREE de fora do país, mais o led driver e montar tudo.

Alguém que perceba mais do que eu disto, que tipo de led's aconselha, quantos e qual a melhor forma de montar tudo isto?

Desde já obrigado e cumprimentos a todos,

José Nunes

Pode-me dizer onde os comprou?

Entretanto andei a ver no ebay leds e fitas e fiquei na dúvida. Fita de led 5630 de 6500k à prova de água, daria para manter um aquário de 1,20m com plantas tipo anubias, vallisnerias e outras do género, ou não compensa o investimento?

Boas!

Nunca fiz nenhum projeto com fitas. Agora o que investiguei aponta para as melhores e provavelmente as únicas que dão alguma segurança para usar em plantados mais exigentes serem as Samsung 5630 que a ADA supostamente usa nas suas calhas premium.

Um projeto com fitas é muito mais fácil do que com leds isolados, penso eu. É usar 12V sempre, dimensionar a fonte convenientemente e pronto. Se o dissipador for suficientemente largo até dá para juntar mais se depois se vir que não chega (por isso há que escolher a potência da fonte com base no cenário pior).

Se quiseres ir para os leds isolados podes sempre ler o que aqui escrevi e que resume a minha experíência. Estão lá os dados todos incluíndo fornecedores.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=237528#entry1325370

Sim a ideia seria usar as fitas por serem de mais fácil montagem. Estava a pensar em comprar um rolo de 5 metros e dispor umas 4 fitas seguidas. Segundo os valores do vendedor, para 5metros de fita tem 300 led's e cada led tem 28~30lm. Não sei até que ponto isto é verdade mas fazendo as contas, usar o rolo todo até teria uma boa relação lm/L.

A calha que estou a pensar em usar até é larga, por isso daria perfeitamente para colocar mais umas fitas de led e quem sabe umas azuis para uma moonlight.

A minha dúvida continua a ser se um rolo deste género chegaria para "iluminar" as plantas de maneira a que crescessem bem. Não será um plantado com material high-tech, mas ao fazer queria alguma coisa bem feita.

Atenção ao tipo de led e de rolo, por causa da humidade que vai danificar os leds em pouco tempo.

Atenção ao tipo de led e de rolo, por causa da humidade que vai danificar os leds em pouco tempo.

100% de acordo

Isto não é um mero detalhe, daí sugerir comprares leds de qualidade superior obviamente estanques.

Também já tinha pensado nisso. Vi uns que tinham revestimento à prova de água ip65(acho que era isto).

Já agora, podem me dizer um site fiável onde comprar, que os que tinha visto eram da china(ebay) e não me acredito muito no paleio deles. lool

Edited by jNuNeS-_-

Compro muitas coisas no ebay, tanto da china como de outros paises e nunca tive problemas

Estava-me a referir à qualidade dos led's em questão, que me pareceram muito bons para apenas 10 dolars.

Essas fitas de LED do Ebay funcionam mesmo com plantas?

São tão baratas que fico mesmo na dúvida. Já estou para mandar umas à uns tempos mas fico reticente que funcionem :/.

Tenho estado a ver as 5050SMD.

Que modelo aconselham à prova de água?

Viva João Silva,

Posso, por experiência própria, dizer que as tiras de módulos SMD 5050 RGB e os SMD 5630/5730 em 3500-6500K dão perfeitamente para aquários e as plantas gostam. Mas atenção que o índice de protecção (IP) tem que ter o 2º número igual ou superior a 5, ou seja: IP65, IP67, IP68.

Mas em termos de performance em relação de iluminação/potência, optem sempre pelo 5630/5730.

cumps,

David

O que acham destes Leds?
Alguém já os está a usar? Qual o feedback?

http://folgosa.olx.pt/calha-led-para-aquario-especifica-1m-iid-446565513

Por este preço não vale a pena comprar o material e montar em casa...

Esses parecem ser 5630/5730. Quanto ao preço, a minha opinião é que seja elevado, especialmente se conseguirem deitar mãos àquelas barras metálicas facilmente. E como gosto que seja tudo DIY, pior :P

Tenho uns parecidos. São 5730. Para já parece que são uma boa solução.

Boas

Já há novidades?

Cumprimentos

Sign in to follow this