jNuNeS-_-

.Membro
  • Content Count

    155
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by jNuNeS-_-

  1. Viva de novo, Acho que está no momento de renovar o aquário e tou a pensar em arranjar um novo pouco maior e aproveitar as cryptos e rotala e a fauna. Eu estava a pensar em aproveitar todo o equipamento deste aquário. Será que posso montar o novo aquário (substrato e inerte) e encher com a água deste já maturado e ligar o filtro também já colonizado? Assim transferia as plantas e os peixes. Será arriscado? Aceito críticas a esta ideia.
  2. Viva pessoal, Após as alterações que fiz no aquário, quase tudo resultou. A echinodorus já tem duas folhas novas bem formadas dentro de água e a rotala está a crescer bem. O único problema está na ludwigia. Perdeu a cor, ganhou algas e não aparenta desenvolvimento algum. As vallisnerias cobriram todo o vidro traseiro como queria, apenas tenho pena de a ludwigia não estar a vingar. Já pensei em retirar os poucos pés que tenho e tentar fazer uma cultura emersa ou algo do género, a ver se consigo salvar a planta. Continuo com co2 estável, fetilização EI micros e macros, dia sim, dia não, com folga ao outro dia da tpa, e reduzi o fotoperiodo para 8 horas. Que mais deverei tentar? Já pensei em pastilhas para o substrato, mas da maneira como estão as vallisnerias, essas vão lançar ainda mais pés para a frente do aquário, coisa que não me canso de arrancar uns quantos todas as semanas. Cumprimentos a todos, José Nunes
  3. A minha ideia era só tentar melhorar as cores das próximas gerações, pois estão a nascer saudáveis e tou a gostar da experiência. Penso que se os deixar como estão vão começar a perder cor, certo? Já pensei em aproveitar os wild e os mais claros e trocar para um plantado que tenho, o problema é um escalar que lá tenho e que ia achar muita piada aos bichos. Vou ver se arranjo um cubo pequeno só mesmo para aproveitar os mais vermelhos.
  4. Compreendo. Era mesmo só uma ideia que tinha e não sabia mesma se era viável. Vou considerar então arranjar um novo aquário.Em relação à maternidade, não tou a ver quais são. Só conheço aquelas transparentes que ficam dentro do aquário e que têm várias placas para fazer compartimentos.
  5. Boas, Foi exactamente o que fiz para acabar com os parasitas, reduzi à alimentação, passei a usar uma tampa para colocar a comida e melhorei a filtragem. Até ver está tudo controlado. Em relação à selecção dos camarões, a minha ideia inicial seria juntar os mais vermelhos para um lado e deixar os restantes no aquário. Já pensei em arranjar uma placa de acrilico fino, fazer furos e dividir o aquário, mas não sei até que ponto é viável. Entretanto já vi uns cubos 30*30*30 que seriam suficientes para começar um novo aquário, mas já implicava arranjar substrato novo, termostato, filtragem, etc. Queria tentar manter a coisa o mais económica possivel. A ideia da placa seria fazer marcações em toda a superficie e fazer furos com uma broca fina, apenas para deixar passar a água entre as duas partes. Caso fizesse as medições corretamente, nem seria preciso colar a placa, bastava enterrar no substrato e com umas pedras já dava o suporte necessário. Como tenho dois tipos de filtragem no aquário (filtro de esponja com bomba de ar e filtro interno modificado com espuma na entrada) colocava um em cada divisória e garantia a filtragem e a movimentação da água. Será uma ideia viável? Cumps e obrigado pelas dicas
  6. Boas pessoal. De forma a atualizar o tópico comecei por alterar o nome do mesmo, visto nunca chegar a ter tido crystal reds no aquário e da forma como as coisas estão a correr, não deverei ter nenhum assim tão breve. O aquário está no ponto, a meu ver. Neste momento tenho cerca de 5 vezes o número de camarões que introduzi, alguns com cores já agradáveis. Os parâmetros estão estáveis e sempre resolvi a questão das sanguessugas. De forma a continuar com o projecto, acho que chegou a altura de começar a escolher os camarões com melhores cores para começar a apurar as mesmas das gerações seguintes. Que dicas devo seguir para ter sucesso? Não tenho nenhum aquário preparado para o efeito, será possível cruzar os camarões desejados no mesmo aquário, utilizando uma maternidade/divisória/...? Cumps
  7. Obrigado pela dica. Acabou por não ser preciso. Tenho é que ter cuidado agora que dou pastilhas, pq já reparei que quando são de spirulina ele não sai de lá até acabar com ela.
  8. Está 5 estrelas. Está já com a barriga normal. Continua com muito apetite. O que me ocorre que tenha acontecido foi que naquele dia tinha posto uma pastilha de alho no vidro, e ele por norma demora a perceber que é comida. Quando a pastilha se soltou deve de a ter engolido quase toda.
  9. Espero que sim. Eu tenho andado a variar a comida. Pastilhas de colar no vidro de spirulina, alho e super red(proteina). Deve ter abusado na quantidade.
  10. Viva. Hoje de manhã depois de alimentar os peixes reparei que um escalar está um pouco inchado. Já tive há uns anos um outro escalar com hidropisia, mas o inchaço era diferente. Neste, está inchado apenas na zona circular dos "bigodes". Será grave?
  11. O que eu tenho neste momento é dos que dá para tirar o disco para lavar. Também uso lixivia, mas lá está, para limpar em condições tenho de tar a desligar o co2 e depois convém estar atento ao sistema a ver se não desregulou nada. Também é de uma fração do tamanho do que tenho, o que vai ficar 5 estrelas no aquário.
  12. Ando a ver um difusor novo para o meu plantado e também já tinha visto este. Pelo teu feedback, acho que já sei qual comprar.
  13. Viva. Após alguns dias a ver o desenvolvimento da rotala decidi fazer o mesmo a ludwigia, cortar as pontas e replantar num local de luz mais direta. Está tudo com muito bom aspecto e com um crescimento notório. A echinodorus continua a lançar folhas para fora da água. Será que se comprar umas cápsulas e as enterrar junto da raiz ajuda ao problema? Que cápsulas aconselham? Vou ver se amanhã já coloco fotos.
  14. Viva. Já dei uma coça nas plantas. Retirei todas as rotala aproveitando apenas as que estavam em perfeitas condiçoes, cortando em pontas pequenas e voltando a plantar em molhos de 3 pontas bem juntas, já num novo local do aquário. (Vi esta técnica num video da tropica, em que se replantavam as pontas podadas em pequenos molhos). Entretanto já dei um jeito Às vallisnerias e mantive tudo o resto. Segui as dicas do Paulo em desligar o filtro e tudo mais e correu tudo super bem. Depois de replantar, liguei o filtro e em poucos minutos tinha a água totalmente limpa. Amanhã já tinha agendada a limpeza do filtro, por isso já fica tudo em condições. Tenho também no aqua uns pés de ludwigia palustris, já bem vermelha nas pontas, mas também não está como quero. Tem muitas pontas/rebentos a meio do caule e está pouco densa. Poderei utilizar a mesma técnica que na rotala, de retirar tudo, aproveitar o que está em condições e plantar? Em relação às fotos, não consegui tirar nada pq o telemóvel entregou a alma ao criador e só amanha é que devo de ter um substituto. P.S. Segue o video que falei:
  15. Desde já muito obrigado por este passo a passo, vai ser com certeza muito útil. Eu queria apenas preencher um canto atrás do aquário com uns pés de cryptos brown, que neste momento estão muito altas e com muitos pés, já encostadas ao vidro da frente. Em relação às rotala, estas desenvolvem bem, mas devo ter errado na técnica de poda e não estão do meu agrado. Certamente vou cortar bem próximo do substrato e replantar as falhas com pontas. Já agora tenho uma outra dúvida, tenho noutro canto uma echinodorus que antes de introduzir o co2 (à 8 meses) a tinha dado como morta, mas entretanto recuperou e ficou bem bonita e saudável. O que acontece é que as novas folhas tendem a sair da coluna de água, chegando a contornar a calha que está a 10 cm da superficie. Segundo sugestão de um colega, cortei todas as folhas que estivessem fora de água e mais umas duas submersas, que já eram bem antigas. Terei procedido bem? Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.
  16. Vou ter de ganhar coragem para cortar então a rotala ahahah Acho que de todas as plantas, foi nestas que podei pior. Vou ver se amanha ponho aqui umas fotos para dar para ver o antes e o depois. Obrigado pelas dicas
  17. Se eu quiser preencher um espaço com algumas cryptos, será arriscado arrancar uns dois ou três pés e plantar atrás?
  18. Só algumas rotala, tenho já um grande arbusto, mas dá para ver que por baixo estão mais escuras e com menos folhas. De resto tenho crypto brown e green, sendo que as brown tão bem grandes já, mas com muita saúde. Tenho depois vallisnerias, que já é tipo praga, manda rebentos para todo o lado. Todas as semanas tenho de arrancar uns quantos pés novos.
  19. Pois, eu comprendo. A questão é que já nao tenho espaço para plantar o quer que seja ahahaha Está tudo preenchido com plantas.
  20. Viva. Eu tenho um aquário de 60 litros densamente plantado, com injeção de co2 e fertilização diária e tudo mais, mas neste momento tenho algumas plantas que desenvolveram de tal forma que dá vontade de pegar em tudo e organizar ahah Com isto, queria perguntar qual a melhor forma de o fazer. A ideia seria tirar toda a fauna e flora e replantar, aproveitando para dar uma aspiradela ao substrato. Sei que corro riscos de picos de amónia/nitritos por andar a mexer no substrato. Devo tirar todos os peixes e aproveitar a água do aquário, fechar as torneiras do filtro para manter as colónias de bactérias e só depois começar a tirar as plantas. Que outras dicas devo seguir para evitar problemas?
  21. Exato. Não acho que seja preciso estar tudo 100% igual ao que se lê. Convém é manter tudo sem oscilar.
  22. Uma coisa que tens de ter em atenção nos crystal red é aos níveis da dureza da água, o kh e gh e também ao tds. Contudo, pela experiência que tenho nos camarões, o que melhor se pode fazer é evitar ao máximo alterações dos parâmetros da água. Quanto mais forem constantes melhor.
  23. Tou a entender. Eu por acaso melhorei a filtragem estes dias. Tinha um filtro interno parado, tirei o copo de baixo e fiz a entrada toda em espuma. Tá a filtra bem e melhorou a circulação de água.
  24. O crescimento/reprodução dos red cherry vai influênciar de alguma forma o dos crystal red ou é apenas pela questão de que a certa altura terei uma proporção muito elevada de red cherrys para uma muito pequena de crystal red?