Preparação para o Verão


Recommended Posts

Um dos maiores pânicos dos detentores de aquários de recife é sem dúvida o calor. Uma aiptasia chateia e faz arrepios na espinha, um mantis é um problema, mas nada se compara aos riscos de uma subida do aquário aos 31/33 graus.

 

O objectivo deste post não é discutir sobre chillers, peltiers, ventoinhas, etc...

 

É apenas lançar a discussão sobre qual a melhor temperatura de base a utilizar no período estival:

 

:) mais a puxar para o baixo para (em caso de insuficiência dos esquemas de refrigeração) tentar evitar que se atinja um máximo letal

 

:) mais a puxar para o alto para (em caso de insuficiência dos esquemas de refrigeração) tentar evitar que se atinja uma variação letal

 

Eu tenho o meu mini a 25ºC e estou para decidir se deverei fazer convergir lentamente a temperatura para 27ºC ou mantê-lo como está. Presentemente consigo ter variações que não ultrapassam um grau graças a uma ventoinha de cpu.

 

Talvez valesse a pena colocar o tema à votação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito o post para uma questão.

 

Estou sempre a ouvir falar em aiptasia, podem realmente dizer-me o que é isto e porque é tão prejudicial para um salgado ou reef.

 

Relativamente a essa ventoinha de cpu que tens, colocaste onde? no compartimento da sump?

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma excelente questão sem dúvida e que muitas vezes só damos atenção quando acontecem os desastres. O aquariófilo Português não dá muita importância a segurança, infelizmente.

 

Eu acho que pelo menos 15% do orçamento de um aquário, deveria ir para a segurança.

 

Mas vejamos este caos concreto da ventilação/refrigeração. Conheço aquários dizimados num dia por calor excessivo, por isso, quanto a mim é um assunto bem importante.

 

Sem dúvida que um chiller, ou eventualmente um ar condicionado, são e mlhor opção. Mas é também evidente que não é com certeza a mais barata.

 

Aqui acho que as ventoinhas fazem o seu papel perfeitamente.

 

Em caso de fiabilidade, devem andar ela-por-ela. Conheço tanto chillers a falhar como ventoinhas a não "soprar" ;) . Talvês aqui o Ar Condicionado leve uma certa vantagem, já que é um sistema que não tem água a passar por ele. Mas talvês também não seja o mais eficiente a arrefecer a água... :)

 

 

Ou seja, há muitas variáveis em jogo, contudo acho que pesando bem todas elas, a solução escolhida passa pelas ventoinhas de PC. Idealmenente conjugadas com um controlador de temperatura, que faria desligar as luzes do aquário, se esta subisse acima de um certo valor. Mas isto já é muito hi-tec :)

 

Por isso, e aproveitando este tópico como uma espécie de inquérito, o meu voto vai para ventoinhas :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Milus: há seguramente muitos posts melhores do que este para falar/aprender sobre aiptasia no Fórum (a função pesquisar devolveu-me 26 assuntos) ;)

 

:) Hugo: excelente post :) e viva a segurança (por acaso tenho como certo que o meu aqua novo vai ter uma UPS pelo menos para aguentar durante umas horas os 55w da bomba de circulação) MAS o que é que é melhor?

 

;) Subir um pouco a temperatura para minimizar as quase inevitáveis variações ou

:?: mantê-la muito baixa para evitar máximos absolutos. O que é que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... mais uma vez, e como em quase tudo, acho que depende.

 

E depende essencialmente do volume do aquário.

Diria que para volumes maiores (talvês acima dos 500L) o melhor seja deixar a temperatura baixa.

 

Isto porque em mais litros a mudança de temperatura não será tão brusca nem tão rápida e demorará mais tempo a atingir temperaturas críticas. A questão da variação rápida, dificilmente se colocará num aquário com litragem acima dos 500L.

 

Já em aquários mais pequenos é natural que a refrigeração falhando, a temperatura aumente rapidamente e aqui já acho preferível que ela já esteja "relativamente" alta, para a diferença não ser tão repentina...

 

Just me 5 cent :):)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPS: Obrigado Milus.

 

É isso mesmo!

 

Dado que os PCs puxam mais watts do que uma bomba de circulação típica (o meu PC com monitor deve andar pelos 400 e tais e a minha Ocean Runner consome 55watts) é de esperar que uma UPS barata que aguenta um PC 20 minutos possa suportar a bomba pelo menos 3 horas.

 

Ainda não sei bem como mas estou a pensar em meter um timer no sistema para a bomba funcionar 50% do tempo de espera em ciclos de 5 minutos.

 

Estas soluções podem ser a diferença entre uma catástrofe total ou um mero momento de stress passageiro.

 

Mas isso é um outro tema se calhar óptimo para fazer uma pesquisa aqui no fórum.

 

Hugo RSF: concorgo contigo! Acho que é melhor subir ligeiramente a temperatura nos sistemas pequenos e mantê-la nos grandes. Os sistemas pequenos também têm a vantagem de terem normalmente mais superfície para o volume total o que significa maior eficiência das ventoinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção à utilização de bombas com UPS baratas pois normalmente uma UPS barata produz uma onda sinusoidal modificada ao contrário da onda sinusoidal pura que sai das tomadas de nossas casas.

Algumas bombas simplesmente não funcionam desta maneira e por uma ocean runner eu não punha as minhas mãos no fogo.

Uma bomba de ar pode trabalhar à vontade com onda sinusoidal modificada, bem como um aquecedor ou uma bomba que use um transformador como é o caso das tunze electronicas, se bem que neste caso tal procedimento encurta a vida da bomba.

 

Uma boa ideia será usar uma bomba de ar com pedra difusora. O consumo é baixo o que possibilita um funcionamento bastante longo.

Acho que este tipo de equipamentos devia fazer parte da lista de prioridades na montagem de um aquário. Basta um corte de corrente mais longo para que o prejuízo seja avultado, principalmente num aquário cheio de corais.

Uma UPS barata (mustek por ex.), como referiu o apisto, custa sensivelmente o mesmo que um ou dois corais duros. Não é a solução ideal mas num aquário densamente povoado onde o consumo de oxigénio é elevado, pode siginficar a salvação para os animais mais sensíveis.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e ainda... uma boa solução passaria pela ligação do aquecedor e de uma bomba de circulação, por exemplo?

E uma ups barata aguenta com todos esses watts?

Obrigado desde já.

 

tens UPS de todos os preços, obviamente que quanto mais cara maior potência conseguem aguentar e por um intervalo de tempo superior. Dá uma vista de olhos nas tabelas de qualquer loja de material informático.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários sobre UPSs :shock:

 

Acho que as Tunze se dão bem com a coisa (ondas quadradas) porque como têm um transformador à cabeça e trabalham (penso eu) com corrente contínua o efeito acaba por não se fazer sentir totalmente.

 

Quanto ao uso de bomba de ar, concordo totalmente mas ainda assim diria que a solução mais simples seria conseguir manter a circulação sump tanque principal.

 

Quanto mais perfeitinha for a onda mais cara é a UPS. Tanto quanto sei, tem havido um grande desenvolvimento qualidade/preço neste domínio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais perfeitinha for a onda mais cara é a UPS. Tanto quanto sei, tem havido um grande desenvolvimento qualidade/preço neste domínio.

 

 

Em termos de UPS cheguei a procurar uma solução mais ou menos barata para a questão (com onda sinusoidal pura) mas os preços que encontrei eram tão estupidamente altos que desisti.

 

Sai mais barato arranjar uma bateria de barco ou autocaravana e com um relé e um transformador 12V-230V faz-se a festa por um pouco menos. Não percebo muito de baterias mas acho que algumas ao carregarem "deslargam" :wink: uns gases por isso é preciso alguma informação acerca do tipo de bateria mais indicado para longos ciclos de carga-descarga, como é o caso das que se podem usar neste tipo de aplicação. Convém ter cuidado quanto à sua localização.

 

Nos transformadores de 12V - 230V surge o mesmo problema da onda pura ou quadrada.

O mais barato que encontrei até agora chegava aos 75-100W (não me lembro bem) e andava na casa dos 75 euros, onda quadrada como é óbvio. Um pouco mais acima até 250 ou 300W (também aqui não me lembro ao certo) o preço já subia consideravelmente e falando sempre de onda quadrada. Se formos para potências de 500W o preço mais que duplica e continuamos no dominio da onda quadrada.

 

Os mais baratos de onda sinusoidal pura que encontrei, andavam na casa dos 400-500 euros e a potencia se bem me lembro não era nada por aí além.

 

De qualquer maneira as UPS que "vi" de onda sinusoidal pura (não pseudo-pura) custavam bem mais que isso.

 

Se realmente existir uma melhor (leia-se mais barata) solução que envolva o uso de UPS e onda sinusoidal pura é muito bem vinda.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alexandre

as baterias que procuras sao baterias de gel.

 

as baterias normais (de carro) so largam vapores quando estao com as tempas abertas, sitiaçao essa que apenas ocorre quando a tens de por à carga.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei a solução para uma UPS DIY envolve 3 componentes:

 

Bateria, Carregadores e Alternador (acho que é assim que se chama - os americanos chamam-lhe "inverter").

 

Podem ser feitas todas as combinações imagináveis desde que essas 3 componentes sejam compatíveis.

 

As baterias de gel são as mais caras ao que parece.

 

Eu procuro uma solução que me assegure pelo menos a circulação. De facto a OR 3500 pode-se passar se a onda for demasiado quadrada mas de qualquer forma não custa nada tentar em "ambiente controlado".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei a solução para uma UPS DIY envolve 3 componentes:  

 

Bateria, Carregadores e Alternador (acho que é assim que se chama - os americanos chamam-lhe "inverter").

 

Não é alternador, isso é um componente de um gerador, por exemplo, o que não é o caso que aqui se trata.

Em português já vi esse aparelho que converte os 12V de uma bateria (corrente continua) em 230V de corrente alternada, ser chamado de conversor e transformador. Não sei se há um nome específico próprio para isso mas em qualquer loja de electrónica ou de produtos para automóveis sabem do que se trata.

 

De facto para uma solução DIY de uma UPS é necessário também um carregador para a, ou as baterias a utilizar, mas além desses três componentes é necessário um relé que é o dispositivo que vai fazer com que quando houver um corte de energia, se ligue automaticamente uma bomba ou qualquer dispositivo de back up que funcione ligado às baterias. De igual modo, quando a energia voltar, o relé volta a desligar as baterias desligando a bomba de backup.

 

Há uma diferença desta solução para a UPS. Nesta configuração é necessário que o equipamento de backup sirva apenas para isso pois quando não falta a luz o equipamento de back up é completamente desligado. No entanto é muito fácil adicionar mais baterias e prolongar o tempo por periodos muito mais longos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Só por azar a luz faltou-me ontem por cerca de 10 minutos :)

 

Em países como os Estados Unidos já não são raros nas grandes cidades os chamados black-outs (cortes gerais e prolongados) por problemas de gestão da rede eléctrica (isto além dos costumeiros problemas com furacões, tornados e tempestades de gelo).

 

Em Portugal houve o famoso black-out que ficou conhecido pelo "Caso da Cegonha". 8) Já não me lembro quanto tempo demorou mas creio que foi o suficiente para preocupar qualquer "reefer" que se preze.

 

Por outras palavras, num reef com um custo superior a 1000 eur é pura roleta russa não investir pelo menos 100 eur numa UPS (mesmo de PC) que pelo menos dê para manter um bomba de ar que assegure alguma agitação nos tanques durante 6 a 12 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais