Aquario comunitatio 120l remodelado. Problemas com detritos.


Samufish

Recommended Posts

Tenho um aquario Bluedream de 120L (80x30x50) com bomba de 300 L/H com filtro biológico e carvão activado, Termostato de 100W e lampâda Day Light.

 

O aquário tem estado bem ao longo de 1 ano e resolvi agora fazer uma limpeza geral pois estava muito sujo e com plantas em excesso.

 

Passei os meus peixinhos para outro aquário mais pequeno de 60L:

1 plecostomus

1 Tubarão Bala

1 Tubarão Martelo

1 Cauda de espeda

1 Corydora

3 Neons

2 peixinhos vermelhos que não sei a espécie... talvez me possam ajudar... está numa das fotografias.

 

Samu%20Aqua1.jpg

 

Passei o areão por água para remover a porcaria e a água saia castanha tipo lama as primeiras vezes. Voltei a colocar no aquario e coloquei algumas plantas novas e uma selecção das antigas. quanto aos filtros só passei uma vez por agua para não os limpar completamente.

 

Samu%20Aqua2.jpg

 

Voltei a encher o aquario utilizando um produto da aquasafe para tratar a agua. Deixei repousar e passado alguns dias mudei os meus peixes menos o plecostomus e o tubarão bala.

 

Samu%20Aqua6.jpg

 

O aquário manteve-se limpo. Passado alguns dias mudei o Plecostomus e o Tubarão bala. No dia seguinte o aquário estava como podem observar pelas fotografias.

 

Samu%20Aqua3.jpg

 

Samu%20Aqua4.jpg

 

Alguem me pode ajudar? Será o Plecostomus ou o tubarão bala a fazer estes detritos todos? como posso tratar deste assunto? Presumo que vou ter que aspirar o aquário de 3 em 3 dias senão isto vai ficar tudo sujo outra vez...

 

Samu%20Aqua5.jpg

 

Agradeço a ajuda que me possam dispensar visto que sou um novato na aquariofilia.

 

Obrigado. Atenciosamente,

Samuel Silva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

na minha modesta opiniao acho que nao te deves preocupar mto com isso pq esse dejectos ate vao adubando o areao e sempre que fizeres a troca parcial de agua das uma aspiradela :agrue:

mas e melhor esperares por comentarios de alguem mais entendido que eu

 

matrix69

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samufish

 

Normalmente quando algum peixes (ou peixes) defeca em quantidades demasiadas, é sinal que estão stressados. Isso dá-se, por exemplo, nas trocas de aquarios, ou trocas de agua. O peixe fica nervoso e defeca em quantidades nunca antes vistas. Chegamos a pensar.. "Onde é que ele vai buscar tanta quantidade?!".

Não te preocupes, isso é normalissimo. Com o passar dos dias (pelo menos 3) vais reparar que tudo voltará ao normal e o peixe defecará nos periodos normais de tempo. Quanto aos detritos que já estão no fundo do areao.. penso que nao seria má ideia "tentar" aspira-los. Digo "tentar" porque se nao conseguires aspirá-los facilmente, mais vale deixa-los onde estao. Tenho ouvido pessoas que dizem que quando aspiram o areao, levantam mais lixo para a agua do que aquele que aspiram. :shock:

 

Espero ter ajudado

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ouvido pessoas que dizem que quando aspiram o areao, levantam mais lixo para a agua do que aquele que aspiram.

Tambem acho, a mim acontece-me o mesmo, levanta-se muito lixo, mas quando o faço, é realmente por necessidade, e opto por limpar o areão e depois substituir 20% a 30% da agua logo imediatamente para que a agua não fique poluida por muito tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Samufish, antes de mais parabens pelos teus aquarios..... tao mt fixes..... Eu tb queria ter 2 aquarios desse tamanho no meu quarto.... :PEnfim

 

Agora quanto ao teu problema dos detritos, na minha opinião , esse aparecimento de detritos deve-se à extremamente fraca potência da tua bomba para a litragem do teu aquário, como tal, nao gera o movimento necessário para que os detritos que são levantados pela agitação dos peixes sejam apanhados pela entrada do filtro.

Regra geral, um filtro deve fazer entre 5 a 6 vezes o volume de agua do aquário por cada hora, o teu apenas faz 2 vezes e tal.....

 

Penso que seja disso, pelo menos é a unica coisa que me ocorre...

Tenta arranjar um filtro mais potente......

 

Um Abraço

Hugo :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente quando algum peixes (ou peixes) defeca em quantidades demasiadas, é sinal que estão stressados. Isso dá-se, por exemplo, nas trocas de aquarios, ou trocas de agua. O peixe fica nervoso e defeca em quantidades nunca antes vistas. Chegamos a pensar.. "Onde é que ele vai buscar tanta quantidade?!".

Não te preocupes, isso é normalissimo. Com o passar dos dias (pelo menos 3) vais reparar que tudo voltará ao normal e o peixe defecará nos periodos normais de tempo.

 

Obrigado pelos vossos comentários. Realmente o Evolute tinha razão. Os peixes andam mais calmos e os detritos que fazem agora é o normal que penso conseguir limpar na limpeza que faço de 15 em 15 dias juntamente com a mudança de água.

 

Comprei um aspirador muito bom a pilhas que enquanto aspira a porcaria aspira logo a áqua, o que torna mais rápida a mudança de água.

 

Quanto à bomba para já tem servido mas no futuro se mantiver este aquário penso retirar a parede lateral onde está o filtro e colocar o filtro externo. Ai sim, vou pensar num motor mais potente.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a esses detritos eles nao sao muito progediciais, mas podes sempre sinfunar o areao tempos a tempos. quanto ao peixe que nao sabes o nome se for o da 3ª foto a contar de baixo, parece-me um tetra-serpae ou hyphessobrycon serpae.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
Obrigado pelos vossos comentários. Realmente o Evolute tinha razão. Os peixes andam mais calmos e os detritos que fazem agora é o normal que penso conseguir limpar na limpeza que faço de 15 em 15 dias juntamente com a mudança de água.

 

Comprei um aspirador muito bom a pilhas que enquanto aspira a porcaria aspira logo a áqua, o que torna mais rápida a mudança de água.

 

Quanto à bomba para já tem servido mas no futuro se mantiver este aquário penso retirar a parede lateral onde está o filtro e colocar o filtro externo. Ai sim, vou pensar num motor mais potente.

 

Cumprimentos,

Samu.

 

Ola Samusfish

Em vez de tirar a parede pensa em um motor mais potente para o filtro interior e mais tarde arranja um filtro exterior...

Assim podes conjugar um com o outro..

Simples, a saída do filtro externo entrar no filtro interno e o motor mais forte no filtro interna para garantir algum vazamento do filtro externo...

Assim garantes uma grande filtragem de agua e uma baixa agitação de agua no aqua..

:confused4:

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Samusfish

Em vez de tirar a parede pensa em um motor mais potente para o filtro interior e mais tarde arranja um filtro exterior...

Assim podes conjugar um com o outro..

Simples, a saída do filtro externo entrar no filtro interno e o motor mais forte no filtro interna para garantir algum vazamento do filtro externo...

Assim garantes uma grande filtragem de agua e uma baixa agitação de agua no aqua..

:confused4:

 

 

Falso Alarme...

Não tinha visto a data :P

De qualquer forma, fica a ideia :sleeping:

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais