Apresentação Tardia


RuiCaeiro

Recommended Posts

Boas pessoal

Eu já devia ter feito a apresentação à algum tempo mas tenho andado feito voyeur a aprender convosco.

O meu projecto consiste num aquário de 112L
Filtro: Eheim Biopower 240 (há-de cá estar na segunda ou terça-feira uma vez que simplesmente ardeu, actualmente estou a usar um tetratec in 400

termostato: 300w boyu
Bomba de ar provisória uma vez que não preciso quando o filtro voltar

Substrato: Areia da construção, 20kg (esta areia foi lavada cerca de 20 vezes e fervida)+ areão de rio para cobrir um pouco da areia

Fauna:
Shubunkin x1 (ele está cá porque este era o único Filtro que tinha e não podia deixar o meu porcalhão ou porcalhota sem filtragem)

Ancistrus dourado x1 que no espaço de 2 semanas cresceu uns 2cm

Danio rerio zebra x2

Danio rerio dourado x2

Guppy x1 (o macho ficou preso no musgo não sei como e morreu e as outras duas fêmeas morreram a dar à luz [não sei se é normal]}

Alevins de Guppy são cerca de 18 (agora são protegidos pelo Shubunkin que atira areia para cima de quem se aproxima dos pequenotes

Uma Khuli que me foi oferecida por um amigo meu, a mulher dele tinha medo e nojo dela e ele foi obrigado a desfazer-se do peixito

Tenho um camarão que vinha no musgo, está bem grande

Um caracol que eu vi no outro dia e pelo que vi aqui pelo Fórum é um physa (também devia vir no musgo)

Flora:
Hydrocotyle leucocephala - tenho de podar e plantar mais pés

hygrophila difformis - não se deu muito bem no inicio, está agora a rebentar

Musgo de Java

Feto de Java - vinha num estado lastimável mas está a recuperar bem e a cada dia tem novos rebentos

Agora eu gostava que me dessem a vossa opinião acerca do aquário, sei que não é nada com o que eu já vi por aqui, mas eu gosto, transmite-me um sentimento de que é algo selvagem mas calmo e relaxante. xD

Além de ter de adicionar mais umas khuli uma vez que são peixes de cardume. Que mais ficaria bem no meu aquário?

Quanto à flora, vou trabalhando com a que tenho ou posso adicionar mais algumas espécies de fácil manutenção?

Agora deixo-vos com umas fotos

20141116_224040_zpstiilp2xv.jpg

20141129_031454_zpsnvhipo1s.jpg

20141129_031432_zpssfhimllb.jpg

20141129_031511_zpsjdfcpcqo.jpg

20141129_031511_zpsjdfcpcqo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Esta engraçado, quanto as situações que referes dos guppies não me parecem normais, no entanto podem acontecer. Tenho duvidas quanto as plantas, parece-me que tens algumas que deveriam estar enterradas, mas não tenho conhecimentos suficientes para ter a certeza absoluta.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo José as minhas plantas estão todas enterradas à excepção do musgo.

Obrigado pelo feedback

Eu não queria tirar o moinho porque aquilo tem os buracos para levar o tubo da bomba de ar, e é nesses buracos que se escondem os alevins e a khuli.

E como eu disse, a bomba de ar fica só até o eheim biopower voltar uma vez que ele faz isso tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está giro, acho o areão de rio muito grande....

 

Podes pensar em corydoras e se desejares um peixe de destaque ir para apistogramas ou ramirezis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São pedrinhas soltas que eu apanhei para tapar a areia uma vez que eles adoram esgravatar, subir até ao topo só aquário e cuspir a areia.

Vou-me informar sobre as espécies Hugo.

Alguém aqui tem ancistrus? O meu agora tem a mania de meter de barriga para cima na hora das refeições e comer o que lhe passa na boca, eu além de granulado de fundo também lhe dou banana e courgette mas ele anda interessado na comida dos alevins e nos flocos dos outros.

Obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um comportamento normal dos ancistrus quando se habituam aos flocos, assim nessa posição conseguem comer tudo o que mexe lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei que fosse o meu a fazer-se de esperto xD

 

Estive a ler sobre os apistogrammas e os ramirezis e gostei de ambos, mas li que os ramirezis são muito frágeis, aqui no fórum já vi pessoal a dizer o contrário.

 

Se eu os meter agora existe a possibilidade de me comerem os alevins?

 

Desculpem la o interrogatório.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

Acho que podias tornar o aquário mais natural... Mas tu gostares é o mais importante :)

 

Eu não metia ramirezis nem apistogrammas acho que não é aquário para eles :s talvez uma colisa ou peixe paraíso

 

O ramirezi sem duvida que comia os alevins

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais natural significa remover o quê? =)

 

Pois eu vi que os ciclideos necessitam de muito espaço e o meu aquario tem 70x40x40, dá um total de 112L mas eu so consigo meter lá 100 certos.

 

Eu tenho obrigatoriamente de arranjar corydoras, umas vez que são activas e são peixes de cardume, mas queria arranjar mais alguma espécie de meio ou topo, tenho os guppys de topo, zebras de meio, mas desde que aqui tenho o Shubunkin que eles andam a filtrar a areia, aprenderam a imitar o outro e andam sempre nisso, o que até nem é mau.

 

Existe alguma espécie que seja indicada tendo em conta as minhas condições?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tirava tudo o que é artificial como o moinho e a toca e arranjava uns troncos ou rochas maiores!!

 

70x40x40 é perfeito para alguns ciclídeos mas acho que ainda não estas pronto para isso

 

Corydoras so tirares essas pedras que estão no substrato e deixares só a areia... Porque essas pedras não são nada aconcelhadas para corys

 

Danios zebra são resistentes e patrulham o aquário todo ;)

 

Os shubunkin fazem sempre isso tal como a maioria dos peixes desse género

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo contrário acho os ramirezis super resistentes, pois são muitas vezes comprados por impulso e aguentam tanto...

 

Acho que o aquário é bom para esse tipo de peixes e ao contrário do que diz o magikarp a pessoa estar ou não preparada só depende dela.

 

Acho preferível escolher à partida um peixe que se gosta logo, do que andar com segundas escolhas e depois mais tarde é o pessoal a querer se desfazer dos peixes.

 

Claro que em todas as situações e com qualquer peixe temos que nos informar antes e ter as devidas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal vou agora dar uma volta pelas pet shops aqui da zona.

 

Quanto a caverna vou deixar ficar pois quero que fique coberta pelo musgo.

 

Também vou comprar dois côcos para criar mais um ou dois esconderijos, depende do meu tacto.

 

Continuo à espera do filtro, já estou a desesperar.

 

Obrigado pelas sugestões pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite pessoal

 

depois de andar as voltas fui a uma loja onde sou cliente há vários anos, e nunca la tinha comprado equipamento de aquariofilia, normalmente só compro coisas para a minha cadela e eles acabaram de fazer de mim um amigo para a vida.

 

Não comprei nenhum peixe, vou esperar até os alevins crescerem um pouco mais, mas, fiz um negócio brutal para uma calha mais as lâmpadas, duas t8 15w de 18000k, ou seja a calha mais as lâmpadas não chegaram a 40€. hehehe, uma coisa engraçada que é um aparte, é também aquilo que paguei por este aquário, uns singelos 35€ no olx.

 

deixo-vos com as fotos do aquário já com a calha montada e a funcionar, realmente o aspecto está muito melhor.

 

Foto - 1

20141201_184221_zpsijoyht0n.jpg

 

Foto - 2

20141201_184233_zps9l9vaovq.jpg

 

Murphy :drool3:

20141201_191938_zpscf4hmsks.jpg

 

Na quinta-feira em principio vou lá comprar umas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa tarde meus caros.

 

Hoje venho dar-vos a conhecer mais um upgrade no layout do meu aquário.

 

Desta vez inseri um tronco (é mais um galho) que andava a preparar já há três semanas, depois de o descascar e raspar o mais que consegui, fervi o mesmo, de seguida deixei no congelador durante 24h e nas restantes 3 semanas ficou num recipiente coberto com agua e sal, mudanças de agua a cada 3 dias com agua da chuva para poupar. xD

 

Hoje reparei que já não flutua e decidi introduzir no aqua.

 

Fiz também uma poda às minhas hydrocotile, eu não sei se já alguém fez, mas eu acho que vão dar uma espécie de tapete engraçado, acho que vou tentar fazer isso com elas.

 

Estejam à vontade para comentar, dar opiniões, etc...

 

Seguem as fotos.

Esta ficou com muito má qualida, não sei porquê:

20141203_180514_zpsvzwxg66f.jpg

 

plano geral, já com a poda feita:

20141203_180453_zps0hfjp4ly.jpg

Editado por RuiCaeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal o que me dizem de meter umas anubias?

 

Em princípio vou mesmo meter um casal de ramirezis aqui, tenho me informado bastante, acho que para ciclideos até são calmos e sociáveis, tenho mesmo gostado do seu comportamento em comunitários.

 

Por agora não tenho nada de novo no aqua mas quando tiver meto fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Isto mais começa a parecer um diário pessoal do que um tópico mas pronto.

 

Venho colocar mais umas fotos, pois adquiri um casal de ramirezis e uma anubia.

 

O casal

20141205_185050_zpsm8a1jc20.jpg

 

Anubia

20141205_185205_zpskenvrdgt.jpg

 

A Fêmea

20141205_185101_zps03wxitk8.jpg

 

Outra vez o casal

20141205_185135_zpsctbl2ope.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Rui, ao ver o teu aquário voltei atrás uns 20 anos ao meu primeiro aquário, tal como tu tinha um moinho cuja roda movia devido às bolhas de ar, também tinha ânforas e areão de rio. Mas felizmente a aquariofilia evoluiu imenso desde essa altura e acredito que rapidamente vais evoluir também ;)

O que deves fazer para já é :
1-Trocares essas lâmpadas por umas de tonalidade mais quente*, essas são para aquários salgados;
2- Investir num filtro externo com capacidade suficiente para a tua litragem**;
3- Testar os parâmetros da tua agua.
4- Fazer muitas festas à tua cadela enquanto aprecias o teu mundo aquático :)

 

 

*Entre os 4000K e os 10000K.

**Algo que faça 5 a 10x litragem/hora do aquário. E com muito espaço para albergar materiais filtrantes mecânicas e biológicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Rui, ao ver o teu aquário voltei atrás uns 20 anos ao meu primeiro aquário, tal como tu tinha um moinho cuja roda movia devido às bolhas de ar, também tinha ânforas e areão de rio. Mas felizmente a aquariofilia evoluiu imenso desde essa altura e acredito que rapidamente vais evoluir também ;)

 

O que deves fazer para já é :

1-Trocares essas lâmpadas por umas de tonalidade mais quente*, essas são para aquários salgados;

2- Investir num filtro externo com capacidade suficiente para a tua litragem**;

3- Testar os parâmetros da tua agua.

4- Fazer muitas festas à tua cadela enquanto aprecias o teu mundo aquático :)

 

 

*Entre os 4000K e os 10000K.

**Algo que faça 5 a 10x litragem/hora do aquário. E com muito espaço para albergar materiais filtrantes mecânicas e biológicas

 

Boas António, é-me impossível meter um filtro externo devido ao espaço como podes ver na foto onde aparece também a cadela. Eu estava com um Eheim biopower 240, mas este avariou e estou a espera que venha o da substituição, é um filtro que tem muito mais espaço para matérias filtrantes que os de cascata mesmo de Eheim e ou outros internos.

 

Os parâmetros da água estão no ponto, nem durante o ciclo sofri baixas e usei danios rerios para acelerar os mesmo, depois do ciclo terminar inseri as restantes espécies.

 

As lâmpadas são power glo T8 de 15w fazem 18000k, pelo que vejo na caixa delas e pelo que me disseram são para aquários de água doce, eu agora não posso mesmo dar mais 40€ por umas lâmpadas, é que neste caso comprei o kit todo.

 

Esta cadelita está muito bem entregue.

 

Entretanto o moinho já foi à sua vida.

 

A ânfora achas que deva remover? Os meus peixes passam os dias a passar por lá. :sorry:

 

Obrigado pela critica, a única coisa que não consigo mudar por agora são as lâmpadas

 

Abraço

 

Edit:

Sei que vocês não acham natural mas na minha expectativa isto vai ficar coberto de musgo (espero eu)

 

20141207_224320_zpsoqaxfijz.jpg

Editado por RuiCaeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal

 

Venho actualizar o post para vos dizer que houve uma mudança de planos, resolvi então arranjar aqui um cantinho para meter um filtro externo e resolvi alterar para um JBL Greenline e701.

 

Entretanto o meu PC estragou-se é só consigo meter fotos quando a máquina voltar.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora Boa noite pessoal!

 

Venho então actualizar o post.

 

O filtro interno saiu e estou actualmente a funcionar apenas com o externo.

 

Entraram no aquário 4 tetras limão mas houve um deles que quis sair e quando acordei parecia um bacalhau todo sequinho.

 

Entrou um enorme feto de java que vinha num estado menos bom.

 

E a planta do centro que eu desconheço o nome está a crescer a uma velocidade fulminante.

 

Fiquem com as fotos

 

20150110_210602_zps2ocxfinq.jpg

 

20150110_210559_zpsky5rhlws.jpg

 

Peço desculpe pela qualidade mas foram tiradas com o telemóvel.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.