Desert Forest - 60


kallong

Recommended Posts

Material
Aquário Aquatlants 60 L
Filtro Eheim 2213 - 440 L/H
Termostato
Iluminação - 2 * 24 W, 6500 K 8 horas/dia
C02 - manómetro duplo ,válvula de ajuste fino e válvula solenoide, 2 bolha por segundo

Hardscape (inspiração Norbert Sabat)
Substrato fértil - ADA power sand S
Substrato inerte - ADA new amazonia
Areia - Mekong Sand Powder
Tronco
Seiryu Stone

Parâmetros (dia 15)
Nitratos (NO3) - 100
Nitritos (NO2) - 0
Fosfatos (PO4) - 0,3
PH - 6,5
Kh - 5
GH - 4

Flora
2 x Rotala 'Green'
1 x Hydrocotyle sp Japan
2 x Hemianthus callitrichoides 'Cuba'
2 x Eleocharis Sp.Mini
1 x Riccardia chamedryfolia
1 x não me lembro do nome (aquela nas laterais do tronco)

Fauna
2 x otocinclus affinis
4 x yunnanilus sp

Fertilização (semana actual 3ª)
Estou a adicionar
K - 16.11 p/semana
MG - 1,06 p/semana
Fe - 0,3 p/semana
PO4 - 2.51 p/ semana

NO3 - 0 p/ semana porque está a ciclar e tenho que chegue
TPA - 50% uma vez por semana

Dia 0

dia0_zps50b51c22.png

 

Dia 1

dia1_zps3cffddfe.png

 

Dia 7

dia7_zps2d4054d8.jpg

 

Dia 15

dia15_zps07c4e63f.jpg

 

Problemas encontrados:

- algas pontos verdes nos vidros

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/Algas/20141109_205929_zps0ec3f17c.jpg

- Hydrocotyle sp Japan com muitas carências... talvez pela forma como plantei, alguns rancos sem saber onde era a raiz

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/Algas/20141109_205943_zps2226861c.jpg

- A Riccardia chamedryfolia não pegou ao tronco, parece que vai morrer

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/Algas/20141027_214805_zpsc0f0b69c.jpg

- Não tenho conhecimentos para perceber se a 'Cuba' está a crescer bem e como a devo podar ou replantar

http://i160.photobucket.com/albums/t165/tiagolimabastosg/Plantas/20141109_204424_zps162515c5.jpg

 

 

Gostava de saber o vosso feedback sobre o aqua e os problemas encontrados.

Obrigado

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas tb tenho um filtro desses mas eu usei a palheta a razão pq não a colocas-te foi pelo tamanho ou por outra razão.

Em relação ao aquário creio que esta bem os pontos verdes devem ser algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso está com bom aspecto, os pontos verdes é ir limpando com um raspador. Se aumentares um pouco os fosfatos acabam por desaparecer.

 

A riccardia é mesmo assim, costuma pegar melhor numa zona mais sombria, depois de arrancar então já a podes por numa zona mais iluminada.

 

A Hydrocotyle deve recuperar, isso vira praga e a cuba está um pouco "esticada" mas com boa cor, é dar tempo ao tempo biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva António... e obrigado pelo apoio que me tem dado... Era altura de abrir o tópico para o pessoal mandar bocas mas isto anda fraquinho ;)

Também as fotos não estão nada de especial, tenho de aprender a dar uns "toques" nisso.

 

Isso da cuba "esticada" também tenho essa ideia mas isso é bom ou mau?

Pensava que ia gostar mais da Hydrocotyle, cria muitas raizes durante toda a sua extensão, porque pelo que li ela até pode servir de planta de tapete.

O meu raspador não tem lâmina e não é muito eficaz para limpeza de algas, é mais para preparar o substrato. Gosto de usar a escova de dentes mas dá mais trabalho.

 

Uma outra coisa estranha é o meu drop check... o verde nunca me fica claro, sempre muito escuro. Já estive a 3 bps e nada, agora está a 2 bps. Até já comprei uma solução kh4 porque pensava que era problema da minha e nada. Lembro-me que o meu drop check + reagente custou 5€, se calhar não vale nada http://www.aquascape-boutique.fr/WebRoot/ce_fr3/Shops/233807/48F3/5F6D/7FEA/A325/8469/3EC1/CD19/A1F6/TECO-001.jpg

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cuba – tem bom aspecto, sugiro que deixes crescer mais um pouco para ficar maior e depois podes e replantes os pezitos maiores;

 

Hydrocotyle – quando fizer a adaptação e começar a crescer saudável vais gostar de a ver, tem um verde muito bonito;

 

Raspador – Um excelente substituto são os cartões, tipo multibanco, descativados, limpam muito bem;

 

Drop checker – também nunca me dei bem com esse liquido da Aquili, durava apenas um dia, usa a solução que compraste e algumas gotas de um teste de pH, deitas gotas até a solução ficar azul, normalmente 2 a 3 gotas chegam, depois colocas o drop checker no áqua, vais ver que muda para verde passadas umas horas.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... qualquer reagente de testes de PH serve? Não sabia, tenho aquele kit da SERA vou usar... obrigado ;)

 

Estas doses que estou a dar semanalmente parecem bem?

Uma semana inteira passada com 2,51 p/semana de PO4 e quando faço a medição dá-me 0,3 é no minímo estranho não acham?

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O da Sera não sei se dá, julgo que sim, eu já usei da Nutrafin e o da API ambos deram.

 

Se não acusa PO4 é porque está a ser consumido e é isso que se quer biggrin.png' alt=':biggn:'> , embora eu ache que a precisão destes testes deixa muito a desejar...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A falta de comentários é típico do fórum, talvez mude com o pessoal que começa a chegar.

 

O aquário está bem bonito, nota-se bem o crescimento. Sou apenas um iniciante, por isso as sugestões que vou dar só dizem mesmo respeito ao que eu gosto ou não.

1- investia nuns lilly pipes, acho que o aqua merece.

2-cobria os cortes do tronco com algum musgo que descaisse pelo mesmo.

3- essa calha é bem imponente :o, se desse para suspender ia ficar bem melhor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- lilly pipes já pensei nisso

2- a Riccardia era para fazer isso mas está a custar a pegar

3- a calha comprei por uma ninharia :P mas é muito fixe, agora pendurar? a seguir ficava lá eu pendurado

 

Abraço

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a falta de comentários deve-se a não haver muito a dizer, pois o aquário está montado, não há perguntas (as feitas anteriormente foram respondidas) mas o que se pode ir dizendo são apenas opções/gostos pessoais, o que tb são importantes para a evolução de todos é claro, mas é o que eu penso ...

 

Minha opinião, um declive maior seria interessante, parece aquário pequeno para as pedras e tronco, ou seja, não vejo muita profundidade (mas eu sou um leigo nisto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários... isto vai lá com a aprendizagem...

Actualmente começo a ter os vidros sujos (manchas mais acastanhadas) e ainda os limpei á 4 dias, já não são pontos verdes!

Será diatomácias?

 

Estou a fertilizar
K - 16.11 p/semana
MG - 1,06 p/semana
Fe - 0,3 p/semana
PO4 - 2.51 p/ semana

NO3 - 0 p/ semana porque está a ciclar e tenho que chegue
TPA - 50% uma vez por semana

 

o valor dos fosfatos tanto no final da semana ronda os 0,3 e a meio os 0,5... ou as plantas estão a consumir bem ou não sei ;)

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tudo na vida ;) aprender -> fazer -> aprende -> refazer hehehe

 

Aquários recentes é normal aparecerem as castanhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele é consumido terá que descer, não apresentas os valores de no3 e para poderes comparar deverias indica-los.

 

Desde que eles não fiquem a 0 não vejo problema, se há é pq está disponível e não foi utilizado, o grande problema é quando é preciso e não há (0). Mas tb acho que se elevares a fertilização (por excesso) não perdes nada, aumenta lentamente e vai observando/medindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos...

Os meus nitratos já se encontram nos 25 antes de fazer a tpa ontem, foram descendo nestas 3 semanas de 200 até este valor, por isso não fertilizava com N.

A minha pergunta é se já posso ter uma solução única de macros ou se tenho de fazer uma á parte de N (neste momento tenho uma K + Mg, outra de P e outra de micros).

Depois posto uma foto de como está para me darem umas dicas de como replantar/podar a cuba.

Obrigado

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tens separado pq queres junta-los? Não é mais prático fertilizar separado? Pois aí tens a opção de colocares as quantidades de cada um que precisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu é que sabes mas se isso é complicado ou chato os plantados não devem ser o mais indicado para ti ;)

 

Nada se consegue sem esforço homem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Hugo disse tudo, é preciso trabalhar por gosto, é um bocado como no amor :rolleyes:

 

Tens um substrato hiper vitaminado com tudo e mais alguma coisa, deixa estar a comidinha separada e vai alimentando o menino na medida das nececessidades.

 

Não o deixes passar fome, mas também não exageres nos hamburger's e cachorros..., é preciso que a criança cresça saudável!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.