Manutenção filtro Biobox 2


Recommended Posts

Boas,

No meu aqua a funcionar há um mês, tenho um biobox 2, como fazer a manutenção dos vários filtros? De quanto em quanto tempo devo lavar os diversos componentes e quais? E devo substituir os componentes quando?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

São as que viram com o filtro? nas caixinhas?

Basta tirares e lavares com água do aquário que retires na tap.

O período de manutenção depende da quantidade de peixes que tens.. eu não sou muito apologista da biobox

Se tiveres muitos peixes com vem que limpes 1 vez por semana, senão de 2 em 2 semanas.

Todas as midias com o mesmo processo.

O carvão é que podias substituir por mais cerâmicas a tempo inteiro, e colocava-lo apenas de tempos a tempos (uma em uma semana ou duas).

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João.

 

Sim, é esses filtros nas caixas. Eu também preferia outro filtro, mas como estou a iniciar-me na aquariofilia, no aquário que comprei vinha este filtro.

O aquário tem 100x40x40 de medidas, ainda não tenho muitos peixes, são 10.

Porque é que dizes que poderia substituir o carvão por mais cerâmica?

Em relação a um filtro externo, para as medidas deste aquário, o que me aconselharias?

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno,

 

Digo para trocares o carvão por cerâmicas, porque não necessitas de ter carvão a tempo inteiro no aquário.

E sempre aumentavas a colónia de bactérias.

Um filtro externo tem de fazer 4 a 7 vezes a litragem do aquário por hora.

Visto que o aquário tem 160l~150l um filtro com caudal de 650l/h a 1200l/h, mas também depende da capacidade do filtro (quantidade de midias que leva) e do tipo de peixes que tens..

Se tem ciclideos que são grandes e estão sempre a fazer sujeira optas por maior caudal.. se tens gupys e platis podes optar pelo de menor caudal.

Tens o Eheim 2215 ou 2217 e os cristalprofi e701 ou e901. São os melhores a meu ver.

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João e Ricardo, pelos esclarecimentos.

 

Em breve vou optar por um filtro externo, não gosto de ver a caixa da biobox dentro do aquário.

Como iniciei à pouco tempo, tenho uns guppys, mollys, néon, etc... Mas adoro discus!! Quem sabe qdo tiver mais experiência não vá para os ciclideos.

 

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho 3 mollys, 2 guppys 10 neos e 10 alevins de molly, faço TPA de 20% de 8 em 8 dias, com sinfonagem do fundo, acontece que ao 5, 6 dia a água já se encontra com muita impureza, os vidros, o areão, a biobox tudo muito sujo, com muito verdete. Está tudo a funcionar à 1,5 mês, será que tenho que mudar os elementos do filtro? O elemento da lã artificial já mudo de 15 em 15 dias.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Mudas para um filtro externo, adicionas um filtro de cascata a funcionar em simultâneo com a biobox ou aumentas a potencia da biobox, tens é de arranjar uma bomba que caiba..

As taps podes fazer de 3 em 3 ou de 4 em 4 dias sem problemas.

O verdete solucionas com alguns peixes desse efeito.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!!

Em relação a este verdete todo, também poderá ser da iluminação, pois tenho a luz ligada umas 12 a 14 horas.

Amanhã vou fazer uma TPA e lavar os filtros. Posso tirar a biobox para a lavar? Ou não é aconselhável podendo matar as bactérias, comprometendo o ciclo do azoto?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais