Primeiro aquário de água doce


nunog77

Recommended Posts

Boa tarde,

O meu nome é Nuno Galante, e estou a começar no mundo da aquariofilia de água doce. A semana passada adquiri um aquário com 100x40x40, com o sistema interno biobox 2, areão fértil, 1 anuvia e 1 feto de Java. Aproveitei umas pedras que tinha no jardim e pus tudo a funcionar. Faltam os peixes!! Já está tudo a funcionar há 8 dias e começam a surgir as primeiras dúvidas. Medi o PH da água e encontra-se a 7,5, posso começar a colocar os peixes com este PH, ou terei que colocar redutor? Há 2 dias para cá começaram a aparecer na água uns pontos brancos e uns filamentos tipo “caspa” é a melhor forma de descrever o que se encontra na água do aquário, é normal?

Agradeço a atenção de todos vós.

 

Cumprimentos

 

Nuno Galante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Hoje coloquei os primeiros peixes!! Um beta, um corydora, dois mollys e um limpa vidros. Antes de os comprar analisei o PH, está a 7,2. Não havia amónia, pois não haviam peixes nem comida para a produzir. Tenho lido que devo fazer a análise do PH e amónia. Quando devo fazer a primeira TPA? Quando o valor da amônia atingir que valor? Em breve coloco fotos... Tenho que ver a melhor forma...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Hoje coloquei os primeiros peixes!! Um beta, um corydora, dois mollys e um limpa vidros. Antes de os comprar analisei o PH, está a 7,2. Não havia amónia, pois não haviam peixes nem comida para a produzir. Tenho lido que devo fazer a análise do PH e amónia. Quando devo fazer a primeira TPA? Quando o valor da amônia atingir que valor? Em breve coloco fotos... Tenho que ver a melhor forma...

 

Cumps

 

É pá leste alguma coisa sobre o ciclo de azoto?

O aquário estava a desenvolver algumas bactérias e tu agora de repente colocas 4 peixes, que vão criar um pico de amônia, muito provavelmente ficarás com a água leitosa, nessa altura fazes um tpa de 20 litros.

Atenção não é água del cano, pode ser água da torneira que colocaste num recipiente 24h horas antes da tpa, para o cloro evaporar.

Assim o cloro não te assassina a colonia de bactérias.

Sendo um aquário relativamente médio, não deves perder peixes. No entanto coloca pouca comida nos primeiros 3 a 4 dias, para que as bactérias possam ter tempo de crescer em quantidade suficiente. E limpa restos que ficarem no fundo.

 

Habitualmente quando introduzes água no aquário, dentro de 4 semanas tens colonias de bactérias suficientes para por alguns peixes. Acho esperaste 8 dias até colocar peixes, muita pressa para ver os peixes a morrer.

Tens de ter calma. Ler e planear com calma e depois executar.

 

Responde a isto.

Lavaste/ferveste as pedras?

As pedras reagem com vinagre?

Porque é que as pedras reagem com vinagre não são boas para o aquário?

O que é o ciclo de azoto?

 

Como te digo, agora durante 2 semanas não coloques peixes e quando colocares coloca poucos de cada vez (2peixes) com um espaçamento de 4 a 5 dias.

Ver se não perdes nenhum. O problema é que se não entenderes o básico, começa a morrer peixes e desanimas, dando origem a desistires.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

NGE, antes de mais obrigado pelos teus esclarecimentos, são fundamentais na minha evolução como aquariofilista. Olha, li muita coisa sobre o ciclo do azoto... Sei que deveria colocar os peixes mais tarde, mas fui aconselhado por quem tem muita experiência na aquariofilia a colocar estes peixes, devido serem mais resistentes e ajudam a acelerar o ciclo do azoto!! Já passaram quase 2 dias e a água e os peixes encontram-se bem.

ricardo32, o betta é macho.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Até agora o betta tem-se portado bem. O aquário é de água quente.

Estou com algumas dúvidas, tenho os peixes há 4 dias no aquário, daqui a quanto tempo devo fazer uma TPA e lavar os filtros? Fiz hoje o teste da amonia e dá zero.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o aquario a pouco tempo decerteza que ainda nao fez o ciclo, tens que ter paciencia. Cuidado ao lavar os filtros, se lavares as ceramicas matas as bacterias e terás de começar tudo de novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas ajudas às minhas dúvidas!!

Hoje fiz uma TPA de cerca de 10%... Já passaram quase 5 dias e está tudo a correr bem!! O PH está a 7,3, os peixes estão bem!

Que próximos peixes aconselham como novos habitantes do meu aquário? Estou a pensar nuns néons, um ou dois escalares e dois guppys. É uma escolha acertada atendendo aos que já tenho?

 

Cumps

NG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não estás a pensar fazer criação pois não? É que os guppys reproduzem se facilmente mas terás que ter 3 femeas e um macho. Os escalares vão te comer as crias e o betta macho mais cedo ou mais tarde vai te atacar os guppys. Solução tenta trocar numa loja o betta por outro peixe. E assim ficas com guppys, os neons são engraçados, e quanto aos escalares pensa bem nisso

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Passada uma semana com os peixes no aquário, tudo está a correr dentro da normalidade... ou não!! Uma molly deu à luz... Quando cheguei de manhã junto do aquário e vi os alevins a serem comidos pelos outros peixes, não hesitei e durante o dia apanhei-os e coloquei-os numa maternidade. São 12. Posso fazer uma TPA, ou há algum problema para os alevins? O Aqua tem 140L, faço um TPA de quantos litros? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a agua não estiver muito suja espera mais 2 dias. Se tiveres mesmo de fazer tem atenção a temperatura da agua que vais meter

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Os alevins já estão com 15 dias, posso retira-los da maternidade daqui a qto tempo?

 

imagejpg1_zps304a6d32.jpg

 

Em relação ao aquário está tudo a correr bem, tenho feito TPAs semanalmente, 30 lt. Com o Aqua, a funcionar a 1 mês, com vida há 3 semanas, está na altura de comprar uns Néon. Estou a pensar em comprar os azuis. Se comprar néon azuis e rosas, eles fazem cardume juntos ou não?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera mais 1 ou 2 semanas, nao tenhas pressa

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Sobre os neons nao sei

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho 3 mollys, 2 guppys 10 neos e 10 alevins de molly, faço TPA de 20% de 8 em 8 dias, com sinfonagem do fundo, acontece que ao 5, 6 dia a água já se encontra com muita impureza, os vidros, o areão, a biobox tudo muito sujo, com muito verdete. Está tudo a funcionar à 1,5 mês, será que tenho que mudar os elementos do filtro? O elemento da lã artificial já mudo de 15 em 15 dias. Ontem morreram-me 2 guppys, medi o ph está a 7,6 a amonia a zero. Alguem me pode ajudar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.