como lavar rochas para ciclideos africanos?


Recommended Posts

boas

 

comprei muna loja de jardinagem pedras calcarias com buracos e tudo mesmo como as que se veem a venda.

 

akilo vem com muita terra e ate alguns liquens e algas.

 

eu esfreguei esfreguei ate com um black & decker com uma escova acopolada eu esfreguei e mesmo assim ainda tem algumas marcas de terra e algas(tem zonas que esta verde), principalmente dentro dos buracos que sao de dificil acesso.

 

como e que eu posso por a pebra branquinha a brilhar ate mesmo dentro dos buracos?

 

aguardo sugestoes.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom isso no fim vai ficar em principio tudo coberto de algas de novo mas se as queres imaculadas mesmo imaculadas acho que podes fazer como eu fiz e nem usei escovas de aço como nas minhas primeiras nem nada.

 

A terra dos buracos tirei com mangueira de agua e agulheta ; os linequenes que estavam mesmo agarrados a pedra visto que ela estava ao ar livre e nõa enterrada e os outros lixos foram todos removidos com um banho de lixivia sem diluir em agua (usei 12 litros da do modelo mais barata) durante um dia e podes lavar varias na mesma lixivia.

 

só que depois tens de ser paciente e ter as pedras de molho pelo menos 3 dias indo mudando sempre a agua por agua nova para remover a lixivia que se infiltra na pedra e quando a pedra deixar de cheirar a lixivia esta pronta para ir para o aquario.

 

as minhas pedras por acaso ja tinham sido vitimas de uma tentativa que falhou em que as queimei num forno a lenha pois a alta temperaturas as pedras ficam brancas só que abusei na quantidade de pedras e não consegui subir a temperatura e fiquei com pedras carbonizadas :?: para alem de tambem estalaram com o posterior arrefecimento e perdi pedras muito boas com isso.

mas a lixivia tirou todo o carvão penso que sem queimar tambem funciona mas é uma questão de fazeres um teste com uma pedra pequena parecida para ver.

 

tens aqui os resultados na primeira que é a grande os verdes que ves já são posteriores a limpeza

pedra.jpg

 

e nesta ate dá para ver onde estavam os linequens agarrados a rocha pois deixaram uma impressao na rocha que até fica porreiro

pedra2.jpg

 

existem metodos alternativos que de certeza alguem vai enunciar tambem.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

warlock muito obrigado pelo teu post super completo com a fotos a elustrar.

 

tb pensei em lavalas com agulheta mas ja n tive tempo pois n as tenho em casa e tive que me vir embora da casa onde as tenho.

 

bem a lexivia pelos vistos finciona mesmo mas vou ficar a espera de metodos menos arriscados yikes.

 

penso que se ainda la ficar alguma terra ou liquen agarrados n fara mal aos peixes certo?

 

fico a espera de respostas.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu apenas disse o meio de ficarem imaculadas!!!!

a superficie fica rugosa e limpa de tal maneira que as algas se instalam em muito pouco tempo.

 

não o considero perigoso se tiveres a paciencia de deixar o cloro evaporar!!!

ajudando tambem fazendo diluicões do mesmo com as referidas mudanças de agua.

eu fiz isso primeiro com a grande e não dei por nehum problema com os peixes porque so pus a pedra quando já não cheirava e ainda assim lavei-a antes de novo com a agulheta para confirmar para alem de pedir a familia :wink: que confirma-se que não cheirava a cloro não fosse eu estar errado.

 

o ferver e escovar tambvem funciona se os linequenes não estiverem muito fixos mas cansa muito mais do que por a pedra de molho.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem...garanto-vos que se tivesse tanto trabalho com as pedras como alguns de vocês não colocava nem uma no aquário :wink:

Eu simplesmente lhes dou uma lavadela muito por alto com o chuveiro e já está ;) para quê tanta limpeza se elas vão para o aquário onde vão ficar ainda mais sujas do que quando se metem lá :D :D

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo totalmente ;)

 

As minhas pedras também as comprei em loja (mestre maco) e também as minhas vinham cheias de terra e "lixo".

Uma lavadela com água quente para tirar a terra e restos de folhas e aquário com elas.

 

Liquenes? Os meus mbunas perguntaram quando é que lhes metia mais. Foi um show ver peixes de 10cm a tentarem enfiar-se por buracos pequenos para comerem os liquenes da pedra.

De notar que agora começo a ter uma produção de algas agradável e algumas das pedras estão a mudar de branco para verde :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

antes de mais obrigado pelas vossas opinioes.

 

eu so lhes vou dar uma lavadela com agulheta para tirar a terra dos boracos e pronto ja esta! :P

 

eu como n vou ter Mbunas penso que os tangas n comam os liquens(ou comem?) a lavagem com agulheta e mesmo so para tirar os musgos e terra que para la andem...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os tangas também comam os liquenes, mas se não comerem não será critico. Afinal de contas se cair um tronco na água do lago, de certeza que leva liquenes agarrados :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.