Tetra Cobre (Hasemania Nana)


Luiji

Recommended Posts

Estive a ver pelo site e este peixe é muito belo e, no entanto pouco conhecido, e quem o tem, tem duvidas sobre este peixe, com a informação que sei decidi mostrar um pequeno resumo deste peixe:

 

Ordem: Characiformes.

 

Família: Characidae.

 

Também tem outros nomes como Tetra Prata

 

Origem: Brazil

 

Habitat natural: Rios de àgua doce com uma forte corrente

 

Esperança de vida: 5 anos.

 

Temperatura: 22 a 28 ºC (25 ºC para reprodução).

 

pH: Ácido a neutro, 5.5 – 7.

 

Dureza da água: Macia a moderadamente dura, 4 – 10° dGH.

 

Horas de actividade: São diurnos.

 

Tamanho: 4-5cm

 

Descrição: São peixes muito resistentes que normalmente nas lojas de aquariofilia não mostram as as melhores cores, no meu caso, na loja tinham todos uma leve cor prateada, mas depois de ambientados no aquário, os machos ficaram com um dourado forte em todo o corpo e as fêmeas continuaram prateadas, mas com uma cor muito mais forte, um corpo mais arredondado e se forem bem alimentados um ventre bem mais cheio que os machos. Alguns sites dizem que dá para distinguir o sexo deste peixe também com a ponta da barbatana anal que nos machos é branca nas fêmeas é amarelada. Mas, no meu caso a maior parte dos machos também tem a ponta da barbatana anal dourada.

 

Tamanho do aquário: As Hasemania são peixes muito ativos e nadam muito depressa e, por isso, é necessário um aquário com 50cm para um cardume de 5. São peixes que apreciam um aquário plantado mas com espaço para nadar na zona do aquário em que nadam, ou seja, no meio do aquário.

 

Sociabilidade: São peixes hiperativos e curiosos, quando introduzidos peixes novos tendem a segui-los e peixes como guppies com caudas grandes são normalmente um pouco mordiscados.

 

Comportamento: São peixes de cardume, não devem estar sozinhos num aquário, um cardume de 10 é o ideal, quando são um cardume pequenos tendem a ser mais ativos do que num cardume grande

 

Reprodução: São peixes extremamente fáceis de criar, basta separá-los num aquário à parte de 5-10l com um pouco de musgo, eu pu-los num fim de tarde num aquário de 7,5l e passei a noite fora no dia seguinte andavam já pequenotes a mexerem-se. São dos tetras que menos comem os seus bebes, e quando atingem 1cm já são respeitados pelo cardume adulto. se tiverem alguns e quiserem procriá-los ponham-nos num aquário à parte quando estiver fim de tarde, nunca de manha. Eles reproduzem-se à noite e quando mais perto dela estiver melhor. Embora não precisem de incentivos para reproduzir, podem induzir a reprodução com alimentação variada e rica, pH levemente ácido e a água em torno dos 27 ºC

 

 

 

 

Tetra%2Bcobre%2Bhembra1.jpgFemea

 

Tetra-cobre-04.jpgmacho

 

Se tiverem algo a acrescentar/alterar/comentar agradeço!

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais