Problemas com plantas


paulo7

Recommended Posts

Boas!

 

Ultimamente tenho reparado que as minhas plantas se estão a degradar. Nao consigo entender se é falta de luz, ou sufocaçao do solo ou falta de nutrientes.Vou deixar aqui umas fotos e parametros para voces poderem dar a vossa opiniao.

 

Aquario 355litros com filtragem atraves de sump que tem umas 600gr de la filtrante e 3 sacos de siporax mini+1L de substract pro com bomba de cerca de 2000l/h.

 

Iluminação: Projetor led 30w com angulo de 60º de abertura

 

Solo fertil: cerca de 1cm de jbl aquabasis plus e bolas fertilizantes da JBL

Solo inerte: cerca de 5cm de areia de silica

 

Fauna: 5 discus, 1 SAE, 10 corys albinas

 

pH:5,5

gH:7º

kH:3º

ÑO2: 0mg/L

NO3: Perto de 5.0mg/L

NH3/NH4:0mg/L

PO4:5.0mg/L

 

IMG_20140801_184244_zpsdb7580b0.jpg

 

IMG_20140801_184306_zps679f4a61.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4:5.0mg/L

5 ppm de fosfatos?! Não será antes 0,5 mg/l?

 

Verifica esses valores, antes de pensares em fertilização.

 

Iluminação: Projetor led 30w com angulo de 60º de abertura

 

Solo fertil: cerca de 1cm de jbl aquabasis plus e bolas fertilizantes da JBL

Solo inerte: cerca de 5cm de areia de silica

Isso parecem-me diatomáceas (corrijam-me se tiver errado).

 

Esse projector de led's dá luz suficiente para as plantas (mesmo as de baixa manutenção)? É que baixa iluminação com grandes quantidades de silicatos são condições propícias às diatomáceas.

 

Para além de equilibrar os nutrientes, como já foi referido, aconselho-te a aumentar a iluminação.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos 5.0mg/L de PO4 tenho acerteza que está bem.

Quanto a iluminação eu sei que realmente é pouca mas até aqui nunca tive grandes problemas.Fiz a pouco uma tpa para diminuir a quantidade de fosfatos mas ainda nao consegui ter tempo para voltar a ver os valores.Já andei a ver como hei-de aumentar a iluminação com um led par38 de 12W mas primeiro queria saber a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TPA vai-te baixar os fosfatos mas também os nitratos (que já estão baixos) e manter o desequilibrio... devias considerar a hipótese de também fertilizar com nitratos para compensar.

 

Quanto a led's em plantados não tenho experiência para dar opinião.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

Cuidado com os Nitratos....são prejudiciais aos Discus...

NO3- 5.0mg/L parece-me muito bem, pois o máximo recomendado seria 10, embora esse valor foi tirado depois da TPA certo? ou seja estavam mais alto antes da TPA, correto? Os Ciclideos produzem bastantes nitratos, não vale a a pena estares a colocar.

Revê a iluminação...o problema deve estar aí...

Projetor led 30w é muito pouco, eu tinha uma calha de 1,5m de led´s de 25w, que na teoria divide melhor a luz que um projector,...e tive que adquirir uma outra calha, no meu caso 2x 80w em t5. Mesmo assim as plantas não estão 5* mesmo com co2 de botija.

Esse problema já é antigo certo? Desde que apareceu, já alteras-te alguma coisa na iluminação?

Espero ter ajudado.

cumpr. Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes pensar no problema de forma inversa... Se os ciclídeos produzem muitos nitratos e tens um valor baixo, então de onde vêm tantos fosfatos em comparação? Excesso de comida? Tipo de comida?

 

Pelo que percebi os valores foram tirados antes da TPA. Quando sugeri fertilizar com nitratos foi só para compensar o que retiras nas TPA's de forma a baixar os fosfatos e manter os nitratos no mesmo valor. Se baixas os nitratos a valores próximos do zero acabas por ter problemas com outras algas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

embora esse valor foi tirado depois da TPA certo? ou seja estavam mais alto antes da TPA, correto?

 

Esse problema já é antigo certo? Desde que apareceu, já alteras-te alguma coisa na iluminação?

 

Não, este valor foi retirado antes da TPA que fiz ontem.Depois da TPA ainda não retirei valores, vou fazer os testes agora.

Sim este problema já é antigo mas acabou por passar,pelo menos durante uns tempos, agora parece que está a voltar.Na iluminação ainda não mudei nada desde essa altura.Como eu só tenho plantas do lado esquerdo do aquário será que havia problema em concentrar a iluminação mais nessa zona?

 

 

Excesso de comida? Tipo de comida?

 

Pelo que percebi os valores foram tirados antes da TPA. Quando sugeri fertilizar com nitratos foi só para compensar o que retiras nas TPA's de forma a baixar os fosfatos e manter os nitratos no mesmo valor. Se baixas os nitratos a valores próximos do zero acabas por ter problemas com outras algas.

Quanto à comida costumo alimentar umas 4x por dia, vario entre papa caseira, artemia com alho, papa a base de espinafres e ervilhas, e flocos e granulados da ocean nutrition(apenas 1x por dia pois eles nao gostam nada de flocos nem granulados).Agora que penso o problema dos fosfatos deve vir da comida congelada em excesso...

 

Para ter um bom equilibrio devo manter os nitratos perto de 5ppm mas ter os fosfatos mais baixos?Qual é o nivel ideal de fosfatos para os 5ppm de nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora os testes antes de lhes dar qualquer comida.

PO4:Baixou para perto dos 2.5ppm

NO3:Manteve-se perto dos 5ppm

 

Quando a luz apagar vou voltar a fazer os testes para ver se os fosfatos aumentam devido a excesso de comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer me parece que está aí qualquer coisa errada.

 

Se tinhas 5ppm e nitratos e 5ppm de fosfatos e fizeste uma TPA de 50%, ficas com 2,5ppm de nitratos e 2,5ppm de fosfatos.

 

Se a concentração de fosfatos não desceu, ou os testes não estão correctos (normalmente não medem concentrações tão altas ou se medem estão no limite da escala o que pode dar valores pouco precisos) ou entre as duas medições os fosfatos duplicaram o que me parece um exagero nesses valores.

 

Quanto á concentração normal de fosfatos eu diria que deveria andar à volta do 0,5ppm para uma concentração de nitratos entre 5 e 10ppm.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A concentraçao de fosfatos desceu.A de nitratos é que nao.O aumento da concentraçao de fosfatos deve-se a excesso de comida certo?se sim penso que é normal ela estar mais baixa do que a de nitratos porque durante a "noite" não meto comida no aquário, mas os peixes continuam a defecar certo? Como fiz este teste assim que acendeu a luz, ou seja ainda nao os tinha alimentado hoje, talvez seja normal,penso eu mas se estiver errado corrijam-me.

 

A tpa nao foi de 50%, foi de perto de 20% porque fiquei sem a agua do meu furo devido a uns problemas e tive que usar do furo da minha avó,por isso decidi nao fazer uma tpa muito grande antes que causa-se mais problemas embora os parametros sejam todos muito proximos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups! Erro meu... percebi ao contrário. bang

Sim... assim faz mais sentido. Parece-me que com algum controlo no tipo, quantidade de alimentação e TPA's consegues resolver o problema dos desequilibrios de nutrientes... fica a faltar a iluminação.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais