Reef 200L (upgrade)


Afonsoluis

Recommended Posts

Ola a todos.

 

Tenho o meu aquário salgado à já perto de 7 anos, mas devido a um crash (devido à pouca experiência) cerca de um ano depois de arrancar. Esteve até agora por sua conta com apenas um habitante (Chrysiptera parasema).

 

Entretanto com algumas horas de pesquisa e leitura por este e outros forums, adquiri alguns conhecimentos valiosos para a manutenção do meu reef, e decidi voltar á "carga". Para isso gostava de contar com a ajuda de alguém com mais experiência para me aconselhar com certos problemas que me vou deparando.

 

Para já deixo o meu setup e algumas fotos.

 

Tanque->118x38x50

 

Aquecedores->2x100w jager EHEIM

Bomba de circulação-> resun Wave maker 15000

Escumador interno-> JAD DT-1516 (bomba 1600L/h)

Rocha viva-> Já não me lembro ao certo, mas tem entre 20 a 30 kg

Iluminação-> calha integrada no aquario 2x90cm T8 (neste momento tem duas lâmpadas fluorescentes normais de luz branca) tinha uma coral sun e uma ocean sun, mas fundiram)

 

A calha de iluminacão e a implementação de uma sump faz parte da evolução do sistema, (para isso estou a contar com umas dicas)

 

Estes são os parametros da agua:

 

Densidade-1024

Ph-8.3

Kh-12

Po4-0.25

Nh4-0

No2-0

No3-100

Ca-372

Mg-1160

 

*Estou com alguma dificuldade em baixar os nitratos, que eu acho que se devem ao facto de o aquário ter estado tanto tempo sem TPA's e sem escumador. o que me levou este fim de semana a retirar todo o areão e a lava-lo na agua que retirei do aquário. Tinha realmente muitos detritos orgânicos. Agora é dar tempo e mais TPA's para ver o que acontece. Se houver alguém que tenha algum "truque" para ajudar a acelerar esta "limpeza" é sempre bem-vindo.

 

Vivos;

 

-1 x Chrysiptera parasema

-1 x Amphiprion ocellaris

-1 x Ermita

-1 x Nassario

 

-1 x Actinodiscus nummiforme

 

Foto geral do aquario

6mdaigrwskbf2ksvq1ae.jpg

 

Amphiprion ocellaris

gdpiw143l8ob3hts8lz1.jpg

 

A sobrevivente com perto de 6 anos Chrysiptera parasema

qo98q2h4mpk3fx6qxwo7.jpg

 

Actinodiscus nummiforme

hra6yni70hta0qbpg1.jpg

 

Agora uma ajudinha para identificar estas duas algas.

3q1q7zflq4tdl0zq5tz4.jpg

ghndg9k6m7vfft5nqyo3.jpg

Editado por Afonsoluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Em relação ao teu sistema no meu ver, depende sempre do que estas disposto a gastar.

 

O que podias mudar:

- Iluminação, acho que e fraca.

- Escumador, não conheço mas a melhores e ideias para esse tipo de aquários.

- E acho que tens muita rocha.

 

Para baixares os nitratos podes sempre colocar um filtro interno com cerâmicas que ajuda, e fazer TPA com agua de osmose.

 

 

Como disse e o meu ponto de vista.

 

Também sou de almeirim, se quiseres trocar ideias e ver o aquário que tenho que tem cerca de 120 L.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se fosse eu retirava alguma rocha e dava um jeito a esse layout. Tens aí muitos pontos que estão mortos, só acumulam lixo.

 

Para baixar os nitratos é tpas como já referis-te, arruma essa rocha de maneira a deixares de ter pontos mortos e muda de escumador.

Luz e escumador tens que mudar.

 

Uma coisa que não aparece aí é osmose, se não tens compra uma.

 

Se fosse eu o que fazia também, visto os anos que isso tem era lavar essa rocha toda, mesmo com água de osmose e depois arranjavas outra viva de boa qualidade. Digo isto pois esse com os anos que tem e pelo que passou deve estar carregada de coisas más.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se fosse eu retirava alguma rocha e dava um jeito a esse layout. Tens aí muitos pontos que estão mortos, só acumulam lixo.

 

Para baixar os nitratos é tpas como já referis-te, arruma essa rocha de maneira a deixares de ter pontos mortos e muda de escumador.

Luz e escumador tens que mudar.

 

Uma coisa que não aparece aí é osmose, se não tens compra uma.

 

Se fosse eu o que fazia também, visto os anos que isso tem era lavar essa rocha toda, mesmo com água de osmose e depois arranjavas outra viva de boa qualidade. Digo isto pois esse com os anos que tem e pelo que passou deve estar carregada de coisas más.

 

Uma das alterações que pretendo fazer é meter uma sump (ainda tenho de estudar como a vou implementar pois o aqua não está furado mas tenho umas ideias para utilizar os passa-cabos para fazer a coluna seca). e nessa altura alguma da rocha vai migrar para lá. A rocha já foi toda esfregada pacientemente com uma escovinha de dentes.

 

O sistema de osmose, sim chegou esta semana, levou logo com uma TPA de 40L.

 

 

Boa noite

 

Em relação ao teu sistema no meu ver, depende sempre do que estas disposto a gastar.

 

O que podias mudar:

- Iluminação, acho que e fraca.

- Escumador, não conheço mas a melhores e ideias para esse tipo de aquários.

- E acho que tens muita rocha.

 

Para baixares os nitratos podes sempre colocar um filtro interno com cerâmicas que ajuda, e fazer TPA com agua de osmose.

 

 

Como disse e o meu ponto de vista.

 

Também sou de almeirim, se quiseres trocar ideias e ver o aquário que tenho que tem cerca de 120 L.

 

Cump.

 

É sempre bom conhecer alguém de perto para poder trocar ideias.

A iluminação estou em fase de pesquisa para construir a minha própria calha de leds. as de compra estão pela hora da morte :)

O escumador parece-me trabalhar bem , mas sou suspeito pois não estou muito por dentro do assunto, na loja onde o comprei disseram-me que era bom, e eles tem um igual no aquario deles. Mas se realmente verificar que não serve não tenho outro remédio senão comprar um melhor. não vou cair no erro outra vez de ir remediando para depois ter um desgosto...

 

Já agora és de que zona de almeirim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para baixar os nitratos é tpas como já referis-te, arruma essa rocha de maneira a deixares de ter pontos mortos e muda de escumador.

Luz e escumador tens que mudar.

 

Porque dizes que este escumador não é suficiente?

Quais os requisitos que aconselhavas?

Tendo em conta que a sump que penso implementar vai aumentar cerca de 40L o volume do sistema.

Editado por Afonsoluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Uma das alterações que pretendo fazer é meter uma sump (ainda tenho de estudar como a vou implementar pois o aqua não está furado mas tenho umas ideias para utilizar os passa-cabos para fazer a coluna seca). e nessa altura alguma da rocha vai migrar para lá. A rocha já foi toda esfregada pacientemente com uma escovinha de dentes.

 

O sistema de osmose, sim chegou esta semana, levou logo com uma TPA de 40L.

 

 

 

É sempre bom conhecer alguém de perto para poder trocar ideias.

A iluminação estou em fase de pesquisa para construir a minha própria calha de leds. as de compra estão pela hora da morte :)

O escumador parece-me trabalhar bem , mas sou suspeito pois não estou muito por dentro do assunto, na loja onde o comprei disseram-me que era bom, e eles tem um igual no aquario deles. Mas se realmente verificar que não serve não tenho outro remédio senão comprar um melhor. não vou cair no erro outra vez de ir remediando para depois ter um desgosto...

 

Já agora és de que zona de almeirim?

 

 

Ja te envio M.P.

 

Em relação ao escumador e muito fraco e de pouca qualidade pra a litragem que tens..

Visto que vais colocar Sump pensa em outro tipo de escumador.( e onde se deve investir dinheiro visto que e o coração do aquario).

 

Fazer uma calha de leds.? Hum, pesquisa pode ser que compense..

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca tive nem vi nenhum em funcionamento, falo apenas por causa da marca, se há coisa que aprendi foi que escumador é coisa que se deve gastar uns trocos e ir para marcas conhecidas pelo bom desempenho.

 

Agora se me disseres que só vais ter 2/3 peixes penso que não seja problema o escumador.

 

Quanto a rocha, o mais fácil e rápido seria eliminar essa rocha e substituir por rocha nova. Essa está carregada de nitratos e fosfatos, com o tempo e depois de muitas tpas e de resinas isso certamente vai ficar resolvido mas até lá vão continuar as algas a dar cabo da cabeça.

 

A areia e a rocha foram lavadas em que água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essa rocha pode ter acumulado muita carga de nitratos e fosfatos uma vez que o aquário teve à sua sorte durante muitos anos sem manutenção e TPA's.

A unica forma de garantires que não vais ter problema é matar a rocha e ciclar de novo. Pode parecer uma perda de dinheiro mas é a unica forma de ficares descansado. Depois a rocha cicla de novo e se for de boa qualidade ficas à vontade.

Retiras a rochas, lavas com uma máquina de pressão muito bem e deixas ao sol uns dias.

Depois tens que começar o aquário como se fosse novo. Com TPA's semanais e muita calma.

 

Em relação à iluminação, toda a gente quer LED's. é compreensível, o problema é que os LEDS bons ainda são muito caros e a maior parte dos LEDS que se compram baratos não darão para ter os corais que queremos. Mais vale apostar numa calha em segunda mão de T5 para garantir o sucesso e a longo prazo ir-se pensando em LEDS.

A mim aconteceu o mesmo. Comecei por LEDS, arrependi-me, fui para as T5, tive grande sucesso e só agora fiz o upgrade para LEDS a sério...

 

Escumador não conheço, mas para Sump tens Os Bubble Magus NAC... bastante baratos e com bons resultados no pessoal.

 

Qualquer duvida diz.

 

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Deixo aqui uma actualização do meu projecto.

 

A sump, depois de alguma pesquisa e adaptação ao espaço existente, deu isto:

 

4boqoycyslrfgya7vp61.jpg

11f1podvncsnalachgh.jpg

 

Ainda estou com algumas duvidas quanto ao diametro que deva usar na coluna, vou ter que ir por tentativas pois não encontro nada que ajude a dimensionar o diametro da coluna em relação ao caudal da bomba de reposição.Mas espero estar em funcionamento durante esta semana.

 

 

Entretanto contratei reforços para a limpeza :)

 

bbam4zlw8p1wpio53z.jpg

7xgz5itiiv2yvivlqtzc.jpg

lcg3u4o7dt5pn5mguz5w.jpg

sltlyp2dz7s7wyzi89z.jpg

 

Por ultimo deixo uma foto para os entendidos.

Esta rocha esta semana ficou com este aspecto avermelhado. e forma umas bolhas de ar que ficam agarradas á alga.

Alguem sabe que alga é esta e se é prejudicial?

 

5cxhypyf3bwoohyy6jd8.jpg

bkioke9b3eloi88q7q3.jpg

Editado por Afonsoluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essa rocha pode ter acumulado muita carga de nitratos e fosfatos uma vez que o aquário teve à sua sorte durante muitos anos sem manutenção e TPA's.

A unica forma de garantires que não vais ter problema é matar a rocha e ciclar de novo. Pode parecer uma perda de dinheiro mas é a unica forma de ficares descansado. Depois a rocha cicla de novo e se for de boa qualidade ficas à vontade.

Retiras a rochas, lavas com uma máquina de pressão muito bem e deixas ao sol uns dias.

Depois tens que começar o aquário como se fosse novo. Com TPA's semanais e muita calma.

 

Em relação à iluminação, toda a gente quer LED's. é compreensível, o problema é que os LEDS bons ainda são muito caros e a maior parte dos LEDS que se compram baratos não darão para ter os corais que queremos. Mais vale apostar numa calha em segunda mão de T5 para garantir o sucesso e a longo prazo ir-se pensando em LEDS.

A mim aconteceu o mesmo. Comecei por LEDS, arrependi-me, fui para as T5, tive grande sucesso e só agora fiz o upgrade para LEDS a sério...

 

Escumador não conheço, mas para Sump tens Os Bubble Magus NAC... bastante baratos e com bons resultados no pessoal.

 

Qualquer duvida diz.

 

Abraço.

 

 

Mandei-te MP, não sei se viste!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja estas com novidades.. Agora e arranjar os furos da queda de agua e a bomba de retorno..

A calha de iluminação ja compras-te.??

 

Bem essa agua e cyanos, tens que eliminar.. ( e o que me parece ser )

 

Como disses.te que não querias comprar mais rocha, retira metade da rocha e mete a ciclar e depois faz o mesmo a restante..

 

Como andam esses testes..?

 

 

Cump.

Editado por Rui Filipe Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja estas com novidades.. Agora e arranjar os furos da queda de agua e a bomba de retorno..

A calha de iluminação ja compras-te.??

 

Bem essa agua e cyanos, tens que eliminar.. ( e o que me parece ser )

 

Como disses.te que não querias comprar mais rocha, retira metade da rocha e mete a ciclar e depois faz o mesmo a restante..

 

Como andam esses testes..?

 

 

Cump.

 

Boas Rui.

 

Sim há novidades. a sump pus hoje a fazer o teste de estanquidade, o sitio onde vai ficar a queda de agua também já está pronto. a coluna em si também já está pensada falta só cola-la e fixa-la no móvel. A bomba de reposição também já cá está.

 

A iluminação ainda não está nada definido, ainda tenho de ver qual a melhor opção...

 

Quanto á rocha, também desconfiava, mas como ainda me surgem algumas duvidas na identificação de muitos seres, por isso é que decidir por a foto para ter a certeza. mas por descargo já a pus ontem a tomar uma banhoca em agua de osmose, e hoje já levou uma esfrega. vou lá deixa-la mais dois ou três dias e depois volta á base.

 

Quanto á agua, está tudo mais ou menos na mesma, ontem fiz TPA, hoje fiz testes e tudo na mesma, tudo no sitio menos os nitratos que continuam perto dos 50mg/L, apesar de me parecer que o teste começa a parecer querer ficar com uma cor ligeiramente mais clara (baixar para a cor correspondente a 25mg/L). Estou com esperança que com a continuidade das TPA's de 3 em 3 dias, e colocação em funcionamento da sump com a resina para os nitratos, vou conseguir controlar a coisa, mas só o tempo o dirá, vamos ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite a todos.

 

Como prometido cá fica mais uma actualização da evolução do meu reef.

 

A sump arrancou hoje e ficou assim:

 

opabrj29s7m0gemqqv.jpg

 

pw59eot5a9hzghbmj0.jpg

 

Entretanto com a rocha que migrou para a sump, a layout ficou com este aspecto. Agora fica a faltar a calha de iluminação que já está debaixo de olho, só falta arranjar Financiamento :), e começar a carregar com cor ....

 

5bmjr7b4dgzl9ppwbw.jpg

 

peirjuhb36kxd1hg3kj6.jpg

Editado por Afonsoluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Afonso,

 

Apenas dois comentários rápidos:

 

Para água salgada esse aquário parece-me muito estreito (38 cm); isso vai limitar-te muito no futuro. Antes de continuares a investir nesse aquário, pensa bem se é isso que vais querer.

 

Devias tirar toda essa rocha da sump; a não ser que a retires e a limpes com muita, mas mesmo muita frequência, ela vai acumular detritos e tornar o controle de nitratos e fosfatos, muito complicado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Afonso

 

Gosto de ver.

 

Além de concordar com o membro Csi em relação a profundidade e em relação a rocha, mas visto que não queres trocar de aquário acho que deves continuar e com calma..

 

Novidades da calha.?? procura que já vi uma 4 x 54 a venda, já bom para o teu aquário..

Bem troca a rocha da sump pelas resinas e cerâmicas..

Agora procura por duas bombas de circulação mais fracas..

Da um jeito nas rochas, não as encostes ao vidro..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos.

 

Tenho o meu aquário salgado à já perto de 7 anos, mas devido a um crash (devido à pouca experiência) cerca de um ano depois de arrancar. Esteve até agora por sua conta com apenas um habitante (Chrysiptera parasema).

 

Entretanto com algumas horas de pesquisa e leitura por este e outros forums, adquiri alguns conhecimentos valiosos para a manutenção do meu reef, e decidi voltar á "carga". Para isso gostava de contar com a ajuda de alguém com mais experiência para me aconselhar com certos problemas que me vou deparando.

 

Tanque->118x38x50

 

Boas Afonso, voltando a ler a tua apresentação, deparo que vais voltar a apostar no cavalo errado,

 

1º um aquário nitidamente de agua doce

2º um móvel proprio para aquário de agua doce

3º uma sump muito atravancada

4º um escumador que não dá sucesso a ninguem

5º rocha a mais (desencosta a rocha dos vidros conforme já aqui foi dito forma duas ilhas com as melhores e mais porosas e tenta vender o resto não coloques na sump é uma treta já passei por isso)

6º reserva a escolha da luz para mais tarde

 

Se fosse eu tentaria vender o aquário e móvel ao pessoal dos doces depois adquiria um com 120x60x50 com respectivos furos de esgoto e retorno, com móvel e uma sump mais ampla.

 

Isto é o que eu penso mas tu é que decides.

««Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar»»

 

Abraço

José Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pelos conselhos e dicas que me tem dado.

 

 

 

Para água salgada esse aquário parece-me muito estreito (38 cm); isso vai limitar-te muito no futuro. Antes de continuares a investir nesse aquário, pensa bem se é isso que vais querer.

 

 

 

Para um futuro próximo está fora de questão mudar de aquário, (a Maria punha-me os sacos do modelo á porta :) )

 

 

Devias tirar toda essa rocha da sump; a não ser que a retires e a limpes com muita, mas mesmo muita frequência, ela vai acumular detritos e tornar o controle de nitratos e fosfatos, muito complicado.

 

Eu na sump meti um filtro nano (partículas 100nm) no retorno, precisamente para não acumular detritos na sump.

 

 

Novidades da calha.?? procura que já vi uma 4 x 54 a venda, já bom para o teu aquário..

Bem troca a rocha da sump pelas resinas e cerâmicas..

Agora procura por duas bombas de circulação mais fracas..

Da um jeito nas rochas, não as encostes ao vidro..

 

Sim, a calha já está montada, e sim é uma ATI 4x54

 

As resinas já estão de molho, afinal os nitratos altos eram mesmo do teste que estava estragado, emprestaram-me um teste da TMC e os nitratos estavam a 2mg/L, quando o meu me indicava perto dos 50mg/L. Do mal o menos, menos uma dor de cabeça! :)

 

Quanto à disposição das rochas já está diferente desde a ultima vez que viste, agora a rocha já não está encostada ao vidro, fiz uma barreira mais ou menos ao centro, para eliminar os pontos de circulação mortos e facilitar a limpeza com o sifão.

 

As bombas sim é o próximo ponto a resolver, ou duas novas ou adicionar mais uma e manter que tem um bom debito no mínimo.

 

 

Estas a tentar arrancar com algo k já te deu problemas. O k só vai continuar a dar problemas...

 

Os problemas que eu tive no passado foi muito por falta de conhecimento, e cometi muitos erros para os quais não estava desperto, coisa que hoje estou muito mais esclarecido pelo conhecimento que tenho adquirido aqui no forum.

Posso-te dizer que por exemplo TPA's pura e simplesmente não havia, porque me diziam que não era necessário, escumador também não tinha porque preferiam vender-me 30Kg de rocha em vez de me venderem 10 KG e mais um escumador. a agua de reposição era directa da torneira, porque "o sal eliminava o cloro", entre outras coisas.

 

Agora dentro das limitações que tenho, vou tentar fazer o melhor que conseguir.

 

A rocha na sump, se vir que começa a dar problemas não terei outro remédio que é tira-la de lá.

 

A sump não é muito grande mas é o que se consegue arranjar, certamente ajudará alguma coisa, mais que não seja a manter um layout mais agradável...

 

O escumador a mim não me parece ser assim tão mau como lhes apregoam, pelo menos mostra serviço, antes deste não tinha nenhum, era bem mais grave. Se há melhores? acredito que sim, vou estar atento aos classificados...

 

Mais uma vez obrigado a todos, pelos conselhos e opiniões. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.