Afonsoluis

Membro
  • #Conteúdo

    20
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Afonsoluis

  1. Então companheiro como vai esse projecto? Á uns tempos que não falamos, esse tanque já tá a funcionar? Abraço...
  2. Amigo Rui infelizmente nesse tipo de opiniões, como sabes os meus conhecimentos são um pouco limitados, mas no que for preciso aquando da montagem ou algo que precises de uma mão, podes contar comigo. Entretanto quando quiseres vir cá vir ver o sistema todo em funcionamento (Sump) e com uma iluminação em condições aparece. Olha a bomba nem se ouve!
  3. Desde já obrigado a todos pelos conselhos e dicas que me tem dado. Para um futuro próximo está fora de questão mudar de aquário, (a Maria punha-me os sacos do modelo á porta ) Eu na sump meti um filtro nano (partículas 100nm) no retorno, precisamente para não acumular detritos na sump. Sim, a calha já está montada, e sim é uma ATI 4x54 As resinas já estão de molho, afinal os nitratos altos eram mesmo do teste que estava estragado, emprestaram-me um teste da TMC e os nitratos estavam a 2mg/L, quando o meu me indicava perto dos 50mg/L. Do mal o menos, menos uma dor de cabeça! Quanto à disposição das rochas já está diferente desde a ultima vez que viste, agora a rocha já não está encostada ao vidro, fiz uma barreira mais ou menos ao centro, para eliminar os pontos de circulação mortos e facilitar a limpeza com o sifão. As bombas sim é o próximo ponto a resolver, ou duas novas ou adicionar mais uma e manter que tem um bom debito no mínimo. Os problemas que eu tive no passado foi muito por falta de conhecimento, e cometi muitos erros para os quais não estava desperto, coisa que hoje estou muito mais esclarecido pelo conhecimento que tenho adquirido aqui no forum. Posso-te dizer que por exemplo TPA's pura e simplesmente não havia, porque me diziam que não era necessário, escumador também não tinha porque preferiam vender-me 30Kg de rocha em vez de me venderem 10 KG e mais um escumador. a agua de reposição era directa da torneira, porque "o sal eliminava o cloro", entre outras coisas. Agora dentro das limitações que tenho, vou tentar fazer o melhor que conseguir. A rocha na sump, se vir que começa a dar problemas não terei outro remédio que é tira-la de lá. A sump não é muito grande mas é o que se consegue arranjar, certamente ajudará alguma coisa, mais que não seja a manter um layout mais agradável... O escumador a mim não me parece ser assim tão mau como lhes apregoam, pelo menos mostra serviço, antes deste não tinha nenhum, era bem mais grave. Se há melhores? acredito que sim, vou estar atento aos classificados... Mais uma vez obrigado a todos, pelos conselhos e opiniões.
  4. Ora boa noite a todos. Como prometido cá fica mais uma actualização da evolução do meu reef. A sump arrancou hoje e ficou assim: Entretanto com a rocha que migrou para a sump, a layout ficou com este aspecto. Agora fica a faltar a calha de iluminação que já está debaixo de olho, só falta arranjar Financiamento , e começar a carregar com cor ....
  5. Boas Rui. Sim há novidades. a sump pus hoje a fazer o teste de estanquidade, o sitio onde vai ficar a queda de agua também já está pronto. a coluna em si também já está pensada falta só cola-la e fixa-la no móvel. A bomba de reposição também já cá está. A iluminação ainda não está nada definido, ainda tenho de ver qual a melhor opção... Quanto á rocha, também desconfiava, mas como ainda me surgem algumas duvidas na identificação de muitos seres, por isso é que decidir por a foto para ter a certeza. mas por descargo já a pus ontem a tomar uma banhoca em agua de osmose, e hoje já levou uma esfrega. vou lá deixa-la mais dois ou três dias e depois volta á base. Quanto á agua, está tudo mais ou menos na mesma, ontem fiz TPA, hoje fiz testes e tudo na mesma, tudo no sitio menos os nitratos que continuam perto dos 50mg/L, apesar de me parecer que o teste começa a parecer querer ficar com uma cor ligeiramente mais clara (baixar para a cor correspondente a 25mg/L). Estou com esperança que com a continuidade das TPA's de 3 em 3 dias, e colocação em funcionamento da sump com a resina para os nitratos, vou conseguir controlar a coisa, mas só o tempo o dirá, vamos ver...
  6. Mandei-te MP, não sei se viste!
  7. Boas: Deixo aqui uma actualização do meu projecto. A sump, depois de alguma pesquisa e adaptação ao espaço existente, deu isto: Ainda estou com algumas duvidas quanto ao diametro que deva usar na coluna, vou ter que ir por tentativas pois não encontro nada que ajude a dimensionar o diametro da coluna em relação ao caudal da bomba de reposição.Mas espero estar em funcionamento durante esta semana. Entretanto contratei reforços para a limpeza Por ultimo deixo uma foto para os entendidos. Esta rocha esta semana ficou com este aspecto avermelhado. e forma umas bolhas de ar que ficam agarradas á alga. Alguem sabe que alga é esta e se é prejudicial?
  8. a rocha foi lavada com a agua que tirei do aquario. o escumador é este:
  9. Porque dizes que este escumador não é suficiente? Quais os requisitos que aconselhavas? Tendo em conta que a sump que penso implementar vai aumentar cerca de 40L o volume do sistema.
  10. Uma das alterações que pretendo fazer é meter uma sump (ainda tenho de estudar como a vou implementar pois o aqua não está furado mas tenho umas ideias para utilizar os passa-cabos para fazer a coluna seca). e nessa altura alguma da rocha vai migrar para lá. A rocha já foi toda esfregada pacientemente com uma escovinha de dentes. O sistema de osmose, sim chegou esta semana, levou logo com uma TPA de 40L. É sempre bom conhecer alguém de perto para poder trocar ideias. A iluminação estou em fase de pesquisa para construir a minha própria calha de leds. as de compra estão pela hora da morte O escumador parece-me trabalhar bem , mas sou suspeito pois não estou muito por dentro do assunto, na loja onde o comprei disseram-me que era bom, e eles tem um igual no aquario deles. Mas se realmente verificar que não serve não tenho outro remédio senão comprar um melhor. não vou cair no erro outra vez de ir remediando para depois ter um desgosto... Já agora és de que zona de almeirim?
  11. Ola a todos. Tenho o meu aquário salgado à já perto de 7 anos, mas devido a um crash (devido à pouca experiência) cerca de um ano depois de arrancar. Esteve até agora por sua conta com apenas um habitante (Chrysiptera parasema). Entretanto com algumas horas de pesquisa e leitura por este e outros forums, adquiri alguns conhecimentos valiosos para a manutenção do meu reef, e decidi voltar á "carga". Para isso gostava de contar com a ajuda de alguém com mais experiência para me aconselhar com certos problemas que me vou deparando. Para já deixo o meu setup e algumas fotos. Tanque->118x38x50 Aquecedores->2x100w jager EHEIM Bomba de circulação-> resun Wave maker 15000 Escumador interno-> JAD DT-1516 (bomba 1600L/h) Rocha viva-> Já não me lembro ao certo, mas tem entre 20 a 30 kg Iluminação-> calha integrada no aquario 2x90cm T8 (neste momento tem duas lâmpadas fluorescentes normais de luz branca) tinha uma coral sun e uma ocean sun, mas fundiram) A calha de iluminacão e a implementação de uma sump faz parte da evolução do sistema, (para isso estou a contar com umas dicas) Estes são os parametros da agua: Densidade-1024 Ph-8.3 Kh-12 Po4-0.25 Nh4-0 No2-0 No3-100 Ca-372 Mg-1160 *Estou com alguma dificuldade em baixar os nitratos, que eu acho que se devem ao facto de o aquário ter estado tanto tempo sem TPA's e sem escumador. o que me levou este fim de semana a retirar todo o areão e a lava-lo na agua que retirei do aquário. Tinha realmente muitos detritos orgânicos. Agora é dar tempo e mais TPA's para ver o que acontece. Se houver alguém que tenha algum "truque" para ajudar a acelerar esta "limpeza" é sempre bem-vindo. Vivos; -1 x Chrysiptera parasema -1 x Amphiprion ocellaris -1 x Ermita -1 x Nassario -1 x Actinodiscus nummiforme Foto geral do aquario Amphiprion ocellaris A sobrevivente com perto de 6 anos Chrysiptera parasema Actinodiscus nummiforme Agora uma ajudinha para identificar estas duas algas.
  12. Ok. no caso do filtro que dei em cima substituo o cartuxo de remineralização por um desses que indicaste. Obrigado fiquei bem mais esclarecido.
  13. Pois por isso é que eu achava estranho as "recargas" que encontrava não especificarem marca nem modelo do filtro. Está explicado. Obrigado pelo esclarecimento.
  14. sim eu reparei nisso, mas pelo que eu percebi esse "cartuxo" é opcional, não é necessário para o funcionamento do filtro. Já agora, outra duvida que tenho é: como e onde se coloca aquelas resinas para absorver os fosfatos?
  15. Obrigado pelos conselhos. Estou já a pesquisar sobre qual a melhor solução para a aquisição de um filtro de osmose. não sei se compre um de 5 etapas ou de 3. Também estou com um pouco de receio da marca e modelo que deva comprar devido á facilidade com que depois se encontram os filtros e membranas de substituição. É que não estou minimamente dentro do assunto e quanto mais procuro mais baralhado fico . De qualquer modo já vi um que me pareceu porreirinho, e criei um tópico na secção "equipamento, manutenção e técnicas de montagem".
  16. Estou a pensar comprar um filtro de osmose, e tenho andado a pesquisar alguns. Encontrei este que me parece ter um bom preço para um filtro de 5+1 etapas. Mas como não percebo grande coisa desta "aparelhagem" pedia a alguém mais entendido, ou que tenha um igual que me desse um feedback se é um bom filtro, ou se encontro algo parecido e mais barato. Deixo aqui o link: www.agir-filter.de/produkt/umkehrosmoseanlage-6-stufig-mit-pumpe-computergesteuert-agir-ro-6/#prettyPhoto
  17. Boa tarde. Sou novo aqui no fórum mas já tenho aquário salgado a algum tempo(sete anos), mas nunca tinha usado a net para aprender mais pois na loja onde comprava tudo o que precisava pensava que tinha todo o suporte necessário o que tenho vindo a constatar ultimamente que não era bem assim. Entretanto a loja fechou, eu tive alguns problemas no aquário e não tinha mais nenhuma loja onde podia comprar o necessário e aconselhar-me, o que me fez desmotivar bastante e teve cerca de 3 anos praticamente abandonado. (só não o desativei porque tinha lá cerca de 30Kg de rocha e não tinha a quem vender. Vai dai e decidi fazer mais uma tentativa. Tenho andado a ler umas coisas por este e outros fóruns, e cheguei á conclusão que o que eu achava que era suficiente para manter o aquário não o é nem de perto nem de longe. Agora, e apos alguma pesquisa deparei-me com dois problemas (para já): Um deles é a agua que uso para as TPA. A agua que eu sempre usei foi agua diretamente da torneira, sal lá para dentro e siga para bingo. Agora pelo que tenho lido é a ultima coisa que se deve fazer. A minha questão é: comprar um filtro de osmose inversa para já tá fora de questão, pois acabei de comprar um escumador (que também não tinha), e o orçamento não estica. será que se usar agua mineral engarrafada até comprar o filtro é uma solução plausível, ou usar um acondicionador para a agua é suficiente? O outro problema com que me deparei foi com valores exorbitantes de NO3 (+/-80mg/L), resultado de tanto tempo sem cuidados. Pelo que percebi é resultante da decomposição de detritos orgânicos. quando faço as TPA vou sifonado o areão e tenho reparado que a quantidade de detritos é enorme e cada vez que mexo no areão. temo que com o sifão não vou conseguir remover toda a sujidade nos próximos tempos. A minha questão é, será preferível ser paciente e continuar a retirar gradualmente a sujidade com o sifão, ou ser mais radical e sacar o areão todo e aproveitar a agua de uma TPA para dar uma lavagem ao areão. Peço desculpa pelo testamento mas de facto estou na duvida em relação a estes dois pontos, se alguém com mais conhecimentos me pudesse ajudar a optar pelas melhores soluções ficaria muito agradecido. O setup do meu aquário é: Tanque->120x37x45 Aquecedores->2x100w jager EHEIM Bomba de circulação-> resun Wave maker 15000 Escumador interno-> JAD DT-1516 Rocha viva-> Já não me lembro ao certo, mas tem entre 20 a 30 kg Iluminação-> calha integrada no aquario 2x90cm T8 (neste momento tem duas lâmpadas fluorescentes normais de luz branca) tinha uma coral sun e uma ocean sun, mas fundiram.