Nelson Rocha Publicado Maio 27, 2014 Publicado Maio 27, 2014 Olá Chamo-me Nelson, comprei recentemente um aquario de 40L para o meu filho. Em tempos, andava nas lides da aquariofilia com o meu pai e o meu tio, montavamos aquários, de raíz, por medida, e também os já prontos com movéis etc, já foi há muitos anos. Entretanto decido comprar um aquario com 50 cm para o meu filho que tem praticamente 2 anos. É um aquario usado, que lavei, enchi, coloquei 5ml de bactérias, e hoje coloquei os primeiros peixes, 7 guppys, 2 barbos e 1 plecostumus. Tenho um filtro de 400 litros, fluval 2 plus e caixa com luz, salvo erro de 15w. Troquei hoje o conteudo do filtro por carvão, numa meia de vidro. Acontece que a àgua está com um ph de 7.8... já retirei alguma àgua e pus outra do garrafão e para já está igual... Não tenho plantas, e o aquario é composto por areão, e tem para já umas pedras. Como já não me recordo de grande coisa, preciso da vossa opinião, sobre o ph, como o baixa ligeiramente, e em relação ao tipo de peixes que tenho. Aconteceu também hoje um dos barbos andar meio tonto...andava sempre perto do filtro, depois de mudar a àgua parece que melhorou. Obrigado Citar
Rui Figueiredo Publicado: Maio 27, 2014 Publicado: Maio 27, 2014 Boas! Bem vindo a este mundo maravilhoso da aquariofilia!! Bem quantos aos barbos isso tem de certo relacao com o ph que está alto.. Procura plantas naturais de fácil manutencao e tpas muito regulares.. Em último caso um produto que aqçdquires numa loja e baixas o ph Citar
WarMode Publicado: Maio 28, 2014 Publicado: Maio 28, 2014 (editado) Boas. Bem vindo. Primeiro ponto: Nada de adquirir produtos que baixam o PH... Se a razão pela qual o PH está alto não é resolvida, esse produto só vai provocar oscilações temporarias de PH que faz ainda pior aos peixes. As causas podem ser: o areao as pedras a àgua que lá meteste. Se o areao ou as pedras estão a fazer subir o ph, está na hora de os substituires. Se a água vem já com esse PH, fazes TPA's com água de garrafão com PH mais baixo, e a pouco e pouco isso vai lá. Agora esquece os produtos para baixar o PH... não servem de nada. Segundo ponto: Pelo que li deu-me a entender que meteste os peixes todos sem deixares o ciclo de azoto ocorrer. Se assim é, o comportamento desse barbo pode ser em virtude de um pico de amónia. Toca a testar a amónia, nitritos e nitratos ASAP. Se estás literalmente no meio do pico da amónia, toca a fazer TPA's frequentes, ou arranja um aquário estabelecido para pores lá os peixes temporariamente. Caso contrario, inevitavelmente vão todos morrer. Terceiro ponto: Plantas naturais são essenciais para o ecossistema que estás a tentar criar para os teus peixes. Primeiro que peixes, devias ter posto plantas. Ajudam no ciclo de azoto, na oxigenação da àgua, etc. Toca a pôr plantas. Arranja umas de baixa manutenção estilo Fetos, musgos e Anubias, por exemplo. Quarto ponto: plecostumus num aquário de 40 litros não dá. Ele vai crescer bastante, e o aquário não tem espaço para ele. Qualquer duvida, apita. Editado Maio 28, 2014 por WarMode Citar Aquário Moderno, Montagem Tradicional (Fluval Edge 46L)
Nelson Rocha Publicado: Maio 28, 2014 Autor Publicado: Maio 28, 2014 Tpas é o quê? Tirar água do aquário e ir colocando água do garrafão por exemplo para regular o ph? Entretanto um barbo tigre já foi. Quanto ao ciclo de azoto, nitratos etc, para mim é chinês. Recordo-me que quando montava aquários com o meu pai apenas víamos o ph da água e nada mais. Tudo corria bem. Claro que era mais a sério, aquários carregados de plantas, filtros externos com turfa. Embora não aconselhem, coloquei umas gotas de um produto que veio com o aquário...amanhã volto a ver o ph Sent from my iPhone using Tapatalk Citar
Ricardo José Publicado: Maio 28, 2014 Publicado: Maio 28, 2014 Boas Nelson. Em primeiro lugar lê este topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 penso que te ira tirar algumas duvidas e servira para reveres conceitos. Em relação ao pH, porque que o queres baixar? E de onde estas a usar a água? Se for da rede ou furo, é mais fácil adaptares a tua fauna e flora a tua água do que andar a alterar a mesma. Quanto ao pleco, poderá crescer imenso mas presumo que por enquanto seja pequeno, pelo que não deverás ter necessidade de o vender\devolver\oferecer. Citar Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
Recommended Posts