Calhas de iluminação Odyssea Dual Pro T5 vs


Lostdragon

Recommended Posts

Boas noites,

 

Estou a pensar em adquirir uma calha nova para o meu aquário aquatlantis evasion de 1 metro(120l brutos, 100l reais), de momento possuo uma lâmpada de 35w 742mm.

 

Prentendo ter um aquário plantado mas nao com plantas muito exigentes, digamos plantas de exigência media.

 

Pretendo ter uma luz branca ou branco com um pouco de azul, nao quero amarelado.

 

 

Estou indeciso entre estas 4 calhas, alguém me pode ajudar? Fico a espera de opiniões.

 

 

Odyssea Dual Pro T5HO Series 90/100 - 61.43€

39x2 oferta de duas lâmpadas(1x 10.000k + 1x Actinica)

http://www.ecoarium.pt/odyssea-dual-pro-t5ho-series-90-100/

Será poucas lâmpadas?

 

Odyssea Quad T5HO Series 90/100 - 105.35€

39x4 oferta de 4 lampadas (2x 10.000k + 2x actinica)

http://www.ecoarium.pt/quad-t5ho-series-90-100/

Sera demasiadas lampadas?

 

Calha Led Beamswork Hi-Lumen 90 - 92.02€

120x 10.000k LED + 9x actinicas

Lumens - 2418

http://www.ecoarium.pt/calha-led-beamswork-hi-lumen/

Será muito azulado?

 

Calha Lumen v2 90 Plant Version - 100.45€

0.5W x 66 (6500k daylight)

Lumens - 2890

http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-90-plant-version/

Sera muito amarelado?

 

Gosto da dual pro por ser a mais barata e por puder por lampadas de K diferentes(ex. 1x 8000k + 1x 10000k)

Seguindo a regra de 1w por cada litro de agua, penso que a Odyssea Quad ja seria demasiado para o aquário certo?

A Beamswork 10.000k dizem que fica muito azul, é uma calha mais virada para aquários de agua salgada porque exigem lâmpadas entre 10.000k a 15.000k confirmam ou estarei a dizer um grande disparate?

A lumen Plant version estou com medo que seja muito amarelada, tem apenas 6500k.

Serão boas calhas para plantados? ou sugerem outras calhas de valor idêntico?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive a Odyssea Dual Pro e de momento tenho a Hi lumen 90. Tem planta de baixa/média exigência e sempre se deram bem com qualquer uma das calhas, apenas troquei a Odyssea pela Hi Lumen devido aos consumos

A plant version será melhor para plantados, mas tem um tom mais amarelado, se não gostas, aconselho-te a Hi Lumen 90. Para mim os leds já compensam bastante relativamente às t5, mas é so a minha opinião, espera por mais opiniões aqui do fórum :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive a Odyssea Dual Pro e de momento tenho a Hi lumen 90. Tem planta de baixa/média exigência e sempre se deram bem com qualquer uma das calhas, apenas troquei a Odyssea pela Hi Lumen devido aos consumos

 

A plant version será melhor para plantados, mas tem um tom mais amarelado, se não gostas, aconselho-te a Hi Lumen 90.  Para mim os leds já compensam bastante relativamente às t5, mas é so a minha opinião, espera por mais opiniões aqui do fórum :)

obrigado pela resposta

 

a hi lumen que fala e a de 10.000k certo? isso nao dara uma cor muito fria ao aquario? ou e mais branco que azul?

 

aquardo mais opinioes

obrigado

 

cumprimentos

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece me boa...nao e tao azulado como pensava, e mais para o branco...existe alguma loja fisica mais perto de lisboa ou sintra onde possa ir pessoalmente ver a calha? nao queria estar a mandar vir da net as cegas....

 

aguardando mais opinioes

obrigado

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

Editado por Lostdragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tom azulado só se verifica em temperaturas de cor mais elevadas. 10.000k é completamente branco

 

Eu mandei vir as minhas da Ecoarium, não conheço nenhuma loja física que as tenha, mas também conheço poucas coisas para o lado de Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se comprares a calha Odyssea Dual Pro num dos patrocinador aqui do forum, Ecoarium, podes pedir para que te troquem a actinica e a de 10.000k por uma de 6500k e pela Plant...

Contactei à tempos a Ecoarium e disposeram se a efectuar a troca sem qualquer custo...

 

Cump.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se comprares a calha Odyssea Dual Pro num dos patrocinador aqui do forum, Ecoarium, podes pedir para que te troquem a actinica e a de 10.000k por uma de 6500k e pela Plant...

Contactei à tempos a Ecoarium e disposeram se a efectuar a troca sem qualquer custo...

 

Cump.

isso seria optimo!

irei contactar amanha e ver o que dizem...

mas manter a de 10k e substituir a actinica nao seria uma boa opccao?

obrigado

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

Editado por Lostdragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu a semana passada contactei a Ecoarium sobre essa mesma situação se podiam trocar a actinica por outra uma vez que para as plantas esta lampada não serve e responderam-me a dizer que não podiam trocar, porque já vinha assim do fornecedor, por isso nem comprei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Fui ver as datas dos mails e foi a 10 de Abril.

Com quem falei foi com Luis Alves ( luis.alves@ecoarium.pt).

 

Perguntei o seguinte:

"No meu caso a iluminação é para aquas plantados. É possivel trocar as lampadas de oferta? Preferia uma T5HO 39W Plant(Red) em vez da actinica, mantendo a de 10000k." e disse me que tinha " todo o gosto de alterar a actínica por uma red. "

 

Alias, esclareceu me ainda mais algumas duvidas noutros produtos e como me pareceu um bom serviço ao cliente, até lhe recomendei anunciar aqui no forum...

Coincidencia ou não passado uns dias encontro a apresentação da Ecoarium aqui no forum... Já devia ganhar uma comissão :smile2:


isso seria optimo! irei contactar amanha e ver o que dizem... mas manter a de 10k e substituir a actinica nao seria uma boa opccao? obrigado Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

Eles tambem têm uma lampada de 6500k mas a configuração que eu estava a pensar tb era ficar com a de 10.000k e trocar apenas a actinica pela Plant.

Acabei por fazer uma com material que tinha aqui por casa e dar prioridade a um regulador co2 para o extintor...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou por da frente para tras:

1x6500k

1x10000k

1x actinica (chama se qualquer coisa assim)

1x 10000k

 

o que acham? tendo em conta que tenho uma calha um pouco grande para o meu aquario(100x30x40) e que vou fazer um tapete de parvulas e ter plantado.

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, acho que isso vai ser luz a mais para o aquário que tens, eu tenho um de 250lt e só uso 3x39w e as plantas crescem sem parar, isso é capaz de começar a ficar cheio de algas, mas também depende do resto do conjunto do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dizem que a actinica nao e bom para plantado portanto mantendo ela la ja e "menos" uma lampada para "criar" algas certo ou errado?

 

se entretanto vir que estou a comecar a ter muitas algas posso sempre reduzir o tempo de iluminacao ou entao desligar apenas duas lampadas, mantendo as outras duas ligadas certo? como aquilo tem um interruptor para cada duas lampadas

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

Editado por Lostdragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm talvez faca isso vou rodando durante o dia com temporizador enquanto nao estou em casa e nas ultimas duas horas de luz que e quando estiver em casa uso as 4... para chegar a casa e ver o aquario bonito...

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

 

nao encontro de 8000k...a 8500 nao sera muito rosado? realca alguma cor no aquario?

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As de 8500k são a gama das grolux, para crescimento.

Dai estar a dizer para ires "rodando" as lâmpadas aos pares.

Ou então deixas 3: 6500k/ 8500k/ 10000k

Quase que não se nota quando misturado.


http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=645&pageNum_AquarioRS=2&idcat=8&cat=&subcat=&menu=16

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que compraste essa calha, o ideal será mesmo teres apenas 2h por dia as 4 lampadas ligadas, por exemplo. Senão facilmente terás problemas... Já tive uma calha de 4x39w neste sistema e às vezes era complicado controlar a estabilidade do ecossistema, era luz a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

irei fazer algo assim com temporizador:

15h-18h - 1x6500k+1x10000k

18h-21h - 1x8500k+1x10000k

21h-23h - 1x6500k+1x8500k+2x10000k

 

que acham?

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como ficou isso? Sempre te trocaram as lampadas ou não?

essa Odyssea Quad T5HO Series 90/100 com moonlight era o ideal para mim...

carregando no co2 e na fertilização tinha uma selva :smile2:

 

Cump.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não entendo estes vendedores. tanto dizem 1 coisa como outra...

então e impressões da calha? é robusta e bem fabricada?

ando de olho numa dual ou numa quad já ao tempo...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e maior e mais pesada do que eu pensava... mas estou bastante satisfeito com a compra para alem de puder por quatro lampadas aquilo vem com dois transformadores, um transformador para cada duas lampadas ou seja nao tenho que ter sempre as quatro lampadad ligadas se quiser ligo apenas duas...e rebusta e o material de construcao parece me resistente...so nao gosto muito do acrilico, e muito flexivel, parece me fragil ou secalhar e apenas impressao minha....a moonlight da uma estetica diferente...

 

Sent from my GT-N7105 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais