UV vs ALGAS


five pra one

Recommended Posts

Boas,

 

Nos meus aquários uma UV tava ligada zero horas por dia, não sei muito bem porquê, até pode ser boatos mas acho que isso não faz mto bem a nenhum ser vivo... mas até deve haver outras opiniões...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos meus aquários uma UV tava ligada zero horas por dia, não sei muito bem porquê, até pode ser boatos mas acho que isso não faz muito (palavra corrigida) bem a nenhum ser vivo... mas até deve haver outras opiniões...

 

Abraço

 

 

Li 3 vezes e não percebi... se não ligavas a lampada porque a tinhas lá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que tenho lido há várias opinioes: uns que usam todos os dias, inclusivé 24h por dia, outros algumas horas por semana e outros que o usam principalmente na eliminação de água verde.

 

Tem os seus prós e contras, elimina algas em suspensão e outro tipo de bactérias nocivas mas também mata as boas.

 

Dos que usam apenas na eliminação de água verde, deixam ligado até a água clarear.

 

Dos que usam apenas algumas horas por semana creio que é apenas no sentido da prevenção ao aparecimento de algas.

 

Dos que usam 24h nunca vi relatos de consequencias para o aquairo mas...

 

Penso que o melhor é deixar ao critério de cada um, ou seja, ver os resultados que está a provocar em função das horas de funcionamento e achar qual a medida mais correcta.

 

Procura mais informações em www.aquahobby.com e procura por UV, vais encontrar muitas e boas explicações

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

mesmo lendo e site que me deste n consegui tirar as minhas duvidas.... :D

 

akilo e um bom preventivo para algas filamentosas?

 

de facto nos aqua em que a vi montada n havia alga nenhumas... o meu objectivo n era eliminar so as algas verdes e sim qualquer tipo de algua...

 

pela minha logica os esporos das algas passam la , morrem e n germinam e assim se vai uma infestaçao de algas certo???

 

em relaçao a matar bacteria boas e mas acho que n ha prob pois a maior parte das boas estao fixadas no filtro e nao na coluna de agua certo?? assim n ha risco de lixar o filtro....??

 

como eu tenho discus tb acho que podera ser um bom preventivo em relaçao aos parasitas pois os ovos passam la e assim n ha um proliferaçao tao grande de parasitas certo????

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Five,

 

eu nao percebo nada de filtros UV, mas penso que, se queres eliminar algas, deves concentrar-te em perceber os motivos que as fazem aparecer no teu aquário...

E podem ser muitos... Exige paciência ( o meu aquário está minado de algas verdes e tem-me dado cabo da paciência)...

Como digo, não percebo de filtros UV, mas acho que a opção por usá-los para matar algas está errada.

 

mas queremos ouvir mais opiniões, seguramente melhores que as minhas...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o Filipe Almeida, as algas tem sempre uma explicação.

 

No inicio do meu plantado todas as semanas tinha que limpar os vidros para "eliminar" as ditas algas pois as plantas eram escassas, actualmente o meu Aqua já deve ter cerca de 30% do volume em plantas mas mesmo assim pelo menos uma vez por mês tenho que as limpar de novo espero que ao fim de alguns meses nem me preocupe com elas.

 

Quanto á lâmpada UV nunca tive experiência com ela mas do que tenho trocado algumas ideias não me parece lógico.

 

Talvez a minha resposta não tenha sido conclusiva mas...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem o que se passa e o seguinte... eu montei um aqua plantado estilo amano e planteio logo com as plantinhas todas de inicio..esse aqua como tem co2 luz e nutrientes estao formadas as condiçoes edeais para as plantas mas essas condiçoes tb sao edeais para as algas...por isso elas aparecem e n e so nos vidros pois tenho o aquario com uma infestaçao brutal delas...agora vou fazer o mesmo no meu aqua de 300L e n quero que aconteça o mesmo...

 

a mim a UV parece-me logico pois os poros das algas passam por la.. morrem e n germinam impedindo assim a proliferaçao das algas...esta sera a teoria..na pratica o que eu tenho observado e que todos os aquarios bem plantados e cheios de nutrientes com as plantas a fazerem muito pearling que vi ate hoje(que n foram muitos :wink: ) tinham la uma UV isso e que me levou a pensar que seria uma excelemte forma de acabar com as maltitas algas, pois se umas germinam deitam mais poros e e um cilo vicioso... :)

 

e claro que acabam sempre por aparecer uma ou outra mas evita esta colonisaçao em massa que por muitos peixe comedores de algas que eu la tenha nunca vao conseguir dar vasao as algas e o aqua fica orrivel.

 

o que acham da minha teoria??

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpa-me a critica tão frontal, mas queres matar algas com UV, noutro tópico com água oxigenada. Desconheço se a tua teoria é boa ou não, pessoalmente até acho que faz todo o sentido. No entanto o mais importante é entenderes porque é que tens algas.

 

Encontrar uma solução como a água oxigenada ou as lâmpadas UV é um meio de resolveres, sem saberes com que consequências e a muito curto prazo um problema com que te deparas. No entanto, a maior virtude que podes ter neste hobby é a paciência.

 

Já disse no outro tópico e volto a dizer: baixa o foto-período, faz TPAs durante alguns dias, descobre o motivo pelo qual tens algas e age em relação a esse motivo, não em relação às algas per se.

 

Se montaste o aquário há menos de um mês até é provavel que tenhas é fosfatos e nitratos a mais, por causa do ciclo inicial e a luz, nutrientes e areão nada terem a haver com isso.

 

Boa sorte

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem vlad em resposta a tua critica (que e sempre bem vinda) no meu outro topico eu tou a tentar saber mais sobre a agua oxigenada, pois parece me que podera ser um metodo bom para acabar com as algas no aqua...e a UV mais como metodo de prevençao... eu n tenho so um aquario e vou montar agora um de 300 L e se akilo ficar infestado de algas n e com mudas de agua que me vou safar pois terei que mudar 80 litros todos os dias para o teu metodo fazer efeito... banana rock

 

o aqua que esta cheio de algas esta montado ja a bem mais de um mes e e obvio para mim (claro que posso estar errado) que as algas aparecem pois a condiçoes de luz/nutrientes sao muito favoraveis....esta deve ser a razao!...com as mudas de agua e a diminuiçao das horas de luz muito provavelmente elas vao morrer mas assim que eu deixar a mudas de agua os nutrientes vao subir o que sera optimo para as plantas e aliado ao aumento das horas de luz as algas vao voltar a aparecer certamente n acham? :D :D

 

entao eu perguntei sobre a agua oxigenada para tentar saber se era bom metodo e perguntei da UV para saber se era uma boa forma de saber que as algas n iriam voltar quando aumentar os nutrientes(ou seja so com uma muda de agua por semana) e aumentar as horas de luz... :D

 

desde ja obrigada pela ajuda

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As TPAs e descer o fotoperiodo ajudam a estabilizar os niveis de "papinha" para algas e algas. Já o usei duas vezes e não é meu :shock:, mas sim propugnado por muitos utilizadores satisfeitos onde me incluo, sempre com resultados altamente satisfatórios. Em relação à quantidade de água nas TPAs, também me custa, mas olha, é a vida. No de 240L até doeu e tive um ataque daqueles!

 

Uma coisa é certa: se não estou em erro falas de inspiração Takashi Amano neste projecto. A verdade é que ele usa uma brutal UV naquele "aquárizinho" com vista para o jardim que tem dentro de casa.

 

No entanto mantenho o meu conselho base: entenderes o problema e a sua origem e atacar a origem, não o problema.

 

Infelizmente, aí não te consigo ajudar.

 

Finalmente e ainda em relação à utilização das UV, no site da JBL há uma tabela do género Problema -> Produto UV -> Tempo de Exposição.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vlad muito obrigado pela resposta..

 

comcordo plenamente ctg quando dizes que reduzir o tempo de luz e fazer mudas de agua vai matar as algas...

 

mas n posso concordar numa coisa ctg.. eu n posso atacar a origem do problema por a origem e eu ter luz e nutrientes duas coisas que eu vou ter que continuar a manter...

 

dado que n posso atacar a origem do problema tenho que atacar o problema e com uma UV ligada no inicio da montagem do aqua os esporos das algas morrem e n chegam a germinar e assim se vai uma infestaçao de algas. n concordas?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas n posso concordar numa coisa ctg.. eu n posso atacar a origem do problema por a origem e eu ter luz e nutrientes duas coisas que eu vou ter que continuar a manter...

 

Há aqui um mal-entendido entre o que eu escrevi e o que tu leste. :?

 

Eu assumo que a origem é o excesso de um determinado nutriente (ou mais quem sabe?) que necessita de ser estabilizado. Logo as TPAs servem para isso. Aliás se as TPAs forem muito drásticas, até imagino que tenhas de juntar elementos à água, mas isso ainda estou para ver porque não sei o que é que esse solo larga na água.

 

Enquanto isso o corte de luz ía minando a vontade das "bichitas" proliferarem... e definhavam.

 

Quando usei este método sabía que tinha fosfatos e nitratos a mais, logo, não só matei as algas como solucionei efectivamente a origem do problema.

 

A questão é: se fizeres o que estou a dizer, ficarás com o aquário equilibrado dado o uso desses produtos da ADA? Não sei, mas se não ficares, qualquer solução que arranjes para as algas será meramente estética, e não uma solução de fundo. :S Isso é que me chateia um bocado, conceptualmente falando.

 

Boa sorte e vai escrevendo, pode ser que se chegue a algum lado. :shock:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumo ter 10H, passo para 8H.

 

Em relação às TPAs, já experimentei assim:

 

40% primeiro dia, 20% segundo dia, 10% durante 3 dias mais. Penso que foi algo do género, já foi há uns tempos, mas foi qualquer coisa que li aqui no fórum e o aquário em questão é relativamente pequeno.

 

e assim:

 

3 dias com TPAs de 30%. Não sei se isto não será um choque para os peixes, mas como não tinha peixes :shock: só plantas, foi sem stress.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vlad desculpa mas eu acho que continuo sem percerber o que me queres dizer :wink:

 

bom a minha duvida e o seguinte... pelos meus testes tenho 0.5 de nitratos e prai 0.1 de fosfatos, por isso acho que n tenho nitratos nem fosfatos a mais..o que achas?? :lol:

 

e com as tpa's eu ia reduzir os nutrientes de que as malditas se alimentam mas o prob e quando eu deixar essa frequencia tao grande de tpa's os nutrientes voltam certo? e com eles as algas tambem voltam...certo? com a UV elas ja n voltao porque os esporos que andam na agua morrem n concordas?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vlad desculpa mas eu acho que continuo sem percerber o que me queres dizer :wink:

 

bom a minha duvida e o seguinte... pelos meus testes tenho 0.5 de nitratos e prai 0.1 de fosfatos, por isso acho que n tenho nitratos nem fosfatos a mais..o que achas?? :lol:

 

e com as tpa's eu ia reduzir os nutrientes de que as malditas se alimentam mas o prob e quando eu deixar essa frequencia tao grande de tpa's os nutrientes voltam certo? e com eles as algas tambem voltam...certo? com a UV elas ja n voltao porque os esporos que andam na agua morrem n concordas?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas morrem, no entanto o problema mantém-se.

 

A grande diferença de opinião é que tu achas que se não tiveres algas não tens problemas. As acções que deves tomar devem ser em função do problema e o problema não são as algas, são o que as causa.

 

O teu ponto de vista: Tenho algas, para acabar com elas vou usar UV (por exemplo) assim evito as algas. Conclusão: Deixas de ter algas.

 

O meu ponto de vista: Tens excesso de nutrientes, deves controlar os nutrientes no aquário e de seguida eliminar o que causa esse excesso. Conclusão: Deixas de ter algas e a sua causa.

 

O que me incomoda é que me parece que estás perfeitamente convencido em usar a lampada UV. :wink: O que eu faría no meu aquário, já te disse e por muito que discutamos o que eu sei é que o que expliquei funciona. Agora por partes:

 

e com as tpa's eu ia reduzir os nutrientes de que as malditas se alimentam mas o prob e quando eu deixar essa frequencia tao grande de tpa's os nutrientes voltam certo? e com eles as algas tambem voltam...certo?
Se souberes e controlares o que motivou essa subida de nutrientes, não voltam, ou voltam numa quantidade que não chateia.

 

com a UV elas ja n voltao porque os esporos que andam na agua morrem n concordas?

 

Concordo, e ficas com o UV ligado eternamente só para não aparecerem algas? E resolveste a causa do problema? E continuarás com excesso de nutrientes?

 

E finalmente a grande pergunta: E terás um aquário equilibrado? Duvido.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok parece que ja percebi o teu ponto de vista.

 

no meu acho que os nutrientes que nao estao assim tao altos (pelos testes) vao sempre acabar por voltar pois como ja disse tenho bastante solo fertil... nao me importa ter bastantes nutrientes na agua pois sao beneficos para as plantas e nao estao presentes em concentraçoes tao altas que possam fazer mal a fauna.

 

para mim desde que os niveis estajam estaveis, quer estejam a zeros ou nao, isso e um indicio de um aqua estavel.

 

obrigado pelas respostas

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CaGRANDA VLAD !!!

Estás a ficar agarrado a isto, tu tem cuidado senão um dias destes vou-te visitar a um centro de desintoxicação para carochoAquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CaGRANDA VLAD !!!

Estás a ficar agarrado a isto, tu tem cuidado senão um dias destes vou-te visitar a um centro de desintoxicação para carochoAquários.

 

:wink:

 

Pois... e ainda participo em mais quatro fóruns.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora deixa ver...

 

Um de plantados

Um de ilusionismo

Um de jogos online

Este

Um de música

Um de papagaios desportivos

 

Menti... afinal são 6 :)

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais