Escalares maxus ou femeas, eis a questão...


Gatto

Recommended Posts

Por estes post´s fora tenho encontrado várias referencias a escalares como "machos" ou "femeas"...

Bem até agora eu nao sabia que se podia distinguir o sexo nos escalares, e o que me leva a escrever este post... é que ainda nao sei. Jáque tenho dois de tamanho jeitosito (5 a 6 cm de corpo) e era engraçado eu poder perceber o sexu dos bixus :arrow:

Posto isto se alguem me puder elucidar...

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fémea é aquela que põem os ovos e o macho cobre-os :arrow::lol:

 

:arrow: Desculpa a brincadeira mas é mesmo assim geralmente só quando vemos o ato é que sabemos

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

portanto enkuanto nao houver "sexu" é um bocado impossivel... bem infelizmente nao estava tao mal informado como pensava.... vou continuar sem saber o ke sao os meus... :twisted:

 

tkz anyway :oops:

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gatto,

 

Não sei se é correcto, mas por aquilo que me explicaram (se não for alguém me há-de corrigir) as fêmeas ficam geralmente maiores que os machos, pelo que com esses 5 / 6 centimetros de corpo poderão ser fêmeas.

 

Espera porque alguém mais expert te poderá dar alguma explicação melhor.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vires os meus eu provo-te o contrario, o macho é maior que a femea, mas distinguir só assim

 

A fémea é aquela que põem os ovos e o macho cobre-os

 

É impossivel de enganar.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus machos tambem sao maiores que as femeas.

mas depois de comerem tambem da para tentar adivinhar pois ficam com a barriga ligeiramente diferente.

Não me perguntem a diferença pois eu nunca me preocupei com isso... os meus acasalam e escolhem-se como querem.

mas o metodo mais certo é mesmo o descrito por todos :wink:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os machos ficam maiores, aliás já vi machos velhos enormes.

Para destinguires o sexo é muito complicado, conheço um criador, e ele confirmou a dificuldade na distinção do sexo, para arranjar casais é conveniente juntar 5 ou 6 peixes, e eles decidem.

 

Mesmo no caso de que ponham ovos, tens de te certificar, se não são na realidade 2 femeas, acontece frequentemente.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu criei 8 desde pequenos de proviniencias diferentes desses fiz 2 casais pois só 2 eram machos e um dos casais nõ tenho a certeza porque ainda não tiveram filhos :shock:

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poix... como tem vindo a ser dito, certezas certezas só na altura do acasalamento...

 

da minha experiencia... pelos casais que se formaram no meu aqua, que foram 2, os machos tinham ambos uma coisa diferente da femea... têm a cabeça + saliente, uma espécie de "testa", mas n sei se se aplica a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu li um artigo já há algum tempo que falava disso.

Tinha a ver com o abertura do agulo que faz na cabeça e entre uma linha tangente à "testa" e ao abdomen.

Os machos tem este angulo mais aberto (a tal testa saliente)...no entanto isto só é possivel de ver em exemplares já adultos e mesmo assim está longe de dar os 100% de certeza.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem diferenças entre os machos e as fêmeas, mas essas diferenças não provam nada, as certezas só quando acasalarem, e mesmo assim é como já foi referido acima “juntar 5 a 6 exemplares jovens para que a operação de escolha seja deles. Duas fêmeas sozinhas, quando a vontade chegar, vão fazer uma desova conjunta”.

A maneira que eu uso para distinguir os machos das fêmeas, é pela posição do ovipositor e pela forma da cabeça, deves enquando as minhas certeza dão buraco.

Pic_4782_21.jpg

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais