Segredos para Crescer escalares grandes


Tugz

Recommended Posts

Olá malta,

 

Para além de Tpas diárias, o que aconselham para crescer os escalares ao seu máximo tamanho?

 

1- Qual a percentagem de Tpa diária que fazem? 10 por cento é um bom valor?

 

2 - Que comida é mais indicada? flocos, granulado, etc

 

3 - Usam papa Caseira? Qual a receita que consideram mais completa?

 

4 - Com que idade param de crescer os escalares?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

So te consigo ajudar nalgumas questoes mas aqui vai.

 

Tpa's mesmo quando sao diarias devem ser no minimo sempre de 30% do seu volume.

Se for num aqua com filtro faz de 2 em 2 dias +/- de 40% a 50%. Se puderes fazer essas tpa's com aqua de um comunitario sera melhor mas esse comunitario tem que andar nessa altura com as devidas tpa's tambem mais controladas e em dia do que nunca.

Fundo sempre o mais limpo possivel de restos. Uns caracois ajudam nisso ou podes fazer como eu.. enches-te de paciencia e aspirar o fundo todo á seringa ate nao haverem restos.

 

Os meus alevins gostam de racao de flocos super triturados (quase em po) desde que nascem mas os entendidos dizem que nao ha melhor do que eclodir artemia para lhes dar (leva 24 horas a eclodir). Eu tinha artemia liquida para os 1os dias mas nao aconselho. Polui muito a agua e causa a morte de muitos alevins.

 

Depois de ja terem algum tamanho podes dar uma boa racao de flocos esmagada e alternar com vermes de aveia ou larvas vermelhas.. mas microvermes d aveia sao melhores que as larvas porque estas ultimas normalmente so se encontram ja congeladas enquanto que os vermes da aveia sao dados frescos pois é criado em casa num frasco e retirado na hora de alimentar os peixes.

 

Se pesquisares aqui no forum eNcontras receitas que alguns membros usam nas suas criacoes de alevins.

 

Uma coisa que podes fazer nos meses de verao é deixar um recipiente ao relento e controlar quando é que ganham larvas de mosquito. Depois apanhas essas larvas e das aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas eu não tenho alevins :)

 

Tou a falar para fazer crescer osm eus 11 escalares juvenis que tenho no comunitário .

 

De qualquer forma obrigado pelo conselho.

 

Sim o meu aquário tem filtro.

 

Portanto, o que fizeste aos adultos, que cuidados e alimentação deste até eles atingirem a idade adulta?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

Os escalares não são dos peixes mais esquisistos a meu ver.

Faz uma tpa de 40% de agua 1x por semana, podes espaçar um bocadinho mais DESDE QUE... só tenhas esses escalares no aquario e se este for de dimensoes grandes, E SE os testes estiverem com os valores minimamente controlados .

Quanto maior a quantidade de peixes para o volume de litragens que o aqua leva maior deve ser a frequencia de tpa´s feita ok?

 

Já agora... 11 escalres é dose. Quais são as medidas do teu aquario?? Para crescerem bem e no seu melhor escalares são peixes que precisam não só de boa alimentação mas tambem de espaço.. bastante espaço.

Principalmente porque agora ainda são pequenos mas depois crescem e começam a formar casais e a definir territorios.. e sao muito bons a defender o seu espaço. Como tal, se tiveres um aqua relativamente pequeno para a quatidade que tens agora o mais certo é eles começarem a atacarem-se e podes com isso chegar a perder alguns se nao tiveres como os separar depois. :whip:

 

Em relação a alimentação é facil. Tens varias hipotese:

- Artemia viva (eclodes em casa e depois das quando ja tiverem algum tamanho, a recem eclodida geralmente é so para os alevins)

- Larvas de mosquito (o tal truquezito da agua na varanda e seringa a mao... comida gratis made in natureza)

- Larvas vermelhas (encontras estas bem como artemia congeladas em forma de placas nalgumas lojas de animais)

- Papas caseiras (nao sei fazer mas tenho a certeza que encontras receitas aqui no forum se procurares)

- Microvermes (culturas que crias em casa em recipientes de plastico, tens de aveia e de cevada salvo erro) a malta diz que é superfacil de manter e ate pode ser que arranjes quem te dê um pouco como cultura de arranque para começares. Normalmente a malta usa para dar a alevins mas os peixes garudos tambem gostam.. e muito :tongue:

 

Eu dou a minha fauna toda uma boa ração e 1x por semana dou-lhes um pouco de larvas vermelhas congeladas.

Tenho é o cuidado de lhes dar estas larvas no dia anterior a tpa pois os restos que sobram no fundo poluiem muito a agua e assim é tudo eliminado logo no dia seguinte e a qualidade da agua nao se altera quase nada.

 

Nada de dar este tipo de alimento TODOS OS DIAS.

São apenas alimentações alternativas ás rações do dia a dia, porque são altamente nutritivas e gordas lololol.

Peixes muito gordos e hiperalimentados tambem nao são peixes saudáveis ok?!

Alem disso quem muito come.. muito c****! Agua bem mais poluída e cheia de amonia e afins.. consequência: mais tpa´s sem necessidade, tá?!

 

E pronto.. acho que é tudo. Mais duvidas é so dizeres que continuarei a ajudar no que puder :doofywave:

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Grande descrição Silva! Vais ajudar a malta a ter peixes bem saudáveis. Acho que estão boas dicas para por em prática. Existe uma grande variedade de alimentos tanto congelados, como flocos ou granulados basta ir variando e ter bom senso nas quantidades. Acho que isso é mesmo a alma do negócio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada ricardo. Faco o que posso da melhor forma que posso :)

Tambem faco um pequeno truque que nao sei se mais alguem faz com a alimentacao que é misturar varios tipos de flocos num recipiente para dar diariamente aos peixes.

 

Como tenho varias especies e todas teem as suas preferencias/necessidadea alimentares eu misturo sera vipan, sera flocos verdes vegetais, e uns flocos que normalmente ate se destinam muito propriamente para guppies que supostamente servirao para ajudar a avivaçar/realçar as cores dos peixes ornamentais.

 

Misturo tudo muito bem num recipiente com tampa e é a minha racao diaria para toda a fauna.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu também costumo fazer isso, mas faço a mistura na hora pego numa porção de cada embalagem misturo e deito. Depois vou intercalando com comida congelada. O que importa é ir variando. Com espaco, boas condições e alimentação variada eles crescem rápido. Por vezes deixam de comer do nada isso é que é preocupante, mas normalmente é um peixe com um apetite voraz!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus andam a comer papa caseira (embora os buenos aires, aquelas pequenas piranhas, sejam do mais voraz e roubem-lhes 90 por cento da comida caseira), flocos e dois tipos de granulados.

 

Noto crescimento, principalmente dos dois maiores.

 

A quantidade de comida que lhes ando a dar, TPAS generosas, e imensas plantas, têm garantido que mesmo a dar papa caseira a noite, no dia seguinte de manha tenho 0 ou pouco mais que zero (tenho teste de tiras) nitratos no aquario . E zero do resto.

 

Resultado, mesmo após ter usado de forma agressiva o Flagyl, não perdi nenhum e não tenho visto (mas pode existir) nenhumas fezes brancas. Todos estão enérgicos, a nadar na frente do aquário e comem bem. 0 baixas.

 

Notam-se vermelhos nas barbatanas e esverdeados no corpo. Realmente quem mos vendeu tem escalares de grande qualidade. O preço que paguei, 8 euros por 11 (eu queria 8, mas veio 3 de oferta) foi irrisório.

 

De qualquer forma vou tirar o casal de guppys e outro peixe que tenho a mais, pois quando forem adultos talvez sejam carga a mais para o aquário e odeio ter um aquário dependente de mim para sobreviver.

 

Um aquário tem de ser capaz de estar 2 ou 3 semanas sem Tpas, sem correr o risco de morrer tudo. Assim com este sobre povoamento não sei se é possível ,

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... para o teu aqua se aguentar esse intervalo de tempo entre tpa's so mesmo com a populacao muito controlada.. agora ainda nao disseste a litragem do teu aqua.. um 200lts para cima suporta minimamente bem um cardume desses.. mais nao ham :) ja era abusar um bocadinho.. e mesmo assim eu no teu caso abdicava ai de 2 ou 3 escalares. So para garantir..

 

Mas la esta.. depende do tamanho do teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem 240 litros, e uma camada intensa de flutuantes. O coração do aquário.

 

De qualquer forma continua sobre povoado, mas sei que podia deixar de fazer tpas que os niveis de poluentes não aumentavam, as plantas absorviam-nos todos. Isso é o mais importante.

 

Não posso ter aquários no limite pois corro o risco de estar algum tempo sem fazer tpas e morrer tudo

 

Até agora, as tpas teem sido regulares, mas nunca sei o dia de amanhã.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais