Discussão: Ideia Maluca para poupança nas TPAs


Recommended Posts

Boas

 

Depois de ler este tópico ocorreu-me a ideia que vou explicar. Tenham um bocadinho de paciência para esta estupada.

 

Tendo como principio a utilização de TPAs para baixar o nível de fosfatos e de nitratos, assim como introduzir água com os elementos necessários às plantas, pus-me a pensar até que ponto não sería possivel reciclar a água que usamos. É claro que isto se torna mais simples quantos mais aquários tivermos, se fôr possivel claro.

 

Vou usar o cenário dos aquários da minha casa para exemplo.

 

Amazónico de 240L com TPAs de 20% semanais = 48L

Comunitário de 80L com TPAs de 20% semanais = 16L

"Em estudo" de 20L com TPAs de 25% semanais = 4L (quase sempre 5)

Água fria de 20L com TPAs de 25% semanais = 4L (quase sempre 5)

 

Total de água para o cano todas as semanas = 72L

 

Num período de seca parece-me um autêntico crime. Mesmo se não fosse um período de seca é mau para a boa utilização dos recursos que temos.

 

Então e se eu tivesse um aquário, cujo único propósito fosse ciclar água? Duas hipóteses:

 

1. Plantado

 

Aquário bem plantado com litragem a calcular. Fauna minima. Talvez tivesse de estudar que plantas consumiam o quê para escolha de flora. Filtragem principalmente biológica.

 

Tem um feeling que este plantado não ía baixar os fosfatos aos niveis desejados, por isso cá fica o nº2

 

2. Filtragem especifica

 

Aqui o truque sería filtragem generosa com matérias filtrantes para fosfatos e nitratos, quem sabe filtro UV. Isto quer dizer que dificilmente podería ter plantas. Não sei até que ponto sería benéfica uma bomba de ar.

 

Para ser um aquário tinha de ter qualquer coisa lá dentro. Uma paisagem "árida" e peixes a ver mais tarde.

 

Imagino que esta água estivesse muito próxima em termos de nitratos, fosfatos da água de osmose, excepção feita aos minerais que as plantas consomem.

 

Tenho mais umas ideias à volta deste principio de re-utilização de água, mas sem a utilização de aquários.

 

Digam-me o que pensam e se me estou a esquecer de alguma coisa.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Vlad é com muito bom grado que reparo na sua preocupação com o meio ambiente, nomeadamente na falta de água e a seca que nos assola.

 

Técnicamente falando não vou dar ideia nenhuma pois nesses aspectos sou um leigo.

 

A água das minhas TPA's eu uso para a rega das plantas que tenho em vasos no exterior. Creio que a água resultante dos peixes , inclusive muito cocó proveniente dos meus porquinhos (sim porque os meus kinguios são do mais porco que possa haver e o areão está sempre com muita caca, embora eu esteja a planear um aquario grande so pra eles em que atraves de uma bomba vou eleminar o coco deles, mas isso fica para outra intervenção) é muito boa para as plantas. Até porque as roseiras estão com cada rosa :D :D

 

Mas siga em frente com esse projecto amigo vlad e não se esqueça de postar aqui pormenores pois era bem importante o aproveitamento dessa água e até porque há quem possua verdadeiros oceanários em casa e as TPA's podem traduzir em 100 litros ou mais de água semanalmente...

 

Eu vou continuar a dar de beber ás minhas plantas. Sempre é melhor do que ir para o cano...

 

Abraços e aguardo com expectativa o seu projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas palavras. Se calhar isto é impossivel, mas acho que é uma coisa para pensar.

 

Quanto menos chove, mais água eu gasto e isto custa-me um bocado. Cá em casa pusémos garrafas de água nos autoclismos, temos atenção com águas correntes em banhos, lavagem de dentes, etc.

 

Mas à 6 meses gastava talvez metade do que gasto hoje e acho que é inconsciente da minha parte.

 

Mas há-de haver uma solução, tenho é de pôr os neurónios a funcionar. :arrow:

 

Obrigado e venham ideias e discussões.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho uma óptima ideia! Mas não é viável para muita gente ter outro aquário... eu esforço-me por ter sempre um garrafão de 5 litros na casa de banho e aproveito a primeira água do chuveiro, enquanto sai fria. De outra forma ia pelo ralo sem uso nenhum, assim serve para as TPA's. E também coloquei garrafa no autoclismo! :arrow:

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que andam preocupados com a natureza e com a seca, porque não ter um recipiente para colocar essa água e usá-la para regar as plantas, usá-la na sanita em vez de descarregar o autoclismo, etc...

 

E quando tomam banho, quantos litros gastam todos os dias??? também aproveitam essa água???

 

Todas as ideias são válidas para aproveitarmos a água em vez de a deitarmos pelo esgoto abaixo, e mesmo essa é aproveitada em parte.

 

Vlad, a tua ideia é válida como outra qualquer, no entanto acho que eu não conseguia ter um aquário em casa a ocupar espaço sem ter lá peixes dentro :arrow::arrow:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia da rega é excelente, mas o que é que faço com 72L? :oops: Tinha de ter um jardim do caraças! :lol: E há para aí malta que precisa de muito mais água para as TPAs do que eu.

 

Após debater a ideia cá em casa (isto de ter uma equipa a pensar é bem mais fixe) concluí algumas coisas. Nomeadamente a questão de ter um aquário "parado".

 

Depois apareceu a questão dos custos... logo e só como base de orientação apareceu o seguinte pressuposto: o custo do equipamento e o seu abatimento ao longo do seu tempo de vida mais a manutenção não deverá ser superior ao custo da água que se vai poupar nesse tempo de vida. Acho que esta parte vai ser dificil, mas o objectivo continua ser poupar a água, não o dinheiro.

 

Assim, a ideia deixa de ser ter um aquário que suporte a reciclagem da água, para passar a ter dois recipientes e um filtro: um que recebe a água dos aquários e outro que tem a água "reciclada" dessa semana. Depois é só passar o filtro para o recipiente certo e pronto, fica a reciclar uma semana. Isto simplifica o processo de TPA, claro. :twisted:

 

A grande dúvida são as matérias filtrantes ou o filtro ou filtros a usar.

 

Ía pôr aqui uma série de questões que quase de certeza têm resposta com umas buscas aqui no fórum. Por isso vou dormir qualquer coisa e amanhã mando para aqui umas ideias! :oops:

 

Obrigado a todos pelos comentários e ajuda.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vlad para alem daquilo que te mandei andei agora a pesquisar para mim tambem.

e encontrei isto sobre os algal scrubber

http://cichlid-forum.com/phpBB/viewtopic.p...highlight=algal

é uma discusão porreira e explica mais ou menos como fazer um para agua doce so tens é de descobrir a uma alga viavel (eu por acaso tenho umas macro algas tipo pequenos arbustos nos meus tanques de criação de daphnias e agora depois de ler este topico secalhar vou pensar nisso ate porque ja as pus no meu aquario de guppy e eles comeram-nas)

 

 

aqui fica mais uma discusão sobre o tema

http://cichlid-forum.com/phpBB/viewtopic.p...highlight=algal

e mais uma

esta tem um esquema +-

http://cichlid-forum.com/phpBB/viewtopic.p...highlight=algal

ainda tenho de acabar de as ler

 

ja agora caso alguem tenha uma algal scrubber a funcionar diga qualquer coisa.

 

 

caso aches mais algo põe aqui no topico

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quando tomam banho, quantos litros gastam todos os dias??? também aproveitam essa água???

Essa não conta... :lol:

 

A ideia da rega é excelente, mas o que é que faço com 72L?  Tinha de ter um jardim do caraças!

Eu tiro 200l semanais... e aproveito-a toda para os vasos... :lol:

Sim sim... temos muitos lá em casa. :)

 

De Inverno, normalmente, a água das TPA's vai pelo esgoto já que não a utilizamos na rega dos vasos. Armazenar essa mesma a água para usar, por exemplo, na casa de banho, está fora de questão. :shock: Tinha de ter um "barril" guardado algures em casa. :lol:

 

De salientar que, no Verão, costumo fazer 2 TPA's semanais, sempre o mesmo volume (os tais ~200lt), não que os peixes precisem mas porque as plantas estão sujeitas a muitas horas de sol. Ora, se tenho de gastar água mais vale usar a limpa no aquário e a "velha" para os vasos...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi vlad

ve este link ta aqui mais umas coisas ainda não li foi tudo

http://cichlid-forum.com/phpBB/viewtopic.p...=algal+scrubber

 

e este um projecto de uma sump porreira

http://cichlid-forum.com/phpBB/viewtopic.p...=algal+scrubber

 

 

que achaste daquelas imagens com as plantas em cima do aqua?

cya

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

 

acho que posso ajudar em algo : a água das TPA´s realizadas podem ir prefeitamente para o autocoliso , basta cortar a água canalizada(pela torneira , e não deixar de pagar as contas da água :cry: ) , e usar essa água para puxar o autocolismo :wink: .

Assim ao menos poupa-se água e dinheiro .

 

 

abraços

bruno lambin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os scrubbers não me parecem uma ideia viável sob o ponto de vista de aproveitamento de espaço. Também não me parece viável desenvolver este projecto num aquário, mas sim em tanques/recipientes etc à parte.

 

Neste momento, o que me parece viável é o desenho de um filtro que promova a limpeza da água ao máximo.

 

Para isso assumo que a quantidade de amónia e nitritos nos aquários principais é 0, logo o filtro a instalar tería de ter a capacidade de:

 

- Eliminar nitratos

- Eliminar fosfatos

- Eliminar cloro/cloramina

 

Assumindo que a água que eu tiro dos aquários tem nitratos e fosfatos e que a quantidade de elementos para as plantas é baixa, tenho então, e em termos práticos água de osmose. Sim, eu sei que não é de facto água de osmose, mas para os devidos efeitos faz o mesmo serviço. Depois de uma TPA, punham-se elementos na água para as plantas.

 

Parece-me que a melhor relação custo/benificio para o filtro sería a utilização de resinas ou carvão. Por outro lado podería "atestar" o filtro de matérias de absorção de nitratos e fosfatos. Juntar alguma matéria filtrante para filtragem biológica parece-me sempre interessante, no entanto, não havendo "vida" as bactérias alimentam-se do quê?

 

Perguntas:

 

- À partida nestes tanques não há poluição por comida, dejectos, etc. Imaginando uma TPA por excesso de nitritos, será que a água nos tanques formaria bactérias suficientes numa semana para combater o excesso de nitritos e ainda conseguir normalizar nitratos e fosfatos?

 

- Qual sería a melhor conjugação de matérias filtrantes?

 

- O que é que me está a escapar? :D

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vlad! :P

 

 

parabéns pela iniciativa :P Aqui em tempos também me pus a pensar nisso e o que me ocorreu foi algo semelhante a um aparelho de osmose...

 

Então, a minha ideia passaria por ter um aquário ou recipiente de armazenamento de água onde fosse possível colocar raízes de batata doce. Meus amigos, é pena nao ter fotos, mas devo dizer que aqui há uns anos atrás fiz uma experiência com batata doce e os resultados eram notáveis... Fiquei maravilhado :wink: Os caules cresciam cerca de 15cm diariamente e as raízes consumiam tudo o que havia para consumir! Resultado? Água completamente cristalina!

 

Aliado a este processo, sugiro um daqueles filtros que se usam para tratamento de águas que se vendem em MaxMat's e Aki's... Contém filtros de carvão, amónia, fosfatos, e mecânicos até 5 micron, se não me falha a ideia...

 

Independentemente deste fim, acreditem, testem a batata doce. Vão ficar surpreendidos help

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi vlad no fim de ler tudo o que dei para tu leres tambem penso que tens razão em termos de espaço é capaz de ocupar algum e talvez seja um pouco dificil de executar com diy!!!

mas a hipotese das plantas já não me parece que ocupe tanto e pelo menos os nutrientes utilizaveis retiravam-os todos tambem penso eu.

eu tou a pensar nisso não com o intuito de recilclar totalmente a agua mas de diminuir o valor das troca automaticas porque as vezes as plantas dos vasos são regadas sem precisar ainda e como tenho o aquario ao pé de uma janela posso sempre aproveitar a luz e visto a agua ja vir com 15mg/l da jeito retirar alguns.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa....também me custa mandar sempre a água das TPAS fora, não pela seca mas mesmo pelo desperdicio de água. Quanto a seca, penso que a malta que vive em zonas que são abastecidas por barragens/albufeiras é que se deve preocupar mais....penso que aí sim são as zonas criticas....

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.