1º Aquário de Mbunas


FishMan7

Recommended Posts

Muito boa tarde a toda esta grande Família.

O que me trás aqui até vós é o seguinte assunto (como já foi mencionado).

Decidi adquirir um aquário com as medidas: 120cm de comprimento, 40 de largura e 50 de altura.

Por o que tive a ler é curto/pequeno para manter Mbunas.

Penso que com estas medidas não me posso esticar/aventurar muito no que toca nº de habitantes no meu aquário.

Penso inclusive (daqui a uns anos...porque sei que o bichinho vai crescer) aumentar para um de 150 cm onde já será o ideal/indicado para manter Mbunas.

Mas por agora vamos ter que ficar com este (projectar um aquário estável, saudável e bonito).

Gostaria de saber opiniões, sugestões, projectos para um aquário com as medidas do meu.

Agradeço desde já toda a ajuda que venha de todos vós.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito boa tarde a toda esta grande Família.

O que me trás aqui até vós é o seguinte assunto (como já foi mencionado).

Decidi adquirir um aquário com as medidas: 120cm de comprimento, 40 de largura e 50 de altura.

Por o que tive a ler é curto/pequeno para manter Mbunas.

Penso que com estas medidas não me posso esticar/aventurar muito no que toca nº de habitantes no meu aquário.

Penso inclusive (daqui a uns anos...porque sei que o bichinho vai crescer) aumentar para um de 150 cm onde já será o ideal/indicado para manter Mbunas.

Mas por agora vamos ter que ficar com este (projectar um aquário estável, saudável e bonito).

Gostaria de saber opiniões, sugestões, projectos para um aquário com as medidas do meu.

Agradeço desde já toda a ajuda que venha de todos vós.

Abraço.

 

Em primeiro lugar bem vindo a estas águas!

Neste fórum encontrarás muitos tópicos em que pessoas colocam um problema semelhante - e encontrarás muitas respostas!

 

Para já digo-te que tens que pensar em mbunas menos agressivos e menores, como por exemplo os saulosis. Penso que poderás equacionar também a colocação de Pseudotropheus acei msuli e ou Iodotropheus. De resto, será uma lotaria.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por a ajuda dispensada Diogo Lopes.

Consegues (se tiveres tempo/paciência) "criar aquários/ambientes para o mesmo" que fique bonito, saudável e equilibrado no meu aquário?

Exemplo: 3 peixes A (1M + 2F) + 2 peixes B (1M + 1F).

Exemplo: 10 peixes A ( 3M + 7F),

Grande abraço.

Editado por FishMan7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem vindo ao forum.

concordo com o diogo, nessas medidas não te podes "esticar" muito.

 

saulosis 1 trio

elegans msuli ou itungi tambem um trio

podes tentar tambem um casal de caeruleus

acho que podes por tambem um casal de iodotropheus sprengerae.

 

são 10 peixes, que considero ser o limite para esse aquario, isto partindo do principio que o aquario tem esconderijos para todos, boa filtragem e boa circulação (corrente) de agua.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por a tua participação Rui (mesmo este não sendo a tua "zona") digamos assim.

Só demonstra a camaradagem que paira neste fórum e é de bom salientar :)

Tive a ler e a falar com umas outras pessoas que já têm uns anos valentes disto na mala e falaram-me em dois projectos que eu passo aqui a deixar.

Num primeiro plano: mono-espécie Pseudotropheus Saulosi 3M + 7F

Ou

Num segundo plano: Pseudotropheus Saulosi (1M + 2F), Labidochromis Caeruleus "Nkhata Bay" e um grupinho de Pseudotropheus Elegans Ngara (este grupinho seria por volta de 5) para fazer os tais 10.

O que me têm a dizer os dois (digo os dois porque foram os únicos que me vieram ajudar até a data), não quer dizer que amanhã não tenhamos aqui mais ideias, mais sugestões para o projecto.

Grande abraço para ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a minha "praia" sem duvida são os americanos (com maior foco em discus e escalares), mas de há 1 ano para cá , tenho o meu aquario com malawis, e digo-te que estou a gostar bastante.

a moderação dos ciclideos americanos e africanos é "partilhada" entre mim e o diogo.

o diogo manteve africanos durante bastante tempo, e actualmente mantem americanos.

eu, mantive americanos por 10 anos , e agora estou nos africanos.

 

há que tentar novos desafios!

 

quanto ás opçoes que apresentas , parecem-me ambas válidas.

na minha opinião, a 1ª hipotese torna-se um pouco cansativa, pois vais ter os peixes todos iguais, e o que eu aprecio num malawi, é precisamente a diversidade de cores e formas dos peixes.

 

na 2ª opção isso já não acontece, portanto para mim seria melhor.

por isso tentei na minha escolha anterior que tivesses mais especies com menos nº de peixes de cada especie.

 

mas obviamente é a minha opinião e o meu gosto , que vale o que vale...

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

da minha curta experiência e para não teres um aquário "Aborrecido" tentava meter vários casais

penso que num aquário dessa medida com uma boa filtragem podes ter 5 casais e sempre podes observar melhor a personalidade dos peixes

 

eu tentaria estes, mas atenção, teriam de entrar todos jovens no aquário!

 

pseudotropheus acei ngara

cynotilapia pulpican

Labidochromis sp. “perlmutt”

Metriaclima sp. "elongatus chewere"

Labidochromis caeruleus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

da minha curta experiência e para não teres um aquário "Aborrecido" tentava meter vários casais

penso que num aquário dessa medida com uma boa filtragem podes ter 5 casais e sempre podes observar melhor a personalidade dos peixes

 

eu tentaria estes, mas atenção, teriam de entrar todos jovens no aquário!

 

pseudotropheus acei ngara

cynotilapia pulpican

Labidochromis sp. “perlmutt”

Metriaclima sp. "elongatus chewere"

Labidochromis caeruleus

Boas

 

Os chewere e as cynotilapias são peixes bastante agressivos por isso não aconselho.

Na minha opinião nessas medidas so podes manter espécies pacificas.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Queria pedir-vos desde já as minhas desculpas no desleixo em que deixei este tópico mas não tenho tido muito tempo para cá vir companheiros.

Agora, já consigo andar por estas águas (vir ao fórum) mais vezes :)

Vamos fazendo as coisas com calma e paciência, pois é preciso muita (não é só encher o aquário com água) e vamos lá comprar peixes sem mais nem menos.

Já falamos dos habitantes e isso ficou claro no que eu posso ter (assunto encerrado).

Vamos avançar para outro assunto...

O outro assunto é a bomba externa.

Tenho uma JBL e1501 que faz 7 vezes a litragem do meu aquário (a bomba faz 1400l/h) o meu aquário leva pouco mais de 200L.

Por o que sei a bomba é suficiente (pois por o que li) tem que fazer 5 vezes a litragem do aquário.

Estou correcto?

Está bomba é suficiente para o meu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Novidades????

 

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais