AJUDA - Nitratos e Nitritos Elevados e àgua muito turva)


rottgomes

Recommended Posts

Boa Noite. Antes de tudo o meu setup e seus habitantes. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226690&hl= . Todos eles estão activos e parecem saudáveis desde que os introduzi até agora.

 

Aconteçe que hoje comprei 6 mollys velíferas (Poecilia latipinna) e uns pés de Micranthemum umbrosum (ainda por confirmar). Coloqueios no meu aqua e fui fazer testes e obtive estes resultados:

pH: 6.0-6.5

KH: 5

GH: 2

NO2- 0,2-0,5 mg/L

NO3- 75 mg/L

 

Face a estes valores o que pode ter causado este pico? Montei o aqua à uma semana e o meu filtro é uma biobox composto por esponja + sera siporax e coloquei as bactérias do Sera filter Biostarter nesse mesmo dia no siporax. Passado uns dias introduzi musgo de java e dois guppys endler no aqua. No 5º dia comprei 3 ancistrus juvenis com 1 cm e 6 cory pandas juvenis com 3 cm e devido à turvidão introduzi no filtro uma cápsula API Crystal 2 (Que contém carvão activo e bactérias que fazem a desnitrificação da àgua http://www.apifishcare.co.uk/product.php?sectionid=1&catid=1&subcatid=0&id=44#.UuXCTbTgupo ). Até aqui tudo bem (menos a turvidão da àgua mas falarei a seguir). Efectuei TPAs de 30% de 2 em 2 dias até hoje. Depois de ver os valores acima coloquei mais uns 2.5 ml de Sera Filter biostarter para tentar ver o que se passa com o ciclo do azoto. Acham que devo esperar e medir amanhã ou devo fazer uma TPA à àgua devido aos riscos que apresenta para a fauna?

 

Agora falando da turvidão,desde o primeiro dia que a àgua do aqua está bastante turva. Adicionei um condicionador no 4º dia para ver se melhorava a situação com API Crystal ( http://www.apifishcare.co.uk/product.php?sectionid=1&catid=3&subcatid=0&id=787#.UuXATrTgupo) e introduzi a cápsula acima que contém substâncias como carvão activado para tirar a turvidão à àgua mas a turvidão continuou até hoje, mesmo depois de já ter feito 2 TPA de 30%. A que se deverá esta turvidão? Ao substracto? Ao tronco que tenho que era de um aquário que tive há mais de dez anos e poderá estar podre/estragado (descolorou de castanho escuro para claro em algumas zonas)?

 

Agradecia muito a quem me fizesse o favor de me aconselhar/recomendar o que fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E umas fotos, ou vídeo, podes colocar?

 

Parece-me que não ciclaste isso em modos, introduziste uma carga orgânica muito apressadamente e a colónia de bactérias não conseguiu acompanhar.

11 peixes numa semana altera muito os parâmetros, mesmo num aqua maduro.

 

TPA's geralmente não fazem mal nenhum, tenta que a água que trocas seja semelhante à que tens e não deve haver problema.

 

Quanto à turbidez da água, deve ser do substrato certamente. Lavaste-o bem?

Em princípio isso deve melhorar em meia dúzia de dias, assim que o biofilme das bactérias se estabelecer, essas partículas suspensas ficarão retidas e a água clareará.

turbidez

"turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014].
turbidez

"turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014].

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E umas fotos, ou vídeo, podes colocar?

 

Parece-me que não ciclaste isso em modos, introduziste uma carga orgânica muito apressadamente e a colónia de bactérias não conseguiu acompanhar.

11 peixes numa semana altera muito os parâmetros, mesmo num aqua maduro.

 

TPA's geralmente não fazem mal nenhum, tenta que a água que trocas seja semelhante à que tens e não deve haver problema.

 

Quanto à turbidez da água, deve ser do substrato certamente. Lavaste-o bem?

Em princípio isso deve melhorar em meia dúzia de dias, assim que o biofilme das bactérias se estabelecer, essas partículas suspensas ficarão retidas e a água clareará.

turbidez

"turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014].

turbidez

"turbidez", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/turbidez [consultado em 27-01-2014].

 

 

 

 

Abraço

 

 

Vou meter fotos e vídeos amanhã de manhã quando o silicone da minha calha acabar de secar (Descolou uma barra de Leds e tive que a colar melhor).

O meu substracto é o Elos Terra Medium Black. Não o lavei pois pensei que por ser natural e por ter visto montagens de lay-outs sem ele ser lavado não precisaria. Vou então fazer uma TPA de 30 % (a água é sempre do mesmo sítio, o meu poço). Amanhã à noite vou medir outra vez o NO2 e o NO3.

Muito obrigado pelo conselho e pela correcção ortográfica.

 

Abraço

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já mediste os parâmetros da água do poço, antes de a colocares no aquário?

No entanto concordo com a carga orgânica e ciclagem incomplrta.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, esse valor de nitratos é realmente bastante elevado... parece-me que o principal suspeito é o tronco (a alternativa seria a própria água das tpa's ter os nitratos muito elevados). No teu lugar retira o tronco, testava a água das tpa's e fazia duas tpa's de 50% (para normalizar os nitratos) e depois volatava a controlar os nitratos passados 3/4 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas.

Já mediste os parâmetros da água do poço, antes de a colocares no aquário?

No entanto concordo com a carga orgânica e ciclagem incomplrta.

 

SIm. pH: 6.5,

KH- 4

GH- 2

NO2- 0 ml/L

NO3- 0 ml/L

 

 

Bom dia, esse valor de nitratos é realmente bastante elevado... parece-me que o principal suspeito é o tronco (a alternativa seria a própria água das tpa's ter os nitratos muito elevados). No teu lugar retira o tronco, testava a água das tpa's e fazia duas tpa's de 50% (para normalizar os nitratos) e depois volatava a controlar os nitratos passados 3/4 dias.

 

Boas. Sem querer criei vários tópicos iguais, como tal é melhor juntar-mos todas as mensagens aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226970

 

Vou fazer uma TPA e já cá (Lá) digo os parâmetros.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que o tronco esteja ligado a nitratos elevados. para mim não faz sentido.

Não costumas colocar assim comida a mais? :P ás vezes pensamos que não, mas é a fonte do problema.

Também poderás estar a colocar matéria orgânica em demasia, com a pressa de fazeres o ciclo do azoto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que o tronco esteja ligado a nitratos elevados. para mim não faz sentido.

Não costumas colocar assim comida a mais? :P ás vezes pensamos que não, mas é a fonte do problema.

Também poderás estar a colocar matéria orgânica em demasia, com a pressa de fazeres o ciclo do azoto...

 

Deitei comida a mais no sábado mas no domingo quando as mollys chegaram comeram o excesso que tinha ficado do dia anterior.

Fiz os testes hoje novamente depois de TPA de 30% e continuam iguais:

 

NO2-02mg/L

NO3-50 mg/L

 

Algumas fotos:

 

Visão geral do Aqua:

 

wmo4.jpg

 

Alguns pormenores e fauna:

 

p4qz.jpg

3flx.jpg

u7ah.jpg

8smu.jpg

u7ah.jpg

 

 

Turbidade da àgua:

 

g881.jpg

 

Musgo de Java com algas/em má condição?

 

s1z8.jpg

chz2.jpg

chz2.jpg

 

Maternidade e alevins:

vr7t.jpg

 

Video do Aqua:

 

http://www.youtube.com/watch?v=m1ljoysdQxQ

 

Alguma recomendação/ajuda que me possam dar?

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem uma semana??? Ciclo foi feito??? Pelo que percebi do tópico, toda a fauna foi colocada demasiado cedo.

 

Eu usei o produto da sera, o Filter Biostarter (http://www.apifishca...44#.UuXCTbTgupo) e segui as instruções da embalagem, segundo a qual depois de 24 horas da colocação das bactérias o ciclo já está a funcionar. Em adição adicionei uma cápsula já com bactérias nitrificantes (http://www.apifishca...87#.UuXATrTgupo). Já tinha referido isto no 1º tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A funcionar ou completo??? Os valores estavam zerados??? Amónia, nitritos???

Se as mollys comeram o que tinha ficado do dia anterior, é porque foi dada comida a mais.

Essa turvidão podem ser bactérias mortas.

Ps- a experiência não é muita, mas pelo q passei e pelo que tenho lido, pode ser isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A funcionar ou completo??? Os valores estavam zerados??? Amónia, nitritos???

Se as mollys comeram o que tinha ficado do dia anterior, é porque foi dada comida a mais.

Essa turvidão podem ser bactérias mortas.

Ps- a experiência não é muita, mas pelo q passei e pelo que tenho lido, pode ser isso.

 

"CRYSTAL is the ultimate filtration material for crystal-clear water.

For freshwater and marine aquariums.

A unique blend of ion-exchange resins, organic scavenger resins, and high-porosity activated carbon.

Superior removal of organic aquarium pollutants, including colours, odours, heavy metals, medications and toxic gases.

Removes compounds that carbon alone cannot remove.

Removes light-blocking impurities, for improved growth of corals in marine set-ups and plants in freshwater.

Does not leach phosphate."

 

"SERA filter biostart • Arrancador para filtro, para aquários de água doce.

O programa de bem-estar para os seus peixes tropicais ornamentais, peixes vermelhos

e outros seres vivos no aquário.

SERA filter biostart – Concentrado de microorganismos e enzimas altamente activos,

os quais preparam a nitrificação através da decomposição de material orgânico e aceleram

a decomposição do lodo no filtro e no fundo do aquário. O lodo origina-se através

de restos de comida, excrementos dos peixes e partes de plantas mortas. O lodo

no aquário provoca odores desagradáveis e piora os parâmetros da água."

 

Eu deitei 2 ml à uma semana atrás no siporax. Não meti logo os peixes que tenho agora. Pensei que acelerava e bastante o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de produtos dizem quase sempre que passadas 24h se pode colocar os peixes e tal. A mim não me apanham nisso. Já utilizei mas para tentar que o ciclo se realizasse mais rapidamente, mas nunca para que o substituísse. Isso ajuda, mas não faz milagres. Os peixes provavelmente levaram com picos de amonia e nitritos, mas os mollys aguentam (lá tem de ser...), são peixes conhecidos por ciclarem aquas até de água salgada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de produtos dizem quase sempre que passadas 24h se pode colocar os peixes e tal. A mim não me apanham nisso. Já utilizei mas para tentar que o ciclo se realizasse mais rapidamente, mas nunca para que o substituísse. Isso ajuda, mas não faz milagres. Os peixes provavelmente levaram com picos de amonia e nitritos, mas os mollys aguentam (lá tem de ser...), são peixes conhecidos por ciclarem aquas até de água salgada

 

Mas eu so ao 3º dia pus peixes. 2 guppys endler minúsculos com 2 cm em 100 litros. Esperei até ao 5º dia e introduzi 6 corys panda com 3 cms e 3 ancistrus com 1 cm. Todos eles tiveram sempre activos e saudáveis (ainda agora estão). Só ao 7º dia pús as mollys. Não coloquei as mollys a ciclar. Convinha ler o que foi escrito anteriormente antes de comentar. Os peixes estão activos e normais, tanto que uma fêmea até me pariu ontem e consegui salvar 7 alevins e pô-los numa maternidade e estão todos vivos. Eu só fiz os testes por rotina e detectei os nitratos altos e fiquei preocupado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com sorte e pelo tempo passado.....esses "quimicos" ajudam no ciclo, mas não anulam a necessidade de fazer o ciclo. Pelo tempo do aquário e peli aumento de fauna e dejectos, deve estar com um pico de amónia.
Tenta fazer TPA diária a ver se baixam esses nitratos.
Pega num pouco de água e leva à loja mais perto. Quase todas fazem alguns testes e de forma gratuita.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com sorte e pelo tempo passado.....esses "quimicos" ajudam no cicli, mas não anulam a necessidade de fazer o ciclo. Pelo tempo do aquário e peli aumento de fauna e dejectos, deve estar com um pico de amónia.

Tenta fazer TPA diária a ver se baixam esses nitratos.

Pega num pouco de água e leva à loja mais perto. Quase todas fazem alguns testes e de forma gratuita.

 

Estás a falar de que testes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse que tinhas posto os mollys a ciclar o aquário, disse que os mollys são resistentes, pelo que até há pessoas que os utilizam para ciclar, foi um exemplo para a resistência dos mollys, nada mais.

 

Ok. Percebi mal. Tens alguma ideia do que me causa a turbidez da àgua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update de Hoje: NO2: 0.2 mg/l, NO3: 50 mg/L. Tive a ler melhor sobre o ciclo do azoto e afinal o elevado nível de NO3 não quer dizer que não tenha o aquário a ciclar. Quer dizer o contrário. Estão altos porque as bactérias estão a transformar os nitritos em nitratos. Eu tenho é que arranjar mais plantas para consumirem o NO3 senão são as algas que o consomem.

Vou fazer já uma encomenda na aquaeden de plantas que ando à procura e não encontro noutro sítio a não ser lá (apesar de ser os preços caros).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que estavas a pensar que o facto de teres nitratos altos, queria dizer que o ciclo do azoto não estava a ser feito. Senão tinha-te dito. É bom sinal, tens é de ir controlando os níveis com tpa's .
A aquaeden em preços não é grande coisa, não... :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz hoje de 30% como nos últimos dias. Tenho duas encomendas de plantas em dois sites diferentes à espera de chegarem e amanhã vou encher a garrafa de CO2. Acredito que apartir de amanhã com o CO2 as plantas começem a consumir muito mais nitratos. Eu estava a confundir nitratos com amónia no início do post. Vou também aumentar o fotoperíodo. A àgua hoje antes da TPA já estava mais cristalina.

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a isso, ao aumentares o fotoperíodo as plantas vao ter mais necessidade de nutrientes. E relativamente aos macros, sem potassio e fosfatos elas chegam a um ponto em q não conseguem consumir mais nitratos. Défice de nutrientes juntamente com luz a mais pode levar a algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.