duvida acerca da agua


Recommended Posts

todos nos sabemos que a qualidade da nossa agua no algarve não é a melhor, e ainda mais agora nesta época de poucas chuvas, ainda são mais castigadas com produtos quimicos, ora quem mais pode sentir isso são os nossos amiguinhos de barbatanas, então para tentar colmatar isso, na impossibilidade de pode comprar e intalar um sistema de osmose, limito-me a ir enchendo garrafões e pondo-os a repousar numa zona escura da minha casa, a minha duvida é, será que posso ter os mesmos durante um numero de dias alongado sem que a agua se estrague?, se puderem esclareçam a minha duvida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a nossa agua é das melhores para ciclideos ,tenho dois aquarios com ciclideos e nem veijo o PH e estão a trabalhar á dois anos nunca tive problemas

mudo a água uma vez por semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas  

a nossa agua é das melhores para ciclideos ,tenho dois aquarios com ciclideos e nem veijo o PH e estão a trabalhar á dois anos nunca tive problemas

mudo a água uma vez por semana

 

Mas nós não sabemos que ciclideos são... A água no Algarve é boa para que ciclideos?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas nós não sabemos que ciclideos são... A água no Algarve é boa para que ciclideos?

 

Vlad!

 

Realmente....existem ciclideos para ph de 6 e outros de 9.

 

De quais estamos a falar????

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

limito-me a ir enchendo garrafões e pondo-os a repousar numa zona escura da minha casa, a minha duvida é, será que posso ter os mesmos durante um numero de dias alongado sem que a agua se estrague?, se puderem esclareçam a minha duvida

Parece que ninguém se lembrou de responder à tua pergunta...

 

Se bem percebi, queres ter água de reserva para o caso da qualidade se degradar demasiado puderes usar essa água certo?

Mas tens medo que fique estagnada.

 

Diria nos meus parcos conhecimentos que se mantiveres a água arejada (com uma bomba de ar por exemplo) não terás grandes problemas em a manter em condições.

Claro que estar num recipente apropriado, em zona escura e fresca irá ajudar imenso.

 

Se mais alguém tiver alguma ideia... com a falta de água que se adivinha num futuro mais ou menos próximo, talvez seja boa politica reservar alguma :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diria nos meus parcos conhecimentos que se mantiveres a água arejada (com uma bomba de ar por exemplo) não terás grandes problemas em a manter em condições.

 

E que tal montar um "aquário" com filtragem ou simplesmente movimentação de água para manter a água com qualidade????

Acho que só a aeração não deve ser suficiente para manter a agua durante muito tempo :)

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ciclideos que tenho são do lago malawi

5 labidochromis caeruleus , 5 pseudotropheus scolofi albino ,3 aulonocara beanchi , 6 nimbochromis venestus , 2 cytocara moori, 2 cynotillapia cobue, pseudotropheus saulosi , 6 pseudotropheus crabro, 3 aulonocara albino.

tenho dois aquarios de 300 litros e vou montar um de 250 litros com trupheus

 

não sei se os nomes estão bem escritos . e mais duas variadades que não sei o nome

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Penso que terás os "haplos" separados dos m'bunas, certo?

Bem...voltando à questão, com esse tipo de peixes não me parece muito importante estares a preocupar-te demasiado com a água já que esses peixes são bastante tolerantes, a não ser que seja mesmo má. :)

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que existirão motivos para se preocuparem sim João.

 

O algarve no verão tem um consumo elevado de água. Se juntares a isto a falta de água e o calor é de prever que as quantidades de bactericidas e outros quimicos adicionados à água atinjam os valores máximos permitidos e por vezes até os ultrapassem.

 

Nestes casos será que não valerá a pena pensar num plano de "emergencia"? Eu acho que faz muito sentido.

 

Pessoalmente no caso dos nossos colegas e com aquários de 300L eu pensaria numa forma de re-utilizar a água do aquário. Talvez um pequeno aquário de plantas aquáticas que retirem os nutrientes da água e a deixem em condições de ser devolvida ao aquário principal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente no caso dos nossos colegas e com aquários de 300L eu pensaria numa forma de re-utilizar a água do aquário. Talvez um pequeno aquário de plantas aquáticas que retirem os nutrientes da água e a deixem em condições de ser devolvida ao aquário principal.

E que tal pensarem em deslocar-se para norte nessa altura e deixarem as casas vagas para quem vai de férias para lá :shock::roll:

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL e os aquários? Metem-se na mala do carro e vêm para cima também ?

 

Claro :shock:

 

Melhor ainda, contractam um camião sisterna e levam a água daqui :roll: só tem uma coisa má continuamos com as casas ocupadas para as férias :wink:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se por 1 lado a água do Algarve é de má qualidade devido á grande escassez de recursos hidricos, devido ao clima(e não é só este ano por causa da seca), por outro lado é optima para manter ciclideos africanos dos lagos.

Por exemplo a água da zona de Paderne/Boliqueime, onde vou algumas vezes tem um PH de 8.8-9.0 e uma dureza de 18º com Kh de 25º...

:shock:

Quem me dera...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se preferires mais a norte... a água aqui em condeixa sai com um simpático ph de 8 e com dh de 20º .

O unico problema é teres de raspar calcário das paredes do aquário a cada tpa :shock:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já descambou :wink: como não podia deixar de ser. Agora cada um a defender a sua aguinha :lol:

A da MAIA é excelente, sai com ph de 8 e kh e gh proximos de zero, logo não tenho que raspar as paredes do aquário nas TPAs :shock: só tenho que adicionar bicarbonato de sódio de vez enquando :) de resto a areia e as pedras fazem o resto contribuindo para o tamponamento da água :roll:

 

Mais ainda, eu acho que além de ter pouco cloro, ela deve trazer afrodiziaco, depois da muda começam logo às cambalhotas :arrow:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se por 1 lado a água do Algarve é de má qualidade devido á grande escassez de recursos hidricos, devido ao clima(e não é só este ano por causa da seca), por outro lado é optima para manter ciclideos africanos dos lagos.  

Por exemplo a água da zona de Paderne/Boliqueime, onde vou algumas vezes tem um PH de 8.8-9.0 e uma dureza de 18º com Kh de 25º...

:shock:  

Quem me dera...

Cumps

Antonio Silva

 

Olá a água subterrânea no algarve é de péssima qualidade devido à poluição por adubos e fertilizantes usados excessivamente na agricultura da região e devido ao facto de os aquíferos estarem instalados em calcários que são rochas muito permeáveis a vulneráveis a estes produtos.

 

De resto seria uma zona ideal para extrair água boa para CA´s

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais