Ajuda... Fosfatos a mais... algas a proliferar


FILIPEALMEIDA

Recommended Posts

Amigos,

 

venho pedir a vossa ajuda e, ao mesmo tempo, comunicar as experiências que tenho feito e as conclusões a que tenho chegado relativamente a um problema de proliferação de algas no meu aquário.

 

o meu aquário é de 60x30x30 (anda pelos 54 litros) e está plantado. está montado já fez 1 ano. Inicialmente, utilizava a calha que vinha com o kit do aquário, apenas troquei a lampada para 1 Power Glo de 15W. Sempre tive problemas com algas...

 

há cerca de 2 meses, comprei 1 calha de 2x36W compactas. vinha com 1 lampada de 10000K e 1 lampada avermelhada apropriada para plantas (segundo o vendedor me informou). A partir daí tem sido um caos com as algas.

 

São umas algas verdes escuras, estilo "musgo" que me cobrem as folhas das plantas, troncos e areão. crescem a um ritmo alucinante.

Pensei que seria da mudança da iluminação... comprei testes de nitritos, nitratos e fosfatos e eis as medições (kits JBL):

 

nitritos: 0 mg/l

nitratos: 1 mg/l

Fosfatos : entre 5 e 10 mg/l (confunde-se muito a cor, aponto lá mais para o lado dos 10 mg/l).

 

do que tenho lido aqui nas pesquisas, penso que :

 

-tenho falta de nitratos, ( e de outros micro e macro nutrientes), o que justifica o fraco crescimento das plantas).

- Tenho fosfatos elevados, o que, segundo li, justifica a proliferação das algas.

 

O problema foi quando decidi medir a agua da torneira (que adiciono ao aquário).

 

os valores rondam os anteriormente apresentados, com uma elevada taxa de fosfatos.

 

tenho andado a adicionar micro nutrientes (Seachem Flourish).

 

Estou com um bocado de medo dos macro nutrientes, pois não queria agravar ainda mais o problema dos fosfatos. Sei que existem N, P e K em separados. Aconselham ?

 

Adquiri daquelas resinas removedoras de fosfatos. Ainda estão em funcionamento no filtro à 1 semana, mas, pelas medições, por enquanto não noto baixa nos valores de PO4.

 

Uso um filtro externo Eden 501 de 360 l/h com esponja e cerâmicas e 1 de cascata onde tenho as resinas, conjuntamente com esponja.

 

As minhas conclusões estão erradas ? o que posso mais fazer para acabar com as "amigas" e indesejadas algas ?

 

Comprei 3 otto's que, coitados, lá vão limpando, mas não chegam para as encomendas :wink:

 

ah... esqueci-me... faço TPA semanalmente de 15%...

 

Filipe Almeida

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá filipe! O teu problema é bastante comum quando se tem uma aquario quase sem luz e depois se instala uma luz bastante mais forte. Quase sempre dá origem a um boom de algas. Isto porque antes a luz não era suficiente para ''criar'' muitas algas mas depois de dares boa luz elas usam todos os nutrientes disponiveis na água e boom!

 

A resolução do teu problema é fácil mas pode exigir algum esforço da tua parte.

 

Como já deves ter percebido não adianta fazeres mudas de água porque estas a contaminar o teu aquario de fosfatos. A partir de agora não uses mais agua da tua torneira. Compra um barril e vai buscar água a uma fonte que tenha 0 fosfatos e 0 nitratos ( o menos possivel ).

 

Faz umas mudas de água fortes para baixares o fosfato no teu aquario. Assim é mais facil começar a controlar. Depois começas a adicionar KNO3 aos poucos ( pesquisa na net que encontras muita informação de como o fazer ). á medida que vais adicionando kno3 as plantas vão reagindo e ganham terreno as algas. Aqui é muito importante a brigada de limpeza. Compra ottos e outros comedores dealgas verdes para te ajudar nesta tarefa.

 

Quando o aquario começar a atingir um equilibrio podes tentar adicionar agua da tua torneira outra vez ( só para não teres o trabalho de andar sempre a ir buscar ) mas esta parte fica para depois.

 

Outra coisa: limita ao máximo a tua população no aquario: tenta ter só limpadores!

 

Boa sorte e bom trabalho

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só limpadores e nada de comida...

O Nuno falou bem, só começava era já com a adição de nitratos, o ideal é não ultrapassar os 10mg/l, mas ao mesmo tempo o ideal é ser 14x mais que a concentração de fosfatos. Eu diria, para fazeres umas mudas com água destilada, até o PO4 vir a 1mg/l e adicionar NO3 até aos 10mg/l, dar-lhe com CO2 e uma ou outra planta flutuante e / ou de crescimento rápido.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só limpadores e nada de comida...

O Nuno falou bem, só começava era já com a adição de nitratos, o ideal é não ultrapassar os 10mg/l, mas ao mesmo tempo o ideal é ser 14x mais que a concentração de fosfatos. Eu diria, para fazeres umas mudas com água destilada, até o PO4 vir a 1mg/l e adicionar NO3 até aos 10mg/l, dar-lhe com CO2 e uma ou outra planta flutuante e / ou de crescimento rápido.

 

Um abraço,

Pedro

 

Correndo o risco de estar a mudar o contexto:

 

Podes explicar sff essa relação de 14x entre PO4 e NO3? Porquê? No que é que interfere na vida do aquário e das plantas, etc?

 

Desde já obrigado

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

antes de mais, obrigado por todas as vossas respostas.

De facto, não vou adicionar mais água da torneira.

Ando à procura de uma água sem fosfatos (ou o mínimo possível), mas ao mesmo tempo, que tenha um ph a rondar os 7, para não causar grandes oscilações de ph no meu aquário.

Acho que vou cortar com o comer aos peixes.

A ideia da água destilada parece-me boa, pelo menos para fazer cair o nível de fosfatos para valores aceitáveis.

Vou dar-lhe com macro-nutrientes, excluindo os fosfatos, claro :wink: para ver se as plantas começam a reagir e a ganhar terreno às algas.

 

Pelo que tenho visto, não é muito normal um nível tão elevado de fosfatos na água da torneira... mas enfim.... cada um tem que ter o seu sofrimento... E logo eu que gosto tanto de aquários...

 

Paciência e capacidade de sofrimento 8)

 

Filipe Almeida

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes explicar sff essa relação de 14x entre PO4 e NO3? Porquê? No que é que interfere na vida do aquário e das plantas, etc?

As 14x são a média da diferença de consumo entre Azoto e Fósforo. No aquário, em termos de toxicidade para os peixes e restante vida aquática, toleram-se bem valores de 0,2-0,6mg/l PO4 para 5-10mg/l e até mais, o que vai de encontro ao ritmo de consumo dos mesmos pelas plantas.

A juntar a isso, o excesso de Nitratos inibe a absorção de Fosfatos e vice-versa (creio que é verdade para ambos os casos), como tal, o ideal mesmo é manter a razão das 14x. Ou 15x, ou mesmo qualquer coisa entre as 10x e as 20x, mas nunca fenómenos como 10mg/l de PO4 com apenas vestígios de NO3.

 

Cumprimentos,

Pedro Borges

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Tenho o mesmo problema com fosfatos , ja reparei ser da agua onde adicionei um extracto de carvalho , ja tenho fosfex no filtro e ainda adicionei um antifosfatos liquido , mas a verdade é que continua a rondar os teus valores . só com tpas

 

Remedio extremo mudei a maior parte do areão , que ja tinha 15 anos , para ver se resolvo(pois estava cheio de matéria organica)... mas ainda rondam o valor maximo da escala da sera... mais um semaninha..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A minha água de rede tem fosfatos elevadíssimos e consigo reduzi-los para 0.5mg/l utilizando Fosex para tratar a água da TPA semanal. O que faço é tratar os 30l da TPA durante uma semana numa vasilha onde coloco Fosex e uma bomba de água a agitar.

Depois no aqua tb tenho um problema semelhante pois tenho entre 0.5 a 1 mg/l de fosfatos e os nitratos a zero. Felizmente não tenho tido algas a não ser nas anúbias que estão mais expostas à luz. No entanto noto que as plantas não estão a crescer no seu máximo por isso estou a começar a adicionar nitratos mas muito pouco para ver como é que o aqua reage.

No teu caso para além de adicionares nitratos convêm tb adicionar outro macro muito importante o potássio.

 

Boa sorte!

Margarida

Editado por alterego
Link to comment
Partilhar nas redes sociais