Mini caracois


mgvb

Recommended Posts

Amigos foristas,

Apos a compra de uma anubia comecaram a aparecer esta especie de caracois. Alguem me diz se é prejudicial? Ou posso deixar estar os animaizinhos por lá? Fica a foto!

Imagem colocada

 

Enviado do meu SM-T310 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não faz mal nenhum,eles não comem plantas,sou plantas velhas ou podres

e restos do comer dos peixes.espero ter ajudado.

Cumps: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Através da foto parecem-me ser Planorbis Corneus! Até é bom ter estes animais no aquário pois são detritivoros alimentando-se de restos de comida, plantas mortas e até mesmo de algas :D

:naughty::naughty:

Espero ter ajudado, cumps

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles crescem, não te preocupes.

 

Tornam-se "praga" se alimentares demasiado os peixes, porque vão comer as sobras, mas são controláveis. Compensa a limpeza que eles fazem às algas e detritos.

 

Se se tornarem demasiados, reduz a alimentação ou arranja outro aqua/globo onde podes, mesmo com água fria mantê-los. Poderás vender ou dar o excedente.

 

Adoram cenoura, abóbora ou courgette escaldada.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, são os mais bonitos...na minha opinião, claro!

 

Também tive a sorte de aparecer um no meu aqua de 60l, já pôs ovos, mas acho que as corydoras comeram...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm um crescimento rápido?

Interessante esta parte dos caracóis... Quando os vi a 1º vez assustei-me

Agora é esperar para ver se realmente se desenvolvem. Os peixes não tendem a come-los? Enquanto são assim minúsculos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em condições ideais, ao fim de uns 2/3 meses terão atingido o tamanho adulto, cerca de 2cm.

 

Depende dos peixes, não sei quais tens...se tiveres um bótia, ele vai comê-los, sejam pequenos ou adultos. Se tiveres peixes carnivoros e esmagares os caracois eles poderão gostar, por exemplo os escalares costumam gostar.

 

Tens razão quando dizes que são transparentes, a cor que vês que eles têm é da hemoglobina do sangue.

  • Votar + 1
  • Votar - 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Não creio que seja "Planorbis", eu apostaria em um "Gyraulus", um outro planorbídeo de menor tamanho e sem hemoglobina (por isso não são vermelhos). Costumam caminhar com a concha em posição horizontal, ao invés de vertical, como os "Planorbis". Não passam de 5~7 mm.

E "Planorbis" filhotes não têm a concha assim achatada, são mais globosos do que os adultos.

 

De qualquer forma, concordo com os colegas, são inofensivos e não destroem plantas.

 

Grande abraço!

  • Votar + 2
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Ora boas...

E andava eu a tentar saber que caracóis tinha eu.... Afinal acho que são iguais a estes. Mas, ou os Physas lhes comem o alimento todo, ou eles crescem bastante devagar :P

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pela posição horizontal da concha na foto e coloração eu identificá-los-ia como Gyraulus, como sugerido pelo colega Walther. 

São de facto inofensivos e uma excelente adição a qualquer aquário comunitário (desde que sem predadores).

Cumprimentos,

Editado por NeritinaFan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais