O meu primeiro (segundo) aquario!


Renato Ribeiro

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Sou muito novato nestas coisas de aquarios e peixotos, mas até aqui tenho adorado a cada dia mais. Tenho ando por aqui a ler o forum esta tarde e ja aprendi bastante.

 

Bom, deixando a tanga de lado e começando a historia :

 

A uns meses atras adquiri um aquario de 60 L e ja tinha uns quantos residentes. Na sexta a noite este aquario teve um pequeno acidente e ontem fui literalmente obrigado a ir comprar outro para o substituir.

 

Como ja andava a pensar em comprar um maior, aproveitei.

 

A nova aquisiçao foi um Jewel Rio 180.

 

Sei que desta vez tive de acelerar o ciclo da agua e tudo o resto, mas nao podia deixar os peixinhos morrerem :yb668:

 

Entretanto ira levar novos residentes, gostava de colocar 1 casal de escalares e mais uns quantos, mas como sou mesmo muito novato nestas coisas e como se costuma dizer que é com as asneiras que se aprende, com toda a certeza que tenho muito mesmo a aprender.

 

A decoraçao é muito basica, no proximo TPA irei modificar um bocado o layout e acrescentar mais umas decoraçoes e talvez juntar mais uns residentes.

 

Chega de bla bla bla e deixo umas fotos.

 

Ontem depois de meter a agua e os produtos para acelerar o ciclo da agua.

 

20131207_222428_zps3b9dd8d1.jpg

 

Hoje ja com os inquilinos habituais.

 

20131208_131939_zps69334489.jpg

 

20131208_131956_zps027b6e98.jpg

 

Destes era 1 casal, mas a femea infelizmente um dia apareceu morta.... foram me vendidos como Koi,

 

20131208_132044_zps091f80f8.jpg

 

O "rufia" ca do sitio. Quando entrarem novos inquilinos vai ter de sair para nao existirem baixas.

20131208_134217_zps24d00517.jpg

 

Uma foto de grupo.

20131208_134154_zpsb841d19c.jpg

 

Deixem a vossa opiniao/conselhos/sugestoes.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que primeiro de tudo deverias por as especificação completas do teu aquário, filtragem, aquecimento...
Depois devias arranjar uns testes para controlares o aquário, amónia, ph, kh,gh etc...

Depois teres posto logo peixes, não quer dizer que aceleraste o ciclo...e espera pelo menos um mês agora para pores novos habitantes...e deveria usar o acelerador biológico pelo menos para ires tentando controlar a amónia, que deve ter disparado, num aquário novo com a entrada de tantos habitantes(mesmo com o acelerador biológico que meteste)...

Essa rocha que tens ai dentro se for verdadeira, a mim parece-me calcaria, muito mau para os peixes que tens, pois os peixes que tens procuram aguas mais acidas e macias, e essa rocha se for o que eu estou a pensar, vai te fazer subir o Ph e a dureza da agua...

A minha opinião em relação ao teu aquário, vai contra ao meu gosto, eu não gosto de artificiais(como plantas por exemplo), gosto de plantas verdadeiras, pedras, troncos e etc...
Mas aqui o mais importante é tu gostares do teu aquário, se todos os gostos fossem todos iguais todos tinham os aquários iguais...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que primeiro de tudo deverias por as especificação completas do teu aquário, filtragem, aquecimento...

Depois devias arranjar uns testes para controlares o aquário, amónia, ph, kh,gh etc...

Depois teres posto logo peixes, não quer dizer que aceleraste o ciclo...e espera pelo menos um mês agora para pores novos habitantes...e deveria usar o acelerador biológico pelo menos para ires tentando controlar a amónia, que deve ter disparado, num aquário novo com a entrada de tantos habitantes(mesmo com o acelerador biológico que meteste)...

Essa rocha que tens ai dentro se for verdadeira, a mim parece-me calcaria, muito mau para os peixes que tens, pois os peixes que tens procuram aguas mais acidas e macias, e essa rocha se for o que eu estou a pensar, vai te fazer subir o Ph e a dureza da agua...

A minha opinião em relação ao teu aquário, vai contra ao meu gosto, eu não gosto de artificiais(como plantas por exemplo), gosto de plantas verdadeiras, pedras, troncos e etc...

Mas aqui o mais importante é tu gostares do teu aquário, se todos os gostos fossem todos iguais todos tinham os aquários iguais...

 

Cumps

 

O aquario tem 101x41x50,

 

Filtro BioFlow 3.0

Aquecimento Jewel 100W

Iluminaçao T5 - 2x45w

2 Termometros que serao substituidos amanha por um digital.

 

Amanha irei controlar os niveis do aquario para nao ter surpresas desagradaveis.

 

Em relaçao a decoraçao, tambem concordo contigo. Nao esta ao meu gosto. Prefiro tambem plantas naturais, troncos e etc e espero muito em breve fazer essa modificaçao. Mas para isso ainda tenho que aprender bastante :rolleyes:

 

No anterior aquario cai na patetice de colocar plantas naturais sem ter nenhum tipo de conhecimento sobre o que estava a fazer e o resultado foi uma pequena catastrofe.

 

Quanto a pedra, sim é verdadeira e é muito provavel que tenhas razao. E um pouco calcaria e tem tendencias a desfazer com facilidade.

 

Em relaçao as plantas naturais, tenho um pequeno aquario de 17L de reserva onde irei começar a fazer "experiencias" para ver se nao volta a acontecer o mesmo.

 

Cumps.

Editado por Renato Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As medidas exactas do teu aquário entre vidros é 100x40x50,

Em relação ao filtro, pensa em trocar por um filtro externo, esse filtro não é o suficiente para o teu aquário, e se não o fizeres isso mais tarde irás sofrer as consequências...

O termostato é muito fraco para o aquário que tens, no mínimo 150 watts, mas pelo menos 200 watts, eu no teu caso usaria dois de 150 watts mas isso sou eu...

A luz é razoável para aquário que tens mas convinha teres plantas...

 

Posso te dar um concelho, podes usar plantas de fácil manutenção, que como por exemplo as anubias, feto de java etc...

Não tens muito para te preocupar...

Então dava-te um concelho em relação à pedra "Tira urgentemente"...Porque quase que aposto que tens o PH alto, ou seja alcalino, e para esses peixes não é aconselhável, no mínimo Ph neutro, e podes baixar o ph com um tronco, ou com folhas de turfa, mas vai-te deixar a agua amarelada derivado dos taninos, mas podes cristalizar a agua depois com uma matéria filtrante que é o Purigen...

 

Vai lendo o forum tens muitas respostas ás tuas perguntas...e qualquer duvida apita...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também gosto de aquas mais naturais, mas gostos são gostos.

Parece que o areão que tens é demasiado grande e pode acontecer que os restos de comida vão ficando infiltrados no fundo. Com o passar do tempo, ao degradarem-se provocam desiquilibrios, por não teres plantas naturais que absorvam os nitratos.

Se houver plantas naturais, o aqua vai ficando bem mais equilibrado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não li as respostas já dadas mas aqui vão umas criticas:

- Falta de plantas naturais (são importantes para o equilibrio do sistema)

- Usar gravilha em vez de areia, as corydoras vão se dar mal.

- Peixes com requisitos de água diferentes.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também gosto de aquas mais naturais, mas gostos são gostos.

Parece que o areão que tens é demasiado grande e pode acontecer que os restos de comida vão ficando infiltrados no fundo. Com o passar do tempo, ao degradarem-se provocam desiquilibrios, por não teres plantas naturais que absorvam os nitratos.

Se houver plantas naturais, o aqua vai ficando bem mais equilibrado.

 

Ja cheguei a conclusao que vou mesmo ter mesmo que colocar plantas naturais com alguma brevidade. :roll:

Boas,

 

Não li as respostas já dadas mas aqui vão umas criticas:

- Falta de plantas naturais (são importantes para o equilibrio do sistema)

- Usar gravilha em vez de areia, as corydoras vão se dar mal.

- Peixes com requisitos de água diferentes.

 

Quais sao os peixes que te referes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!
Uma questão, o meu aquário está cheinho de bolhas de ar, no termostato, no filtro... É normal?
Ele começou a ciclar ontem, e não tinha, apareceram mais depois de ligar o termostato...

 

cumprimentos

Telmo Alexandre Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário foi lavado antes de incluir os peixes???

Pergunto isso porque numa das fotos vemos bolhas de ar em linha por todo o vidro, e perfeitamente paralelas. Parecem marcas de algo.

Um fundo no aquário para não se ver a parede também dá outro aspecto. Uma cartolina resolve muita coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe.

 

Sim, o aquario foi lavado e limpo antes de colocar os peixes.

 

O fundo tambem ira levar muito em breve. Apenas nao sei se ira ser em cartolina/autocolante/vinil se irei meter placas de cobertura a imitar pedra. Tudo ira depender da minha disponibilidad€.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tou com uma duvida/problema e gostava de saber a vossa opiniao de entendidos no assunto.

Qual a potencia indicada para um termoestato do aquario em questao (180l)?

Tenho um da Jewel de 200W que pessoalmente acho uma autentica porcaria. Nao tem marcada nenhuma escala com os graus, apenas um risco com um sinal de mais de um lado e do outro um sinal de menos.

Ontem fui comprar um termometro digital para ter uma nocao mais precisa da temperatura e para meu espanto a agua estava a 27.3, meti de imediato o aquecimento no mínimo mas no entanto a agua continua a 26.2 hoje.

Sera o termoestato forte demais ou nao esta bom?

Que aconselham a fazer?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O acerto do termostato deve ser feito antes da introdução dos peixes, para evitar o que te aconteceu...

É necessário ir fazendo ajustes no termostato até que ele se ligue e desligue nas temperaturas que queremos (por exemplo 24º/25º). Esse ajuste pode levar vários dias.

Não é necessário um termómetro digital. Basta um termómetro de mercúrio que até no chinês se arranja (embora eu recomende a loja do português).

Para baixares a temperatura da água basta fazer uma TPA (troca parcial da água). A mudança da temperatura não pode ser brusca, pois isso é o suficiente para matar os peixes.

Eu aconselhava a pores um garrafão sobre o aqua e um tubo ladrão (como fazem os ladrões de gasolina), a descarregar sobre o termostato.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive que meter o termoestato no minimo.

 

Demorou cerca de 2 dias ate começar a ter temperatura mais estabilizada.

 

Ontem e hoje teve pequenas oscilaçoes de décimas, mas acho que isso nao é nada de grave.

 

Actualmente oscila entre os 24.2 e os 24.7 dependendo do tempo que a iluminaçao esta ligada. Penso que estas 2 lampadas, se estiverem com as tampas do aquario fechado, aquecem demasiado e tambem agravam a situaçao do aquecimento da agua. Optei por deixar uma das tampas abertas enquanto tiver a iluminaçao ligada. ;)

 

 

Obrigado pela sugestao :)

 

Cumps.

Editado por Renato Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquecimento provocado pelas lâmpadas é normal.

Variações de vários graus, desde que não sejam bruscas, são toleradas por qualquer peixe. Na Natureza estão sempre a ocorrer essas variações.

Se agora achas que a temperatura sobe muito, imagina no Verão... Chego a ter que desligar parte da iluminação...

O que é importante é que a amplitude térmica (mínimas no Inverno e máximas no Verão) que os peixes suportam, seja pesquisada antes de adquirirmos os peixes.

Só depois de sabermos os valores que temos no nosso aquário (temperaturas, ph, dureza, etc...) é que devemos começar a investigar quais os peixes a que conseguiremos dar uma vida agradável.

Mas nada de stress.

A aquariofilia não deverá ser motivo para stress, antes pelo contrário...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os niveis da agua estao dentro dos parametros aceitaveis.

 

Comprei um teste 6 em 1 em tiras da Tetra e pelas cores das tiras e com a comparaçao da embalagem diz que esta tudo ok.

 

Espero que continue assim. :)

 

 

 

Entretanto cometi a maluquice de ir comprar outro aquario de 60 e em principio levara uns Guppys :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas. Vamos la fazer um up-date a isto.

 

Como ja tinha referido, comprei um aqua de 60L, aproveitei o areao do antigo aquario que sofreu o acidente, comprei umas anubias, 2 troncos pequenos e uma outra planta que nao me recordo do nome mas que é bastante alta, folheada e nao tem raiz.

 

Pelo que pesquisei na altura é uma planta de facil manutençao e ate nem necessita de estar presa ao areao. Sobrevive tambem solta no topo do aquario.

 

Aproveitei uma TPA do aquario de 180L e enchi o aquario de 60.

 

Deixei ciclar o filtro durante uns dias e fui buscar 8 guppys.

 

2 Machos e 6 femeas.

 

2 das femeas pelo que me apercebi vinham ja gravidas e entretanto ja tenho ali uns quantos alevinos num aquario improvisado. Diga se de passagem que quando os alevinos começaram a saltar ca para fora foi uma festa para mim e para a minha filhota que ficou toda contente por ver peixinhos bébés pela primeira vez. :dance:

 

A cerca de 3/4 dias notei que andava nesse aquario uns bichinhos muito pequeninos colados nos vidros..... fiquei intrigado, na altura nao tive tempo para pesquisar nem vir aqui perguntar o que seria ( festas de final de ano ) mas hoje consegui apanhar 2 desses bichinhos e parecem me ser buzios, de qualquer forma estou na duvida e agradecia que me dissessem se por acaso sao buzios e se existe algum perigo de estarem junto com os guppys.

 

Deixo fotos e peço desculpa pela qualidade mas foi o que se arranjou.

 

20140103_215622_zps99d2650f.jpg

 

20140103_215642_zpsee9930c0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que esses bixinhos que chamas de "buzios", devem de ser uns caracóis que vieram com as plantas ;)

 

Não tem problema nenhum, mas se eles se reproduzem, depois é uma praga!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que esses bixinhos que chamas de "buzios", devem de ser uns caracóis que vieram com as plantas ;)

 

Não tem problema nenhum, mas se eles se reproduzem, depois é uma praga!

 

Se por um lado fico mais descansado, por outro começo a ficar preocupado, entretanto perdi um bocado de tempo a procura de mais e assim por alto ja contei cerca de 6.

 

Se começar a ser praga, penso que os escalares que estao no aqua de 180L vao ter alimento fresco e vivo :naughty:

 

Grato pela informaçao.

 

Abraço

Editado por Renato Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.